Temporalidade e transformação na formação
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280302Palavras-chave:
desenvolvimento profissional - formação de formadores de professores - desenvolvimento de habilidades - mudança de atitude - análise qualitativaResumo
temporalidade nos processos formativos é um tema pouco abordado na bibliografia. Neste trabalho é tido especial interesse pra compreender as transformações que ocorrem nos formadores de formadores que passam por um processo de formação. O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa da UBA em que 9 formadores de professores, participantes de um dispositivo de formação de tipo clínico, são tomados como informantes-chave. Partindo de uma estratégia metodológica qualitativa e hermenêutica, o Método Comparativo Constante (Strauss & Corbin, 2002) foi aplicado em dois momentos: 1: reunião final do grupo da oficina de formação; 2: entrevistas individuais com cada participante um mês depois. A análise cria um sistema de categorias para registrar expectativas, julgamentos de valor e transformações que identificam. À luz dos conceitos psicanalíticos, desenvolvem-se hipóteses que permitem priorizar o conceito de temporalidade na formação.
Downloads
Referências
Abraham, A. (1998). La identidad profesional de los docentes y sus vicisitudes. Revista del Instituto de
Investigaciones en Ciencias de la educación, 13, 10-14.
Abril-Martínez, C. A. (2020). Malestar docente y violencia escolar una relación por definir: Revisión
documental de la década del 90 a la actualidad. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 12(1), 188-205.
http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2422-42002020000100188
Anzieu, D. (1997). La dinámica de los grupos pequeños. Biblioteca Nueva.
Ardoino, J. (1990). Encyclopédie philosophique universelle. Les notions philosophiques. Dictionaire. PUF.
Ardoino, J. (2005). Complejidad y formación. Pensar la educación desde una mirada epistemológica.
FFyL-Noveduc.
Blanchard Laville, C. (1999). L’approche clinique d’inspiration psychanalytique: enjeux théoriques et
méthodologiques. Revue Française de Pédagogie, 127, 9-22.
Blanchard Laville, C. (2013). Para una clínica grupal del trabajo docente. Revista del IICE, 34, 7-28.
http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/1440
Blanchard Laville, C., Chaussecourte, P., Hatchuel, F. y Pechberty, B. (2005). Note de synthese. Recherches
cliniques d ´orientation psychanalytiques dans le champ de l´éducation et de la formation. Revue
Francaise de Pedagogie, 151, 111-162.
https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_2005_num_151_1_3280
Bion, W. (1977). Volviendo a pensar. Homé.
Bion, W. (1980). Aprendiendo de la experiencia. Paidós.
Bossard, L. M. (2017). Clinique d´orientation psychanalytique. Recherches en education et formation.
L´Harmattan.
Cifali, M. (2018). S'engager pour accompagner. Valeurs des métiers de la formation. PUF.
Cordié, A. (2007). Malestar en el docente. Nueva Visión.
Cornu, L. (1999). La confianza en las relaciones pedagógicas. En G. Frigerio, M. Poggi y D. Korinfeld
(Comps.), Construyendo un saber sobre el interior de la escuela (pp. 19-26). Centro de Estudios
Multidisciplinarios-Novedades Educativas.
De Gaulejac, V. (2013). Neurosis de clase. Trayectoria social y conflictos de identidad. Del nuevo extremo.
Durantini Villarino, C. y Mazza, D. (2021). Dispositivos de formación docente que requieren articulaciones
interinstitucionales en contextos críticos. REXE Revista de estudio y experiencias en educación, 20(44),
-31.
Fernández, A. M. (2002). La dimensión institucional de los grupos. En A. M. Fernandez, El campo grupal.
Notas para una genealogía. (pp. 158-163). Nueva Visión.
Fernández, L. (2010). La investigación institucional de organizaciones educativas. Algunos aportes de estudios
realizados en el Programa “Instituciones educativas de UBA”. Praxis XVI, (14), 65-75.
Ferry, G. (1997). Pedagogía de la formación. Formación de formadores. Serie los documentos 6. Novedades
Educativas.
Filloux, J. (1996). Du contrat pédagogique. Le discours inconscient de l'école. L´Harmattann.
Filloux, J. C. (2001). Campo pedagógico y psicoanálisis. Nueva Visión.
Freud, S. (1914). Recuerdo, repetición y elaboración. En S. Freud (1981), Obras Completas. Biblioteca Nueva.
Freud, S. (1900 [1899]). La interpretación de los sueños. En S. Freud (1953), Obras Completas. Amorrortu.
Frigerio, G., Korinfeld, D. y Rodríguez, C. (2019). Las instituciones: saberes en acción. Aportes para un
pensamiento clínico. Noveduc.
Gallardo-López, J. A., López-Noguero, F. y Gallardo-Vázquez, P. (2019). Análisis del síndrome de burnout en
docentes de educación infantil, primaria y secundaria para su prevención y tratamiento. Revista
Electrónica Educare, 23(2), 324-343. https://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.17
Giust-Desprairies, F. y Ajchenbaum, J. (2022). Histoires d'enseignants: Paroles croisées de deux générations.
