Educação em valores: responsabilidade social universitária
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280216Palavras-chave:
educação para a cidadania, formação profissional, responsabilidade social, universidade, valores.Resumo
A universidade é um cenário formativo que transforma a realidade e a sua ação deve ir além do compromisso e da solidariedade cívica. O objetivo deste artigo de revisão é apresentar um estudo sobre a concetualização, a definição e a educação em valores, bem como uma análise dos referenciais teóricos e metodológicos da Responsabilidade Social Universitária. Foi efectuada uma revisão sistemática da literatura e uma análise bibliométrica com recurso ao VOSviewer versão 1.6.19 e ao Connected Papers. Os resultados mostram que o fortalecimento do sentimento de identidade e de pertença do profissional competente, comprometido com ações acadêmicas, econômicas, sociais e ambientais, em relação ao lugar onde estuda, vive e trabalha, é fundamental para alcançar transformações no sentido de melhorar a qualidade da educação para a cidadania. Em conclusão, é necessário continuar a estimular a compreensão do valor da responsabilidade social universitária nas instituições de ensino superior.
Downloads
Referências
Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN). (2010). Políticas para la educación superior en Colombia, 2010- 2014: Hacia una nueva dinámica social de la Educación Superior. Bogotá: ASCUN.
Ayuda en Acción. (2018). ¿Cuáles son los valores del ser humano? https://ayudaenaccion.org/blog/solidaridad/valores-ser-humano/
Baxter, E. (2009). El reto de educar en valores. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Castro Solis, M. J., Almuiñas Rivero, J. L. y Borroto Leal, O. E. (2018). Extensión universitaria y desarrollo local: Una perspectiva en construcción. Revista San Gregorio, 1(24), 16-23. doi.org/10.36097/rsan.v1i24.737
Cátedra de Responsabilidad Social y Sostenibilidad de la Universidad de Girona. (2020). Social responsibility award. https://socialresponsibilityaward.eu/wp-content/uploads/2021/06/IO2.A4-EUSRexcel-Good-Practices-on-USRV8.pdf
Cevallos, R. (2008). Sobre la Responsabilidad Social en la PUCP. http://blog.pucp.edu.pe/item/441/sobre-la-responsabilidad-social-en-la-pucp-por-catalina-romero-cevallos
Charles Meza, A.G., García García, J. A. y Salinas Aguirre, M. (2023). Valores y objetivos de vida: un estudio empírico con estudiantes universitarios. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa (RECIE), 7(1), e1729. doi.org/10.33010/recie.v7i0.1729
Chumaceiro, A. C., Hernández, J. J., Ravina, R. y Reyes, I. V. (2020). University Social Responsibility in the Organizational Happiness Management. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(E-2), 427-440.
Correira, A. I. (2015). La responsabilidad social universitaria. El caso de la UNED. (Tesis doctoral). UNED, España https://rabida.uhu.es/dspace/handle/10272/20921
Day, C. (2020). Pasión por enseñar. La identidad personal y profesional del docente y sus valores. España: Narcea.
Esfijani, A., Hussain, F. y Chang, E. (2013). University Social Responsibility Ontology. EngIineering Intelligent Systems, 21(4). 271–281.
Fabelo, J. R. (1989) Práctica, Comunicación y Valoración. La Habana: Editorial Ciencias Sociales.
Fabelo, J. R. (2007). Los valores y sus desafíos actuales. Perú: Educap-EPLA.
