Da oferta à procura: o lugar das famílias na construção de novas alianças territoriais sob o governo educativo de Cambiemos na província de Buenos Aires (2015-2019)
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280313Palavras-chave:
Famílias;Governo;Agenda Política;Educação;Comunicação;SindicatosResumo
Com base em uma pesquisa qualitativa, este trabalho tem como objetivo analisar quais foram as políticas de articulação e comunicação da gestão educacional provincial de Cambiemos (2015-2019) com os atores da comunidade educativa de Buenos Aires. Especificamente, propomos investigar o lugar ocupado pelas famílias como atores da comunidade educativa na agenda política de Cambiemos, num cenário de disputa com os sindicatos pelas formas de regulação da educação. O governo educacional de Cambiemos, em Buenos Aires, encontrou nas famílias, como atores da comunidade educacional, um potencial aliado para reorientar a administração educacional da oferta do Estado para a demanda dos beneficiários das políticas. Por sua vez, as famílias foram apresentadas como ator estratégico de gestão para a construção de novas alianças territoriais, permitindo o deslocamento e o enfraquecimento do peso histórico de outros atores organizados na comunidade, como os sindicatos docentes.
Downloads
Referências
Agoff, S., Bertranou, J. y Foglia, C. (julio de 2012). Las políticas educativas y la reconstrucción de la gobernabilidad de la educación en la provincia de Buenos Aires. IX Seminario de la Red Estrado “Políticas educativas en América Latina. Praxis docente y transformación social”. Universidad de Chile, Santiago de Chile.
Aguilar Villanueva, L. (1993). Problemas públicos y agenda de gobierno. Grupo Editorial.
Annunziata, R. (2012). ¿Hacia un nuevo modelo de lazo representativo? La representación de proximidad en las campañas electorales de 2009 y 2011 en Argentina. En I. Cheresky y R. Annunziata (Comps.), Sin programa, sin promesa. Liderazgos y procesos electorales en Argentina (pp. 45-87). Prometeo.
Annunziata, R., Ariza, A. F. y March, V. R. (2018). Gobernar es estar cerca. Las estrategias de proximidad en el uso de las redes sociales de Mauricio Macri y María Eugenia Vidal. Revista mexicana de opinión pública, (24), 1-37.
Ant, D., Kasem, H., Santiago, L. y Stoppani, N. (2018). Secundaria del Futuro: Sujetos, sentidos, enunciados y supuestos de la política educativa macrista. Anuario de investigaciones. Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini.
Becerra, M. (2017). Entre la “agencia de evaluación” y la “gerencia de recursos humanos”. El perfil del Ministerio de Educación y Deportes de la Nación durante la gestión de Esteban Bullrich (2015-2017). Informe de Investigación Nº 4, 1-57. UNSAM-IDAES.
Cambiemos. (2019). Mesas Educativas Distritales. https://ia600907.us.archive.org/27/items/MESASEDUCATIVASDISTRITALES/MESAS%20EDUCATIVAS%20DISTRITALES.pdf
Canelo, P. y Castellani, A. (2017). Informe de investigación Nº 1. Perfil sociológico de los miembros del gabinete inicial del presidente Mauricio Macri. Observatorio de las elites argentinas (IDAES), UNSAM.
Castellani, A. (2019). Informe de investigación Nº 6: ¿Qué hay detrás de las fundaciones y ONGs educativas? Las redes de influencia público-privadas en torno a la educación. Argentina (2015- 2018). Observatorio de las Elites, 1-38. CITRA UMET-CONICET.
Da Porta, E. (2019). La “revolución educativa” de Cambiemos. En N. Segura y Vázquez (Comp.), Pasaron cosas. Política y Políticas públicas en el gobierno de Cambiemos (pp. 149-170). Editorial Brujas.
Di Piero, E. (2021). Políticas educativas, desigualdades y nivel secundario en la Argentina del siglo XXI: de la ampliación de derechos al ajuste y la meritocracia (2003-2019). Foro de Educación, 19(2), 115-139. http://dx.doi.org/10.14516/fde.913.
