Juventude e museus. Estudo de percepções sobre experiências educacionais
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260311Palavras-chave:
juventude, museus, educação, criatividade, estudo do públicoResumo
Os museus são contextos educativos onde as pessoas desenvolvem diferentes tipos de experiências. Apresenta-se um estudo que procura compreender, a partir de diferentes perspetivas, as experiências dos jovens nos museus. 89 jovens, localizados na faixa etária de 13 a 22 anos, de diferentes localidades da Argentina (Río Cuarto, Las Higueras, Córdoba Capital, La Pampa e San Luis) e de diferentes instituições educacionais (estatais e privadas). Além disso, três educadores de museus foram entrevistados; a primeira é formada em Educação Inicial, trabalha no Museu Histórico Regional de Río Cuarto como responsável pela Área de Extensão Educacional. A segunda é formada em Arte, é responsável pelas visitas guiadas no Museu da Universidade Nacional de Tucumán; e o terceiro trabalha como não docente na Área de Educação do Museu de Antropologia, da Universidade Nacional de Córdoba. Entrevistas semiestruturadas realizadas por videochamadas para educadores do museu e questionários online para jovens foram utilizados para coleta de dados, uma vez que o processo foi realizado em contexto de pandemia. A análise dos dados foi realizada com base em comparações constantes e codificação aberta e seletiva. Os resultados indicam que alguns jovens percebem os museus como espaços estranhos, chatos e desmotivadores, porém, identificam algum potencial educativo desses contextos. As análises destacam que o público jovem precisa participar de propostas interativas que favoreçam a troca social e desafiem sua criatividade. Será necessário trabalhar na concepção de estratégias diversas, situadas e contextualizadas para os jovens.
Downloads
Referências
Alderoqui, S y Pedersoli, C. (2011) La educación en los museos. De los objetos a los visitantes. Buenos Aires, Paidós. Voces de la educación.
Antoine, C., y Carmona, J. (2015). Museos y jóvenes: entre la incomprensión y el desencanto. Percepciones y argumentos juveniles sobre el consumo cultural de museos en Chile. Arte, Individuo Y Sociedad, 27(2), 227-242. https://doi.org/10.5209/rev_ARIS.2015.v27.n2.44561.
Biesta, G. y Säfström, C. (2018) Un manifiesto por la educación. Praxis educativa, 22 (2), 20-36. http://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2018-220203.
Bruner, J (1997). La educación puerta de la cultura. Madrid, Aprendizaje Visor.
Campassi, P, Gutiérrez, L, Pironio, A y Torre, M (2017) Los jóvenes y los museos: estudio cualitativo sobre públicos juveniles. Secretaría de Cultura de la Presidencia de la Nación. https://rma.cultura.gob.ar/publicaciones/AAVV_2018_Los_jovenes_y_los_museos-Estudio_cualitativo_sobre_publicos_juveniles.pdf.
Daza, S, Ariza, A., Falla, S, Múnera, A y Quiroga, J (2020) Encuentros y desencuentros de quienes median y sus públicos. Reflexión sobre el rol de la mediación desde un museo de ciencias en Colombia: el Museo Interactivo Maloka. Journal of Science Communication, 03, (02), 1-19. https://jcomal.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOMAL_0302_2020_A06_es.pdf.
Delors, J. (1996.): “Los cuatro pilares de la educación” en La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI, Madrid, España: Santillana/UNESCO. pp. 91-103.
Desvallées, A. y Mairesse, F. (2010). Conceptos claves de Museología. https://icom.museum/wp-content/uploads/2018/07/Museologie_Espagnol_BD.pdf.
Garcia Canclini, N. La expansión de la cultura: incomodidades para las ciudades y el arte. el mapa y el territorio. Contexto de culturas que se desplazan Canclini, N. G., & Villoro, J. (2013). La creatividad redistribuida. Siglo XXI. Pp.13-20.
Llamazares et al., (2018) Dirección Nacional de Museos. Coordinación de Investigación Cultural (2018) Museos circulares. Reflexiones sobre museos, escuelas y comunidades. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/museoscirculares.pdf.
Elisondo, R. C. (2015). La creatividad como perspectiva educativa. Cinco ideas para pensar los contextos creativos de enseñanza y aprendizaje. Actualidades inves-tigativas en educación, vol. 15, n.° 3, pp. 566-588
Falk, J. H. y Dierking, L. D. (2016). The museum experience revisited. Routledge.
