Modelo de apropriação e uso de meios audiovisuais/digitais em comunidades educativas interculturais rurais da região de Araucanía, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270219

Palavras-chave:

digitalização, escola, relação escola-comunidade, pandemia, ambiente rural

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar o processo de apropriação das mídias digitais em escolas rurais
interculturais, aplicando uma abordagem naturalista que é orientada para compreender e interpretar as
experiências de seus próprios protagonistas. Participaram professores, diretores e alunos de oito escolas da
região de Araucanía. Adicionalmente, foi aplicado um questionário a 49 professores de escolas rurais
interculturais da região. Os principais resultados estabelecem que as circunstâncias geradas pela pandemia
promoveram uma crescente e acelerada digitalização do mundo da vida e do trabalho das comunidades
educativas, configurando para os professores um contexto complexo que condiciona a apropriação que
fazem dos meios digitais, tanto no âmbito institucional trabalho e em sua vida diária. Esse processo de
apropriação é orientado principalmente por essas comunidades para o empoderamento do Ser Mapuche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Belén Tapia de la Fuente, Universidad de Chile, Chile

Psicologa

Magister en Psicología Comunitaria

Víctor Martínez Ravanal, Universidad de Chile, Chile

Psicologo

Académico Universidad de Chile

Referências

Alarcón-Cháires, P (2017) Epistemologías Otras: Conocimientos y saberes locales desde el pensamiento

complejo. Tsíntani, AC. IIES, UNAM. México.

Crenshaw, K. (1989) "Oemarginalizing the lntersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of

Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics," University of Chicago. Legal Forum:

Vo/-1, NºS.

Cobbo, R. (200S) El género en las ciencias sociales. Cuadernos de Trabajo Social, 18, 249-258.

Cruz, E. (2013) Multiculturalismo e interculturalismo: una lectura comparada Cuadernos lnterculturales, vol. 11,

núm. 20, pp. 45-76 Universidad de Playa Ancha Viña del Mar, Chile.

Gorosito, M. (noviembre de 2022) Rol docente y la transmisión de los estereotipos de género: la histórica

feminización de la función educativa y su impacto en la actualidad. Panel Psicología Educacional. XIV

Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología, Universidad de Buenos Aíres.

Hooks, B. (2021) Enseñar a transgredir: La educación como práctica de la libertad. Ed. Capitan Swing.

Laval, C. y Dardot, P. (2015) Común. Ensayo sobre la revolución en el siglo XXI. Barcelona: Gedisa.

Libaneo,j. (2000) Adeus professor, adeus professora? Novas exigencias educacionais e profissao docente. 4ª

ed.

Loncón, E.; Quilaqueo, D.; Quintriqueo, S. y Riquelme, E. (2016). Educación mapuche y educación escolar en la

Araucanía, ¿doble racionalidad educativa1 Cadernos de Pesquisa 46(162) 1050-1070

Martínez, V. (2022) Comunidad Educativa. Ensayo sobre la comunidad en la escuela y la escuela en la

comunidad. Magíster en Educación Mención Currículo y Comunidad Educativa. Documento pedagógico.

Universidad de Chile.

Mejía, L. (2021) Ciberviolencia contra la mujer y covid-19: desafíos inmediatos y situación en América Latina.

Investigación joven con perspectiva de género VI. Instituto de Estudios de Género, Universidad Carlos 111 de

Madrid.

Minakata, A. (2009) Gestión del conocimiento en educación y transformación de la escuela Notas para un

campo en construcción. Sínéctíca, (32), 17-19

McKernan, J. (1999). Investigación-acción y currículum. Madrid: Morata.

MINEDUC (2016). Orientaciones para la construcción de comunidades educativas inclusivas.

https://bibl iotecad igital.m i ned uc.cl/hand le/20.500.12365/ 491

Pinto, R. (2020). Currículum y descolonización: la construcción de un currículum crítico emergente en una

escuela básica comunitaria Mapuche Lafquenche, LLaguepulli, región de la Araucanía (Chile), Revista

Enfoques Educacionales, vol. 17 No. 2:39-58.

Poblete, M. (2003) Discriminacion étnica en relatos de la experiencia escolar mapuche en Panguipulli

(Chile) Estudios pedagógicos (Valdivía), (29), 55-64. Https://dx.doi.org/10.4067 /s0718-07052003000100004

Restrepo, B. (2004) La investigación-acción educativa y la construcción de saber pedagógico. Educación y

Educadores, núm. 7, 2004, pp. 45-55 Universidad de La Sabana Cundinamarca, Colombia

Rivera, R. (2002) Discusiones acerca de la investigación naturalista en educación: Apuntes sobre

Costa Rica. Horizonte de la Ciencia 12 (22) ene-jun 2022 FE/UNCP ISSN

Zubiri, X. (1995) Estructura dinámica de la realidad. Alianza Editorial. Fundación Xavier Zubiri. Madrid.

España.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Tapia de la Fuente, M. B., & Martínez Ravanal, V. . (2023). Modelo de apropriação e uso de meios audiovisuais/digitais em comunidades educativas interculturais rurais da região de Araucanía, Chile. Praxis Educativa, 27(2), 1–15. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270219

Edição

Seção

Artículos