A experiência da prática profissional no corpo docente de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Mar del Plata. Intervir em tom performativo como desafio para ampliar horizontes

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280304

Palavras-chave:

pratica profissional, Ciências da Educação, treinamento de professor, intervenção, narrativa

Resumo

Este artigo constitui um exercício de decomposição da experiência inaugural do curso do espaço curricular “Prática Profissional”, correspondente ao quinto ano do Corpo Docente em Ciências da Educação da Faculdade de Letras da Universidade Nacional de Mar del Plata. É oferecido como uma história do desenvolvimento da proposta, substituindo condições contextuais, definições e critérios que orientaram o movimento que significou a implementação da disciplina que funciona como corolário da licenciatura. No decorrer da história, a escrita caracteriza a disciplina no âmbito do currículo do corpo docente, explica os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam a proposta e descreve os dispositivos de formação que foram desenhados tendo em conta as condições contextuais em que foi realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alen, B. (2009). Los dispositivos de acompañamiento a los docentes noveles. Alen, B. y Allegroni, B. Acompañar los primeros pasos en la docencia, explorar una nueva práctica de formación, 33-60.

Anijovich, R., Cappelletti, G., Sabelli, M. J., & Mora, S. (2021). Transitar la formación pedagógica: dispositivos y estrategias. Tilde editora.

Ayciriet, F. (2023). Socialidad y condición sensible desde los gestos para pensar la práctica profesional docente: Lo íntimo como relato emergente. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 7(2), 1–11. https://doi.org/10.48162/rev.36.073

Berardi, F. (2017). Fenomenología del fin: sensibilidad y mutación conectiva. Caja negra.

Carr, W. (1996). Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Ediciones Morata.

Cerecero Medina, I. E. (2019). Diez modelos relacionados con la práctica reflexiva. OPENAIRE.

Davini, M. C. (2015). Acerca de las prácticas docentes y su formación. Argentina: Ministerio de Educación. Instituto Nacional de Formación Docente. Dirección Nacional de Formación e Investigación. Área de Desarrollo Curricular.

Despret, V. (2022). Habitar como un pájaro: modos de hacer y pensar los territorios. Editorial Cactus.

Flores, V. (2017). Interruqciones, ensayos de poética activista. Editorial Asentamiento.

Guber, R. (2008). Antropólogos-ciudadanos (y comprometidos) en la Argentina. Las dos caras de la ‘antropología social’en 1960-70. Journal of the World Anthropology Network, 3, 67-109.

Kac, E., & Kafensztok, R. (1996). Abraham Palatnik, Pioneer of Kinetic Art. Leonardo, 29(2), 120-121.

Porta, L. (2021). La expansión biográfica. Buenos Aires. EUDEBA.

Porta, L. y Alvarez, Z. (2019). La narrativa biográfica como magma de significaciones y cristalizaciones de sentidos en Pasiones María Cecilia Colombani. Mar del Plata: EUDEM

Porta, L., Álvarez, Z., & Yedaide, M. M. (2012). Pasión por enseñar. Emociones y afectos de profesores universitarios memorables. Revista Científica Alternativas. Espacio Pedagógico, 283.

Ramallo, F., & Porta Vazquez, L. G. (2017). Las historias en la educación y los otros mundos posibles. Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Revista Artes de Educar.

Ramallo, F., Berengeno, L., & Yedaide, M. M. (2021). El placer en la investigación en educación: Tránsitos afectivos y afectantes como eróticas del rigor. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 7(1), 488-510.

Schon, D. A. (1992). La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseno de la ensenanza y el apredizaje en las profesiones. Paidós.

Sanjurjo, L. , Caporossi, A., España, A. E., Hernández, A. M., Iris, A., & Foresi, M. F. (2009). Los dispositivos para la formación en las prácticas profesionales. Rosario (Argentina): Homo Sapiens Ediciones.

Souto, M (2019) Acerca de la noción de dispositivo en la formación universitaria. Educación, Lenguaje y Sociedad EISSN 2545-7667 Vol. XVI Nº 16 (Abril 2019) pp. 1-16 DOI:http://dx.doi.org/10.19137/els-2019-161602

Infografía

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Ayciriet, F., Vicini, G., Zarate, F., & Crego, V. (2024). A experiência da prática profissional no corpo docente de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Mar del Plata. Intervir em tom performativo como desafio para ampliar horizontes. Praxis Educativa, 28(3), 1–16. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280304

Edição

Seção

Artículos