Di Piero, M. E. y Miño Chiappino, J. S. (2021). Del ASPO al DISPO: la agenda de política educativa y los posicionamientos públicos frente a la presencialidad (2020-2021). Revista IRICE, (41), 147-179.
Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. (2019). La educación en la Provincia de Buenos Aires. Informe de gestión. https://abc2.abc.gob.ar/informe-gestion.
Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. (2019). “Introducción”. En La educación en la Provincia de Buenos Aires. Informe de gestión. https://abc2.abc.gob.ar/sites/default/files/la_educacion_en_la_provincia_de_buenos_aires_-_introduccion.pdf
Dirección General de Cultura y Educación, Dirección de Información y Estadística. (2016). Relevamiento inicial 2016. Unidades educativas, alumnos y secciones. http://servicios.abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/informacionyestadistica/losnumeros/estadistica-educativa-inicial-2016.pdf.
Dirección Provincial de Comunicación. (2019). La educación en la Provincia de Buenos Aires. Informe de gestión. https://abc2.abc.gob.ar/sites/default/files/direccion_provincial_de_comunicacion.pdf
Dirección Provincial de Tecnología de la Información. (2019). La educación en la Provincia de Buenos Aires. Informe de gestión. https://abc2.abc.gob.ar/sites/default/files/direccion_provincial_de_tecnologia_de_la_informacion_0.pdf
Diyarian, M. y Rodríguez Moyano, I. (2021). Resistir el Estado. La construcción de estrategias “desde abajo” frente a los modos de gestión de las políticas hacia la escuela secundaria obligatoria de Cambiemos. Revista de la escuela de Ciencias de la Educación, 2(16), 57-67.
Dubet, F. (2006). El declive de la institución. Profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Editorial Gedisa.
Dubet, F. y Martuccelli, D. (1998). En la escuela. Sociología de la experiencia escolar. Editorial Losada.
Estévez, M. F. (2019). Alineación y alienación: política educativa en Argentina en tiempos de restauración neoliberal. Rumbos N.20, 49-81. Universidad Central.
Etchemendy, S. (2013). La “doble alianza” gobierno-sindicatos en el kirchnerismo (2003-2012): orígenes, evidencia y perspectivas. En C. Acuña (Coord.), ¿Cuánto importan las instituciones? Gobierno, estado y actores en la política argentina (pp. 291-324). Siglo XXI Editores.
Feldferg, M., Puiggrós, A., Robertson, S. y Duhalde, M. (2018). La privatización educativa en Argentina. Instituto de Investigaciones pedagógicas Marina Vilte. CTERA.
Fidanza, A. (2016). María Eugenia Vidal en la provincia: mucho más que Heidi contra los Soprano‖. Revista Anfibia. Recuperado el 26 de junio de 2019: http://revistaanfibia.com/cronica/mucho-mas-que-heidi-contra-los-soprano/.
Frederic, S. y Masson, L. (2006). Hacer política en la Provincia de Buenos Aires: representación y profesión política en los 90. Centro de Estudios de Historia Política. Universidad Nacional de San Martín.
Gené, M. y Vommaro, G. (2023). El sueño intacto de la centroderecha y sus dilemas después de haber gobernado y fracasado. Siglo Veintiuno Editores.
Giovannini, M. (diciembre de 2008). Consejos escolares de la Provincia de Buenos Aires. V Jornadas de Sociología de la UNLP. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, UNLP. Ensenada.
Goenaga, H. (13 de febrero de 2021). ¿Qué es y qué necesidad impulsó la creación de ABC plataforma digital educativa de PBA? Revista El Alarcón de Clio. https://revista.elarcondeclio.com.ar/que-es-y-que-necesidad-impulso-la-creacion-de-abc-plataforma-digital-educativa-de-pba/?doing_wp_cron=1717373694.4979419708251953125000
Gorostiaga, J. (2020). ¿Hacia la regulación postburocrática de los sistemas educativos latinoamericanos? Un análisis del discurso de los organismos multilaterales de la región en el período 2012-2018. Educar em Revista, 36, 1-19.