Foro de los Consejos Sociales de las Universidades Públicas de Andalucía (FCSUPA). (2009). Síntesis del Informe de la memoria del proyecto Responsabilidad Social del Sistema Universitario Andaluz. (mayo). España: Revista Universitaria. http://rsuniversitaria.org/web/images/stories/librocompleto.pdf
Frolov, I. T. (1984). Valores en el Diccionario soviético de filosofía. https://www.filosofia.org/enc/ros/valo.htm
García Ancira, C., Treviño Cubero, A. y Banda Muñoz, F. (2021). La responsabilidad social universitaria. Su papel en la formación del estudiante universitario. Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 9(E-1), 121-130. https://www.revflacso.uh.cu
Gilman, S. C. (2005). Ethics codes and codes of conduct as tools for promoting an ethical and professional public service: comparative successes and lessons. DC: World Bank. http://www.oecd.org/mena/governance/35521418.pdf
González, G. R. y González, M. (febrero, 2020). Extensión universitaria y responsabilidad social de la universidad: retos ante la agenda 2030. En: 12.mo Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2020. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Gorgoso A. E. y Antúnez, A. F. (2021). La gestión sociocultural para el desarrollo en Cuba. Un estudio desde el Derecho Constitucional Cultural. Pixels, 3(2), 110-126. http://fdcl.edu.br/revista/pixels/wp-content/uploads/2021/12/fdcl_pixels_ano3_vol2_2021-2_artigo05.pdf
Hoyos-Vásquez, G. (2009). Educación para un nuevo humanismo. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 2(1), 425-433.
Jasso Velázquez, D., Villagrán Rueda, S. y Rodríguez Ortiz, M. (2022). Práctica docente y ciudadanía en educación superior. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo (RIDE), 12(24), e322. doi.org/10.23913/ride.v12i24.1134
Kon, S. (1987). Diccionario de ética. La Habana: Editorial Literatura Política.
Martínez-Sanz, R. y Durántez-Stolle, P. (2020). Comunicación corporativa y educación en valores en el aula universitaria. Un proyecto de Aprendizaje servicio (APS). OBETS. Revista de Ciencias Sociales, 15(2), 563-588. doi.org/10.14198/OBETS2020.15.2.07
Martínez, M. J., Gil, D. y Macias, D. (2019). Revisión sistemática de Responsabilidad Social Universitaria y Aprendizaje Servicio. Análisis para su institucionalización. Revista mexicana de investigación educativa, 24(80), 149-172.
Martínez, P. J. y Hernández-Oliva, A. V. (2013). Responsabilidad social universitaria: un desafío de la universidad pública mexicana. Contribuciones desde Coatepec, 24(2), 85-103.
Masó, C., Vega, M y Navarro, Y. C. (2020). Formación en valores: reto y necesidad en los momentos actuales. Revista de Innovación Social y Desarrollo, 5(2), 129-138 http://revista.ismm.edu.cu/index.php/indes/article/download/2041/1576
Ministerio de Educación de Perú. (2014). Ley Universitaria No 30220. http://www.minedu.gob.pe/reforma-universitaria/pdf/ley_universitaria.pdf
Moreno, M. y Arrieta, D. (Eds). (2018). Enfoques y Perspectivas de la Responsabilidad Social Organizacional. España: Proceedings-©ECORFAN
Mujica, F. y Orellana, N. (2021). Educar el respeto a la dignidad humana: Un valor fundamental para promover los derechos humanos. Revista De Educación De Puerto Rico (REduca), 4(1), 1-13.
