Tendências teóricas e metodológicas na produção científica sobre práticas pedagógicas em Educação Física na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280306Palavras-chave:
Educação Física escolar, Práticas pedagógicas, Produção científica, América LatinaResumo
Apresenta-se um estudo do estado da arte sobre as práticas pedagógicas na Educação Física escolar, realizado por meio da busca e análise de documentos acadêmicos com enfoque geográfico na América Latina. O objetivo principal é interpretar a circulação das tipologias de práticas, os temas recorrentes e as metodologias empregadas em cada caso. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo de 31 documentos, incluindo artigos de revistas e trabalhos apresentados em eventos científicos. Os resultados obtidos permitem identificar uma temática de interesse para o campo da Educação Física nos últimos anos, na qual são observadas quatro tipologias de práticas pedagógicas organizadas a partir de dimensões teóricas que as distinguem, e metodologias específicas desenvolvidas pela comunidade de pesquisadores/as.
Downloads
Referências
Aisenstein, A., Ganz, N. y Perczyk, J. (2002). La enseñanza del deporte en la escuela. Miño y Dávila.
Almeida, L. D. y Fensterseifer, P. E. (2006). O que ensinar e aprender nas aulas de educação física na escola? Lecturas: Educación Física y Deportes, 11(102).
Almeida, L. D. y Fensterseifer, P. E. (2007). Professoras de Educação Física: duas histórias, um só destino. Movimento, 13(2),13-35.
Amuchástegui, G., Bologna, C. y Yafar, J. (2018). Una propuesta de investigación-acción para la práctica docente: posibilidad de acontecimiento y rupturas. II Jornadas sobre las Prácticas Docentes en la Universidad Pública. Universidad Nacional de La Plata.
Barros Cabarcas, Y. (2022). Prácticas pedagógicas de los docentes de Educación Física en Barranquilla. Olimpia, 19(3).
Belloti, S. (2019). Propuestas de enseñanza de la Educación Física en el nivel inicial. 13º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Bellotti, S. (2021). Las prácticas pedagógicas en la educación física en el nivel inicial entre los saberes, propuestas de enseñanza y organización de la clase [Tesis de maestría]. Universidad de Flores.
Betancur Agudelo, J. E., López Ávila, C. R. y Arcila Rodríguez, W. O. (2018). El docente de educación física y sus prácticas pedagógicas. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 14(1), 15-28
Blázquez Sánchez, D. (1982). Elección de un método en educación física: las situaciones - problema. Apunts d'educació física i medicina esportiva, 74, 91-99.
Canales Nuñez, P., Aravena Kenigs, O., Carcamo-Oyarzun, J., Lorca Tapia, J. y Martinez-Salazar, C. (2018). Prácticas pedagógicas que favorecen u obstaculizan la inclusión educativa en el aula de educación física desde la perspectiva del alumnado y profesorado. Retos, 34, 212-217.
Contreras Jordán, O. (1998). Didáctica de la educación física. Un enfoque constructivista. Inde.
Díaz Martínez, X. (2012). Impacto de la reforma educativa chilena en las prácticas pedagógicas de educación física, nivel básico. Praxis Educativa, 9(9), 27-33.
Dupuy, M. (2019). Prácticas pedagógicas críticas en Educación Física: un examen de la actuación docente en el jugar. 13º Congreso Argentino y 8º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Dupuy, M. (2021). Dimensiones del saber jugar: aportes desde el estudio de las prácticas pedagógicas en Educación Física. 14º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Faria, B. A.,Machado da Silva, T. y Bracht, V. (2012). A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educacão Física escolar: uma leitura a partir da teoría do reconhecimiento social. Motriz, 18(1), 120-129.
Faria,B. A.,Bracht, V., Da Silva Machado, T., Aguiar Moraes, C. E., Ribeiro Almeida, U. y Quintão de Almeida, F. (2010). Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, 12(1),11-28.
Fensterseifer, P. E. y Silva, M. A. (2011). Ensaiando o "novo" em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 33(1), 119-134.
Giroux, H. y Aronowitz, S. (1987). La enseñanza y el rol del intelectual transformador. En A. Alliaud y L. Duschatzky, Maestros. Formación práctica y transformación escolar (pp. 161-188). Mino y Dávila.
Gómez Smyth, L. (2015). Las intervenciones docentes y la construcción de situaciones lúdicas en la Educación Física Infantil [Tesis inédita de doctorado]. Universitat de Barcelona.
Gómez Smyth, L. (2017). Modalidades de planificación en la Educación Física del Nivel Inicial. 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Gómez Smyth, L. (2018). La investigación de las prácticas pedagógicas en Educación Física: perspectiva latinoamericana. Revista de ciencias de la salud y el deporte, (1), 79-88.
Gómez Smyth, L. (2019). Prácticas pedagógicas en la enseñanza de la Educación Física del Nivel Inicial. 13º Congreso Argentino y 8º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Gómez, J. (2002). La educación física en el patio. Una nueva mirada. Stadium.
Gómez, R. (2001). ¿Cómo enseñar? La cuestión metodológica en la educación física en la infancia. Las estrategias didácticas. Stadium Revista de Ciencias Aplicadas a la Actividad Física, 30(175), 38-47.