Guyot, C., Jacquelin, C. y Del Rio, J. (13 de diciembre de 2015). Vidal: Hay que reducir el gasto político en la Provincia. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/politica/maria-eugenia-vidal-hay-que-reducir-el-gasto-politico-en-la-provincia-nid1853817/
Honorable Cámara de Diputados de la Provincia de Buenos Aires. (2019). Proyecto de Resolución. Exp. P-62/18-19. https://intranet.hcdiputados-ba.gov.ar/proyectos/18-19P62012019-02-2015-12-03.pdf
Hornes, M. y Salerno, A. (2019). Interpretaciones sobre la cercanía estatal en las áreas socio-asistenciales de dos municipios de la Región Metroplitana de Buenos Aires. Sentidos, relaciones y prácticas de los funcionarios políticos, los burócratas de la calle y los sectores asistidos entre 2007 y 2015. Estudios Sociales del Estado, 5(10), 60-91.
Igelmo Zaldívar, J. y Laudo Castillo, X. (2017). Las teorías de la desescolarización y su continuidad en la pedagogía líquida del siglo XXI. Educación XXI, 20(1), 37-56.
Kessler, G. y Vommaro, G. (2021). Introducción al dossier “Movilizaciones de la derecha en América Latina”. Población y sociedad, 28(2), 1-7.
Kessler, G., Vommaro, G. y Paladino, M. (2022). Antipopulistas reaccionarios en el espacio público digital. Estudios sociológicos, 40(120), 651-691.
Landau, M. y Annunziata, R. (2017). ¿Qué hay de nuevo en el timbreo? Revista Anfibia. http://revistaanfibia.com/ensayo/que-hay-de-nuevo-en-timbreo/
Lascoumes, P. y Le Galès, P. (2010). Sociologie de l´action publique. Armand Colin.
Lauria, D. (2017). La política educativa en la Provincia de Buenos Aires 2001-2005. De la crisis a la gobernabilidad. UNIPE Editorial Universitaria.
Martínez, D. G. y Morabes, P. (2022). La comunicación de políticas educativas de la Dirección General de Cultura y Educación (DGCyE), provincia de Buenos Aires, Argentina. Significaciones, desplazamientos y articulaciones hegemónicas (2018-2019). Comunicación, (46), 8-30.
Martiñá, R. (2006). Escuela y familia: una alianza necesaria. Editorial Troquel.
Massey, D. (2012). Un sentido global del lugar. Icaria Editorial.
Migliavacca, A., Vilariño, G. y Remolgao, M. (2019). Precarización de la educación pública y resistencia colectiva en la Argentina gobernada por Cambiemos: Los desafíos de un nuevo ciclo neoconservador. Revista Educação e Emancipação, 12(3), 61-91.
Miño Chiappino, J. (2022). Gobernar la educación en Buenos Aires durante el período de Cambiemos: organización, actores y prácticas institucionales en la Dirección General de Cultura y Educación de Buenos Aires. XI Jornadas de Sociología de la UNLP. Sociologías de las emergencias en un mundo incierto. Ensenada, pp. 1-26.
Morresi, S. D. (2008). La nueva derecha argentina: la democracia sin política. Universidad Nacional de General Sarmiento.
Narodowski, M. (1999). Después de clase. Desencantos y desafíos de la escuela actual. Edu/causa.
Narodowski, M. (2007). Infancia y poder. La conformación de la pedagogía moderna. Aique Grupo Editor.
Narodowski, M. (2018). Privatización educativa. La política de estado más exitosa de la historia de los años 60 a la década ganada. En El colapso de la educación (pp. 31-44). Paidós.
Narodowski, M., Moschetti, M. y Gottau, V. (2017). El crecimiento de la educación privada en Argentina: ocho explicaciones paradigmáticas. Cadernos de Pesquisa, 47(164), 414-441.
