Pobreza e alienação na experiência de aposentadoria do professor

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280317

Palavras-chave:

capitalismo, ensino, aposentadoria, exclusão social, alienação social

Resumo

Este artigo procura explorar as relações de trabalho na sociedade capitalista e o turbilhão emocional em que o trabalhador é lançado no momento da aposentadoria. Os conceitos de pobreza e alienação são explorados em teorias e entrevistas com professores aposentados. Analisamos experiências de exclusão das dinâmicas sociais e profissionais que moldaram as suas vidas e o esvaziamento do valor produtivo e identitário do discurso hegemónico. Só a modificação desta lógica de produção como matriz orientadora pode pôr fim a esta estigmatização cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bensaïd, D. (2010). Los desposeídos. Karl Marx, los ladrones de madera y los derechos de los pobres. Prometeo.

Bericat Alastuey, E. (2000). La sociología de la emoción y la emoción en la sociología. En https://ddd.uab.cat/pub/papers/02102862n62/02102862n62p145.pdf

Boltvinik, J. (2007). Elementos para la crítica de la economía política de la pobreza. Desacatos, (23). Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social.

Delibes, M. (1970). La hoja roja. Salvat.

Entel, A. (2007). La ciudad y los miedos. La pasión restauradora. La Crujía ediciones.

Farah, I. (1990). Las transformaciones de la pobreza. Universidad Mayor de San Andrés.

Feres, J. C. y Mancero, X. (2001). Enfoques para la medición de la pobreza. Breve revisión de la literatura. CEPAL.

Féliz, M. (2005). La reforma económica como instrumento de disciplinamiento social: la economía política de las políticas contra la pobreza y la desigualdad en Argentina en los ’90. En S. Leguizamón (Comp.), Trabajo y producción de la pobreza en Latinoamérica y el Caribe: estructuras, discursos y actores. CLACSO.

Gamero Requena, J. (2005). La reforma laboral y la política social en el Perú de los noventa: del universalismo corporativo a la selectividad del residuo. En S. Leguizamón (Comp.), Trabajo y producción de la pobreza en Latinoamérica y el Caribe: estructuras, discursos y actores. CLACSO.

Hochschild, A. R. (2008) La mercantilización de la vida íntima. Apuntes de la casa y el trabajo. Katz editores.

Koga, L. (2010). La entrevista como herramienta para el estudio del cuerpo vivido. En J. L. Groso y M. E. Boito, Cuerpos y emociones desde América Latina. Universidad Nacional de Catamarca.

Lefebvre, H. (1978). El derecho a la ciudad. Península.

Ley N° 1124 (1988 B.O. Nº 1.777) Estatuto del trabajador de la educación de la provincia de La Pampa. Modificatorias, Acuerdos Paritarios, Decretos y Resoluciones, Utelpa (Compilación), 2022. En

https://www.utelpa.com/files/ESTATUTO_Trabajadxr%20de%20la%20Educaci%C3%B3n%20de%20La%20Pampa.pdf

Scribano, A. (2010). Cuerpo, Emociones y Teoría Social Clásica: Hacia una sociología del conocimiento de los estudios sociales de los cuerpos y las emociones. En J. L. Groso y M. E. Boito, Cuerpos y emociones desde América Latina. Universidad Nacional de Catamarca.

Sennett, R. (1997). Introducción. El cuerpo y la ciudad. En Carne y piedra. El cuerpo y la ciudad en la civilización occidental. Alianza Editorial.

Sennett, R. (1997). Conclusión. Cuerpos cívicos. En Carne y piedra. El cuerpo y la ciudad en la civilización occidental. Alianza Editorial.

Seveso Zanin, E. (2014). Sobre los estudios de la pobreza en América Latina: hacia un examen holístico de las experiencias. Pacarina del Sur, 5(18). www.pacarinadelsur.com/home/abordajes-ycontiendas/881-sobre-los-estudios-de-la-pobreza-en-america-latina-hacia-unexamen-holistico-de-las-experiencias

Supervielle, M. y Quiñones, M. (2005). De la marginalidad a la exclusión social: cuando el empleo desaparece. En S. Leguizamón (Comp.), Trabajo y producción de la pobreza en Latinoamérica y el Caribe: estructuras, discursos y actores. CLACSO.

Wacquant, L. (2010). Castigar a los pobres: el gobierno neoliberal de la inseguridad social. Gedisa.

Zibechi, R. (2010). Política y miseria. La relación entre el modelo extractivo, los planes sociales y los gobiernos progresistas. Lavaca.

Infografía

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Bonjour, P. C. (2024). Pobreza e alienação na experiência de aposentadoria do professor. Praxis Educativa, 28(3), 1–14. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280317

Edição

Seção

Artículos