Gómez, V. y Pizzano, A. (2003). Algunas puntuaciones sobre las intervenciones de los profesores en las clases de educación física en nivel inicial. En XI anuario de investigaciones de la Facultad de Psicología (pp. 539-548). UBA.
González, F. (2019). Educación Física y currículo. Desafíos de una disciplina escolar. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 64, 37-46.
González, F. J. (2015). Atuação dos professores na Educação Física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte.
González, F. J., Fensterseifer, P. E., Ristow, R. W. y Glitz, A. P. (2013). O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física Y Ciencia, 15(2).
González, F. y Fensterseifer, P. (2006). Educação física e cultura escolar: critérios para indenticação do abandono do trabalho docente. En Actas del III Congreso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Santa María.
Gramsci, A. (2003). Los intelectuales y la organización de la cultura. Nueva Visión.
Gvirtz, S., Grinberg, S. y Abregú, V. (2009). La educación ayer, hoy y mañana. Aique grupo editor.
Machado, T. da S., Bracht, V., Faria, B. de A., Moraes, C., Almeida, U. y Almeida, F. Q. (2010). Las prácticas de desinversión pedagógica en la educación física escolar. Movimiento, 16(2), 129-147.
Mansi, D. (2019). Recorridos históricos de la Educación Física Argentina en el Nivel Inicial. Zeta Ediciones.
Marques Da Silva, Righi Lang, A. y González, F. (2014). As possibilidades e os limites na (re) formulação do plano de estudos de educação física de uma escola pública do noroseste gaúcho. En Actas del XXII Seminario de Iniciação Científica. UNIJUÍ.
Molina Montoya, N. (2005) ¿Qué es el estado del arte? Ciencia y Tecnología para la salud Visual y Ocular, 1(5), 73-75.
Morschbacer, M. y da Silva Marques, C. (2013). Distanciamentos e aproximações entre a Educacão Física escolar e as propostas pedagógicas críticas: o caso da teoría crítico-emancipatória e didática comunicativa. Movimento, 19(2), 149-166.
Mosston, M. (1982). La enseñanza de la educación física. Paidós.
Mosston, M. y Asworth, S. (1996). La enseñanza de la educación física. La reforma de los estilos de enseñanza. Hispano-Europea.
Pich, S. y Alves, I. (2010). Educação física e cultura escolar: entre práticas inovadoras e o abandono do trabalho docente – o caso da cidade de Itajaí – SC. En Anais do V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Itají.
Pich, S., Augusto Schaeffer, P. y Prado de Carvalho, L. (2013). O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar. Educação, 38(3),631-643.
Piovani, J. I. (2018). Otras formas de análisis. En A. Marradi, N. Archenti y J. I. Piovani, Manual de metodología de las ciencias sociales (pp. 421-435). Siglo XXI.
Puiggrós, A. y Gómez, M. (Coords). (1994). Alternativas pedagógicas. Sujetos y prospectiva de la educación Latinoamericana. Miño y Dávila.
REIIPEFE. (2016). La Educación Física. Prácticas escolares y prácticas de formación. Editores Asociados.
Rodríguez Feilberg, N. y Rodríguez, A. (2018). Enseñanza y transmisión de educación física en la Argentina: Discusiones en torno a la innovación, la inclusión y la justicia. En V. Bracht, U. Almeida e I. Wenetz (Orgs.), A educação física escolar na América do Sul: Entre a inovação e o abandono-desinvestimento pedagógico (pp. 85-112). CRV.
Rosales, L. (2019). Prácticas pedagógicas en Educación Física. Modelos, métodos y estrategias en la Provincia de San Juan. En 13º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata.
Rozengardt, R. (2018). Entre la formación de profesores y la práctica escolar: construyendo nuestra tarea. En F. Acosta, F. Krivzov y R. Rozengardt, La Educación Física. Prácticas escolares y prácticas de formación (pp. 245-256). Editores Asociados.
Samaja, J. (1994). Epistemología y Metodología. EUDEBA
Santini, J. y Molina Neto, V. (2005). El síndrome de desgaste profesional en profesores de educación física: un estudio en el sistema escolar municipal de Porto Alegre. Revista Brasileña de Educación Física y Deporte, 19(3), 209-222.
Silva, M. S. y Bracht, V. (2012). Na pista de práticas e professores innovadores na educação física escolar. Kinesis, 30(1), 75-88.
Souza de Azevedo, E., Oliveira Pereira, B. y Sá, C. A. (2011). Percepciones docentes sobre la formación inicial en la actuación pedagógica: estudio del caso de los profesores de Educación Física. Revista Iberoamericana De Educación, 56, 201-226.
Tenti Fanfani, E. (2021). La escuela bajo sospecha. Siglo Veintiuno Editores.
Torrón, A., Ruegger, C., Zinola, P., Silva, G., Meneses, G., De Polsi, C., Cardozo, J., Brum, S. y Aguilar, A. (2017). Educación Física y sistema educativo: entre una práctica pedagógica y un campo de saber. 12º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Ensenada, Argentina.
Vargas, T. G. y González, F. J. (2013). Diferentes perfis de professores de educação física na reorganização da disciplina. En Actas del XXI Seminario de Iniciação Científica. UNJUÍ.
Zorzanelli dos Santos, N., Bracht, V. y Almeida, F. (2009). Vida de Professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, 15(2), 141-165.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel Dupuy, Leonardo Gómez Smyth, Marcos Alvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).