Natanson, J. (2018). Hablemos de la derecha democrática. Le Monde Diplomatique. https://www.eldiplo.org/notas-web/hablemos-de-la-derecha-democratica/
Navarro, J. C. (2006). Dos clases de políticas educativas. La política de las políticas públicas. Progreso económico y social en América Latina (IPES). Informe 2006. Banco Interamericano de Desarrollo.
Perazza, R. y Legarralde, M. (2008). El sindicalismo docente en Argentina. Sindicatos Docentes y Reformas Educativas en América Latina. SOPLA, Brasil, p. 14-26.
Pineau, P., Dussel, I. y Caruso, M. (2001). La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Editorial Paidós.
Quiroga, M. V. (2023). Las Pedagogías Alternativas en el contexto de las relaciones capitalistas actuales. Una nueva Torre de Babel. Argonautas: Revista de Educación y Ciencias Sociales, 13(20), 23-37.
Raschia, J. y Wischnevsky, J. (2019). Algunas reflexiones sobre la política de secundaria en la gestión de Cambiemos. (OPPPEd) FFyL UBA.
Recalde, A. (2019). El Plan Vida y la experiencia de las manzaneras de la gobernación de Duhalde. Red Española Latinoamericana de Trabajo y sindicalismo. https://www.relatsargentina.com/documentos/RA.1-PES/RELATS.A.PES.AritzRecalde.pdf
Rivas, A. (2007). El desafío del derecho a la educación en Argentina: un dispositivo analítico para la acción. Fundación CIPPEC.
Rosso, G. (2023). Los imaginarios de la “nueva política” en Argentina. Un estudio de la red simbólica de PRO-Cambiemos (2015-2017). Imagonautas, 12(17), 241-263.
Saferstein, E. (2024). Las presentaciones de best sellers políticos de derechas como escenarios para la “batalla cultural” y la disputa política. Revista Letral, (32), 208-243.
Santa Cruz, D. (13 de febrero de 2019a). Más allá de los gobiernos y sindicatos: la nueva campaña de Vidal por la educación. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/politica/mas-alla-gobiernos-sindicatos-nueva-campana-vidal-nid2219953/
Santa Cruz, D. (24 de julio de 2019b) Vidal convoca a padres para no quedar atada a los gremios. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/politica/vidal-convoca-a-padres-para-no-quedar-atada-a-los-gremios-docentes-nid2270570/
Siede, I. (2017). Entre familias y escuelas: alternativas de una relación compleja. Paidós. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.1305/pm.1305.pdf
Southwell, M. (2019). El mérito como excusa. La modesta filosofía educativa del macrismo. Conversaciones necesarias, 237.
Stoppami, N., Baichman, A. y Santos, J. A. (2017). Política educativa y neoliberalismo: el rol del Estado, la lógica mercantil y la construcción de subjetividades durante el macrismo en la Argentina. Revista Pedagógica, 19(42), 8-33.
Suasnábar, C., Orellano, V., Iglesias, A., Miño Chiappino, J., Vuksinic, N. y Koc Muñoz, S. (2017). La gestión educativa de la Alianza Cambiemos en la provincia de Buenos Aires: una exploración de las trayectorias profesionales, identidades políticas y la agenda de política. 9° Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, organizado por la Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP). Montevideo.
Vain, D. P. (2009). Estado, escuela y familia. Un pacto por redefinir. Educación, lenguaje y sociedad, VI(6), 329-344.
Vommaro, G. (2017). La larga marcha de Cambiemos. La construcción silenciosa de un proyecto de poder. Siglo XXI Editores.
Vommaro, G., Morresi, S. y Bellotti, A. (2015). Mundo PRO. Anatomía de un partido fabricado para ganar. Planeta.
Wanschelbaum, C. (2022). La ofensiva de la derecha en la educación y las formas encubiertas de privatización. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 1(32), 173-186. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jessica Miño Chiappino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).