Mujica Johnson, F. N. y Orellana Arduiz, N. (2022). Educación en valores por medio del deporte. Una perspectiva filosófica basada en Søren Kierkegaard. Retos, 43(1), 887-892. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/index/1988-2041
Naranjo Castilla, M. (2021). Vigencia del pensamiento político del Che: la formación de valores en el colegio universitario pedagógico. Revista de Educación: Mendive, 19(3), 893-908. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2329
Navarro Saldaña, G. (2006). Comportamiento socialmente responsable. En: C. Fernández, C. Delpiano y J. De Ferari (Eds.) Responsabilidad Social Universitaria. Una manera de ser universidad. Teoría y práctica en la experiencia chilena. Santiago de Chile: Proyecto Universidad: Construye País. https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/saber/article/view/503
Núñez, M., Alonso, I. y Pontones, C. (2015). Responsabilidad Social Universitaria: estudio empírico sobre la fiabilidad de un conjunto de indicadores de Gobierno Corporativo, Revista Innovar, 25(58), 91-103. doi.org/10.15446/innovar.v25n58.52428
Núñez Paula, I. A. y Bermúdez Reyes, E. (2019). Valores, Responsabilidad Social Universitaria (RSU), Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS) y Gestión de la Comunicación Organizacional. GECONTEC: Revista Internacional de Gestión del Conocimiento y la Tecnología, 7(1), 104-115. https://upo.es/revistas/index.php/gecontec/article/view/4059
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (1998). Visión y Acción de la educación superior. Conferencia mundial sobre educación superior en el siglo XXI. UNESCO, París. http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declarationspa.html
Ramos, A.; González, A. y Rodríguez, M. (2023). Bases teórico - metodológicas para la gestión de la responsabilidad social universitaria en la universidad cubana. https://rein.umcc.cu/handle/123456789/2136
Rojas Valdés, A., Rovira Álvarez, Y., González Fernández-Larrea, M. y Mirabal González, Y. (2020). La formación de actores en función de la responsabilidad social universitaria. Revista COODES 8(1), 147-159. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/300
Saborido, J. R. (2018). La universidad y la Agenda 2030 de desarrollo sostenible en el centenario de la Reforma Universitaria de Córdova: Visión desde Cuba. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Sánchez González, C. L. (2007). La Responsabilidad Social Universitaria (RSU) en el contexto del cambio de la educación superior. En: VIII Encuentro Internacional. Virtual Educa, Brasil. http://e-spacio.uned.es/fez/eserv.php?pid=bibliuned:19309ydsID=n02sanchezgon07.pdf
Severino-González, P., Villalobos- Antúnez, J. V., Durán-Jara, D. y Martí- Noguera, J. J. (2022). Responsabilidad social y políticas educativas: Retos para la educación en valores. Revista Venezolana de Gerencia, 27(E-8), 1098-1121. doi.org/10.52080/rvgluz.27.8.24
Vallaeys, F. (2007). Responsabilidad Social Universitaria. Propuesta para una definición madura y eficiente. En: F. Vallaeys, Responsabilidad Social Universitaria para el área de Formación Social. ITESEM, México http://www.itesm.mx/va/FEV/dic07/directores_carrera/Responsabilidad_Social_Universitaria.pdf
Vallaeys, F., de la Cruz, C. y Sasia, P. (2009). Responsabilidad Social Universitaria. Manual de primeros pasos. México: McGraw-Hill Interamericana.
Vallaeys, F. (2013). La Responsabilidad Social Universitaria: ¿Cómo entenderla para querer practicarla? https://www.academia.edu/21125213/LA_RESPONSABILIDAD_SOCIAL_UNIVERSITARIA_C%C3%93MO_ENTENDERLA_PARA_QUERERLA_Y_PRACTICARLA
Vallaeys, F. (2018). Las diez falacias de la Responsabilidad Social Universitaria. https://www.researchgate.net/publication/326005598_Las_diez_falacias_de_la_Responsabilidad_Social_Universitaria/Fulltext/5b5a2ecfa6fdccfdiez-falacias-de-la-Responsabilidad-Social-Universitaria.pdf/
Vallaeys, F. y Álvarez, J. (2019). Hacia una definición latinoamericana de Responsabilidad
Social Universitaria. Aproximación a las preferencias conceptuales de los universitarios. Educación XX1, 22(1), 93-116. doi:10.5944/educXX1.19442
Vallaeys, F. (2021). Manual de Responsabilidad Social Universitaria. El modelo URSULA: estrategias, herramientas, indicadores. Unión de Responsabilidad Social Universitaria Latinoamericana (URSULA). http://www.unionursula.org
Vasilescu, R., Barna, C.; Epure, M. y Baicu, C. (2010). Developing university social responsibility: A model for the challenges of the new civil society, Procedia. Social and Behavioral Sciences, 2(2), 4177-4182. doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.660
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Unites States: Harvard University Press. https://www.hup.harvard.edu/catalog.php?isbn=9780674576292
Zimmerman, M. J. (2005). Responsibility. In: M. C. Horowitz (Ed.), New Dictionary of the History of Ideas (pp. 2110-2112). Detroit: Charles Scribner's Sons.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arelys Rodríguez Gavilla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).