O Projeto de Reten~ao Escolar para Maes estudantes e Gestantes. Um projeto socioeducativo que desafiou o prognóstico de evasao escolar na zona sul da Cidade de Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270207Palavras-chave:
gravidez e maternidade na adolescência, políticas educacionais, direito às educação, gêneroResumo
Este artigo analisa os primórdios do Programa de Reten~ao Escolar para Maes, Pais e Gestantes que atua na
Cidade de Buenos Aires (Argentina) desde 1999. A partir de urna abordagem qualitativa e de um estudo de
caso, problematizam-se as origens do Programa como urna política voltada para a zona sul da cidade e
analisam-se os dispositivos pedagógicos que foram criados para garantir a continuidade educacional dessa
determinada popula~ao.
Downloads
Referências
-Buvinic, M; Valenzuela, J; Molina, T. y González, E. (1992): La suerte de las madres adolescentes y sus hijos: un estudio de caso sobre la transmisión de pobreza en Santiago de Chile. Informe final, CEPAL.
-Danani, C. (2008): Pobreza, trabajo y desigualdad. El viejo problema de América Latina. En: Bertolotto, M.; y Lastre, M. (comp.) Políticas públicas y pobreza: en el escenario post 2002. Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciencias Sociales.
-Duschatzky, S. y Corea, C. (2007): Chicos en banda: los caminos de la subjetividad en el declive de las instituciones. Buenos Aires: Paidós.
-Dussel, I. (2004): Inclusión y exclusión en la escuela moderna argentina: una perspectiva postestructuralista. Cuadernos de Pesquisa, Vol. 34, N° 122, pp. 305-335. En: https://www.scielo.br/j/cp/a/vxWqfbZ7TX49JR4JXG8Nybp/?lang=es
-Fainsod, P. (2006): Embarazo y maternidad adolescente en la escuela media. Buenos Aires: Miño y Dávila.
-Fainsod, P. (2008): Embarazos y maternidades adolescentes. Desafíos de las escuelas. En: Morgade G. y Alonso G. (comp.) Cuerpos y sexualidades en la escuela: de la normalidad a la disidencia. Buenos Aires: Paidós.
-Fainsod, P. (2011): Maternidades adolescentes en contextos de marginalidad urbana. En: Felitti, K. (coord.) Madre no hay una sola. Experiencias de maternidad en la Argentina. Buenos Aires: CICCUS.
-Fainsod, P. y Busca, M. (2016): Educación para la salud y género. Escenas del curriculum en acción. Rosario: HomoSapiens Ediciones.
-Feijoó, M.C. (2002): Argentina. Equidad social y educación en los años ’90. Buenos Aires, IIPE – UNESCO.
-Feldfeber, M. (2014): La construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivas. Educação e Filosofia, vol. 28, número especial, pp. 139-153. En: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24607
-Fernandez, A.M. (1994): La mujer de la ilusión: pactos y contratos entre hombres y mujeres. Buenos Aires: Paidós.
-Foucault, M. (2008): Historia de la sexualidad 1: la voluntad de saber. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
-Gluz, N; Cuter, M.E; Alcántara, A. y Wolinsky, V. (2005): Evaluación del Proyecto Maestro + Maestro. Programa ZAP (Zonas de Acción Prioritaria). Ministerio de Educación del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.
-Gogna, M. (2005): Embarazo y maternidad en la adolescencia. Estereotipos, evidencias y propuestas para políticas sociales. Buenos Aires, UNICEF, CEDES y Ministerio de Salud y Ambiente de la Nación.
-Lopes Louro, G. (1999): Pedagogías de la sexualidad. En: Lopes Louro, G. (Comp.) O Corpo educao. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autentica.
-Maddonni, P. (2014): El estigma del fracaso escolar. Nuevos formatos para la inclusión y la democratización de la educación. Buenos Aires: Paidós.
-Morgade, G; Baez, J; Zattara, S. y Diaz Villa, G. (2011): Pedagogías, teorías de género y tradiciones en “educación sexual”. En: Morgade, G. (coord.) Toda educación es sexual. Buenos Aires: La Crujía.
-Pantelides, E. (1995): La maternidad precoz. La fecundidad adolescente en la Argentina. UNICEF. Buenos Aires.
-Rockwell, E. (1985): Etnografía y teoría de la investigación educativa. Dialogando, n 8, Chile, junio de 1985.
-Saforcada, F. (2018) Fuera del orden. Consideraciones sobre el derecho a la educación en tiempos adversos. En: Acosta, F. (Comp) El derecho a la educación en América Latina: experiencias, alcances y desafíos. UNGS, Buenos Aires.
-Sautu, R. (2003): Todo es teoría: objetivos y métodos de investigación. Buenos Aires: Ediciones Lumiere.
-Southwell, M. (2011): La educación secundaria en Argentina. Notas sobre la historia de un formato. En: Tiramonti, G. (dir.) Variaciones sobre la forma escolar. Límites y posibilidades de la escuela media. Buenos Aires: FLACSO/HomoSapiens.
-Stern, C. (1997): El embarazo en la adolescencia como problema público: una visión crítica. Salud Pública de México. Vol. 39 Nº2. Marzo-Abril 1997. México DF pp. 137 a 143.
-Stern, C. y Garcia, E. (1996): Hacia un nuevo enfoque en el campo del embarazo adolescente. Mimeo. México.
-Tenti Fanfani, E. (2007). La escuela y la cuestión social. Ensayos de sociología de la educación. Buenos Aires: Siglo XXI.
-Tiramonti, G. y Montes, N. (comp.) (2011): La escuela media en debate. Problemas actuales y perspectivas desde la investigación. Buenos Aires: FLACSO/Manantial.
-Wainerman, C. y Sautu, R. (2011): La trastienda de la investigación. Buenos Aires: Manantial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).