PUF.
Klein. (1946). Notas sobre algunos mecanismos esquizoides. En Klein (2015), Envidia y gratitud y otros
trabajos (pp. 10-33). Paidós.
Lapassade, G. (1979). El analizador y el analista. Gedisa Editorial.
Laplanche, J. y Pontalis J. B. (1981). Diccionario de Psicoanálisis. Ed. Labor.
Lerner, H. (1998). Afectos, afecciones, afectaciones. Psicoanálisis APdeBA, XX(3), 683-704.
Manrique, M. S., Souto, M. y Tenaglia, G. (2014). Aportes del enfoque clínico a un estudio sobre residencias
docentes en Argentina. Revista de Ciencia y Técnica, 528-541.
Manrique, M. S. (2020). Formación docente en la residencia ¿Experiencia subjetivante? Revista Caribeña de
Investigación Educativa (RECIE), 5(1), 73-85.
https://revistas.isfodosu.edu.do/index.php/recie/article/view/214/276
Manrique, M. S. y Stefani, G. (2023). Iluminando el ojo de la tormenta. De la figurabilidad al insight en un
dispositivo grupal de Danza Movimiento Terapia virtual para docentes durante la pandemia.
Interdisciplinaria, 40(3), 1-31.
Martinez, D., Collazo, M. y Liss, M. (2009). Dimensiones del trabajo docente: una propuesta de abordaje del
malestar y el sufrimiento psíquico de los docentes en la Argentina. Educ. Soc., Campinas, 30(107),
-408. https://www.scielo.br/j/es/a/7sSSdYPHVvX5nPDvW6wfhdF/?format=pdf&lang=es
Morin, E. (1996). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa.
Nieto Fernández, L. (2020). Psicoanálisis en el campo educativo: Docencia (de) formación y escuela. Ethos
Educativo, 55, 13-44. https://imced.edu.mx/Ethos/Archivo/55/55-articulo-01.pdf
Pichon Riviere, E. (1975). El proceso grupal. Del psicoanálisis a la psicología social (I). Nueva Visión.
Quintero, J. I. P. (2019). Prevalencia del síndrome de burnout en docentes: factores asociados al estatuto de
vinculación laboral en Colombia. Revista Interamericana de Psicología Ocupacional, 37(2).
http://209.97.135.77/index.php/RPO/article/view/237
Skaalvik, E. M. y Skaalvik, S. (2017). Still motivated to teach? A study of school context variables, stress and
job satisfaction among teachers in senior high school. Social Psychology of Education, 20(1), 15-37.
https://www.scirp.org/(S(lz5mqp453edsnp55rrgjct55.))/reference/referencespapers.aspx?referenceid=30
Strauss, A. L. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para
desarrollar la teoría fundada. Editorial Universidad de Antioquia.
Souto, M. (2000). Las formaciones grupales en la escuela. Paidós.
Souto, M. (2009). Imaginario grupal y formaciones grupales en torno al saber. Educação. Revista do Centro de
Educação, 34(3), 437-452. https://www.redalyc.org/pdf/1171/117112620002.pdf
Souto, M. (2010). La investigación clínica en Ciencias de la Educación. Revista del IICE, 29, 57-74.
http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/10053
Souto, M. (2016). Pliegues de la formación. Homo Sapiens.
Souto, M.; Barbier, J. M, Cattaneo, M; Coronel, M.; Gaidulewics, L; Goggi, N. E y Mazza, D. (1999). Grupos y
Dispositivos de Formación. Novedades Educativas.
Souto, M., Manrique, M. S. y Martínez, S. (septiembre de 2013). La residencia como un no lugar. Jornadas
Nacionales sobre la formación del profesorado. Mar del Plata. Narrativas, Prácticas e Investigaciones.
Souto, M. y Mazza, D. (2024). La residencia como espacio de sufrimiento. En M. Souto y D. Mazza (Comps.),
Las prácticas por dentro. Un estudio sobre la formación de docentes desde el enfoque clínico (pp.
-211). Homo Sapiens.
Strauss, A. L. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para
desarrollar la teoría fundada. Editorial Universidad de Antioquia.
Taborda, A. y Leoz, G. (2013). Psicología Educacional en el Contexto de la Clínica Socioeducativa. Vol. 1-2.
Nueva Editorial Universitaria.
Tizio, H. (2005). Reinventar el vínculo educativo. Gedisa.
Winnicott, D. W. (1993). Los procesos de maduración y el ambiente facilitador: estudios para una teoría del
desarrollo emocional. Paidós.
Zelmanovich, P. (2013). Las paradojas de la inclusión en la escuela media a partir de una lectura de la
posición de los docentes en el vínculo educativo: aportes del psicoanálisis a la investigación del
malestar en las prácticas socioeducativas [Tesis de doctorado]. FLACSO.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 María Manrique, Diana Rita Mazza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).