Flores, L. (2016) Estudios sobre públicos y museos. Volumen I. Públicos y museos: ¿qué hemos aprendido? Cap. 10 “Los adolescentes en los museos”. Instituto Nacional de Antropología e Historia. Ciudad de México. Disponible en http://www.culturaydeporte.gob.es/dam/jcr:fb51bccf-6592-49c8-8d0d-0b476f30d1e5/publicos-y-museosi-leticia-perez.pdf.
Freire P. (1974) La educación como práctica de la libertad. Ed: Siglo XXI. Buenos Aires
Freire P. (2005) Pedagogía del Oprimido. Cap. II. 2da edición México: Siglo XXI Editores
Souto, S. (2007). Juventud, Teoría e Historia: La formación de un sujeto social y de un objeto de análisis. HAOL, 13, 171-192. https://digital.csic.es/bitstream/10261/162771/1/208-783-1-PB.pdf.
Larrosa, J. (2006). Sobre la experiencia. Aloma. Revista de Psicologia i Ciències de l'Educació, 2006, num. 19, p. 87-112.
López, J y Guerrero, R (2020). La Didáctica de la historia local de Córdoba a través del Museo arqueológico como praxis educativa en el Grado de Educación Primaria. Praxis educativa, 25, (2), 1-20. https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250212.
Margulis, M. y Urresti, M. (1996) La juventud es más que una palabra‖. Buenos Aires: Biblos.
Martinez, T. (2020). Caminando hacia la construcción de una museología inclusiva: percepción del público juvenil sobre inclusión cultural en espacios museísticos. Investigación En La Escuela, (101), 96–108. https://doi.org/10.12795/IE.2020.i101.08
Martins , A; Massarani, L, Rocha, J y Díaz, G (2020) Adolescentes presentes: una experiencia en el Centro Cultural de la Ciencia en Argentina. Revista Electrónica de Investigación de Educación en Ciencias, 15 (1), 50-59. https://www.researchgate.net/publication/342728339_Adolescentes_presentes_una_experiencia_en_el_Centro_Cultural_de_la_Ciencia_en_Argentina
Melgar, M.F. (2016). Estudio de percepciones asociadas a los museos: desafíos para la creatividad. Revista Electrónica de Investigación, Docencia y Creatividad, 5, 41-57.
Melgar, M. F y Elisondo, R (2017). Museos y Educación. Buscando Musas. Cuadernos de Educación. Edita: Sociedad Latina de Comunicación Social http://www.cuadernosartesanos.org/2017/cde06.p
Melgar, M.F., Chiecher, A., Elisondo, R., Donolo, D. (2017), Museos y consumo cultural. Percepciones y experiencias en la Noche de los Museos. E-rph: Revista electrónica de Patrimonio Histórico, 21, 171-204. https://revistadepatrimonio.es/index.php/erph/article/download/243/227
Melgar, M. F., Donolo, D. S., y Elisondo, R. C. (2018). Experiencias en museos. Zonas educativas posibles. Edetania. Estudios Y Propuestas Socioeducativos., (53), 241-256. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/333.
Moral, C. S. (2015). La creatividad en los museos, la aliada para la educación en el siglo XXI. Revista Sonda: Investigación y Docencia en Artes y Letras, (4), 29-39.
Rennie, L. (2007). Learning Science Outside of School.En Abell, S. y Lederman, N. (Eds.).Handbook of research on science education. New Jersey. Ed. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers
Santacana, J; Martínez, T., Llonch, N y López, V (2016) ¿Qué opinan los adolescentes sobre los museos y la didáctica? Revista Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, 31( 2), 23-38. https://ojs.uv.es/index.php/dces/article/view/8795/9073
Simón, N (2010) The Participatory Museum. http://www.participatorymuseum.org/
Tiburcio, E. (2015) "El Museo y sus Públicos. Estudio de los Visitantes Reales y Potenciales de los Museos en la Comunidad Autónoma de la Región de Murcia. Análisis Previo a los Estudios de Público de los Museos de Marrakech". Tesis Doctoral. Facultad de Educación Universidad de Murcia. https://dialnet.unirioja.es/servlefftesis?codigo=155212.
Vargas, N (2020) La educación de los públicos jóvenes en el Museo Nacional de Bellas Artes. EduSol, (20), 70, 132-146. http://scielo.sld.cu/pdf/eds/v20n70/1729-8091-eds-20-70-132.pdf
Zabala, M. E. y Galtés, R. (2006). Reflexiones teóricas sobre patrimonio, educación y museos. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales. (11): 233-261. https://www.redalyc.org/pdf/652/65201111.pdf.
Zapata, A. U. (2019). Educación expandida en clave formal y no formal: una revisión de la literatura académica. Revista Boletín Redipe, 8(9), 128-144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).