Pense Escola. Um estudo da penitenciária feminina da Província de Catamarca. Dinâmicas de funcionamento institucional entre a escola e a penitenciária
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270311Palavras-chave:
Educação em Contexto de Reclusão, Mulheres, formato escolar.Resumo
Este artigo apresenta, analisa e reconstrói a situação educacional das mulheres privadas de liberdade na Unidade Penal nº 2 da Província de Catamarca. O foco é colocado no processo de institucionalização da escolarização em 2014, que produziu uma ruptura com relação à situação que esse setor da população encontrava anteriormente, ou seja, nas margens da escola. Da mesma forma, procuramos dar conta das particularidades locais que se apresentaram entre a escola e a penitenciária, nos aspectos organizacionais, nas dinâmicas de funcionamento e nas formas de implantação que são desenvolvidas. Acreditamos que é fundamental em nosso estudo atentar tanto para o trabalho docente quanto para a participação dos alunos de uma escola em permanente reinvenção, aberta às constantes rupturas e incertezas geradas pela vivência de um cotidiano não regular nos caminhos de habitar a escola.
Downloads
Referências
Acín, A. (2008). Acerca de los sentidos otorgados a la educación tras las rejas: la perspectiva de alumnos del Programa Universitario en la Cárcel. Revista Cuadernos de Educación, 6(6), 351-365. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/Cuadernos/article/view/763.
Acín, A. y Mercado, P. (Eds.). (2009). Prácticas educativas y oportunidades de aprendizaje en contextos de reclusión. Experiencia extensionista en el marco de Programa Universitario en la Cárcel. Universidad Nacional de Córdoba.
Ávila, S. (2015). Igualdad y educación: sujetos, instituciones y prácticas en tiempos de transformaciones sociales. En A. Martino (Ed.), Instituciones, sujetos y contextos. Recorridos de investigación educativa en tiempos de transformaciones sociales (pp. 75-84). Universidad Nacional de Córdoba.
Bustelo, C. (2017). Experiencias de formación en contextos de encierro. Un abordaje pedagógico desde la perspectiva narrativa y (auto) biográfica [Tesis doctoral]. Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.filo.uba.ar/bitstream/handle/filodigital/4363/uba_ffyl_t_2017_se_bustelo.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Carranza, A. (2008). Las perspectivas de los cambios en educación. Posibilidades y restricciones en las políticas estatales para la implementar innovaciones en la institución escolar. Cuadernos de Educación, IV(6).
Cravero Bailetti, C. (2012). Mujeres, Encierro Carcelario y Educación [Tesis de maestría]. Universidad Nacional de Córdoba. http://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/484 Formato PDF.
CELS. (2011). Mujeres en Prisión. Los alcances del castigo. Siglo veintiuno editores.
Correa (Coord.) (2019). Producción de sentidos y subjetividades en el espacio carcelar acceso a justicia y a derechos. 15 años de investigación desde la perspectiva de los Derechos Humanos. UNC.
Daroqui, A. y Maggio, N (2004). Mujeres y jóvenes presos: violencias y conflictos institucionales, cotidianos, formales e informales. VI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.
Decreto 2269 de 2013 [con fuerza de ley]. Por medio del cual se expide la “Ley de Educación de la Provincia de Catamarca” Nº 5381. 20 de diciembre de 2013. B.O No. 6. 10 de enero de 2014.
Díaz de Rosa, V. L. (2020). La escuela secundaria en la Cárcel. En B. Hidalgo, V. Frejtman y C. Bustelo (2020), Docencia, Narrativas y Cárceles (pp. 190-192). Editorial Brujas.
Di Prospero, C. E. (2019). Pinchar la burbuja. Saberes emergentes y estrategias de aprendizaje de estudiantes detenidas/os en una cárcel bonaerense. Revista Alquimia Educativa, 1(6), 109-124.
Duschatzky, S. (2017). Política de la Escucha en la escuela. Paidós.
Ferreccio, V. (2017). La larga sombra de la prisión. Una etnografía de los efectos extendidos del encarcelamiento. Prometeo.
Frigerio, G. (2013). Inventarios. Argumentos para ampliar lo pensable. En R. Baquero (Ed.), Las Formas de lo escolar (pp. 323- 340). Colección Del estante.
Frejtman, V. (2008). Entre la cárcel y la escuela. Elementos para pensar. Revista Novedades Educativas, (209).
Hidalgo, B. (2010). Identidad y Subjetividad en Contextos de Encierro. La versión de Algunos de los que viven en una celda. En Alanís, M (Coord.), La Vida en la Cárcel. Intercambios, exclusión y Control Socia. (pp. 25-34) Editorial científica Universitaria.
Kantor, D. (Ed). (2008). Variaciones para educar adolescentes y jóvenes. Del Estante. https://repositorio.cedes.org/bitstream/123456789/4273/1/variaciones_kantor.pdf
Kalinsky, B. (2006). Los usos de la prisión: la otra cara de la institucionalización: El caso de mujeres encarceladas. Ley, Razón y Justicia. Revista de Investigaciones en Ciencias Jurídicas y Sociales, 7(10), 181-204.
Larrosa J. (2015). Escuelas sentidas, conversadas, pensadas y habitadas. En Duschatzky y Aguirre, Des-armando escuelas (pp. 11-18). Paidós.
Ley 26.206 de 2006 [Ministerio de Educación de la Nación]. Ley de Educación Nacional. 14 de diciembre de 2006.
Muzzopappa, E. y Villalta, C. (2011). Los documentos como campo. Reflexiones teórico-metodológicas sobre un enfoque etnográfico de archivos y documentos estatales. Revista Colombiana de Antropología, 47(I), 13-42. https://www.aacademica.org/carla.villalta/5.pdf
Narváez, G. (2011). La escolarización como instancia constructora de los vínculos sociales: el caso del CENS N° 50 Anexo Servicio Penitenciario Provincial. En Alanís, M (Coord.), La vida en la cárcel. Intercambios, Exclusión y Control Social. (pp. 35-48) SEU-Editorial Universitaria.
Ojeda, S. (2013). La cárcel y sus paradojas: los sentidos del encierro en una cárcel de mujeres [Tesis doctoral]. Universidad Nacional de San Martin. https://ri.unsam.edu.ar/handle/123456789/319
Ojeda, S. (2013). El oficio penitenciario: entre lógicas burocráticas y redes de relaciones personales. Cuadernos de Antropología, (10), 315-332. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/1124
Ojeda, S. (2015). La administración del castigo: El sentido de las lógicas burocráticas en el Servicio Penitenciario Federal Argentino. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e ControleSocial, 8(4), 761-786. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/37142
Pérez, C. (2021). Lo que cuesta llegar al aula: estrategias y tensiones entre presos y penitenciarios en la gestión de un taller de alfabetización alojado en una cárcel bonaerense. Praxis Educativa, 25(2), 1-21. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/5633
Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social (2015) Trabajo en Cárceles. Informe de la Comisión Especial sobre el estado de situación de las relaciones laborales cuando el trabajo se presta en condiciones de encierro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).