Aprendizagem auto-regulada e colaborativa usando modelos analógicos no sistema digestivo
Palavras-chave:
autoaprendizagem regulada, metacognição, estratégias de aprendizagem, aprendizagem baseada em modelização, sistema digestivoResumo
Este trabalho propõe avaliar a aprendizagem autorregulada e colaborativa no sistema digestivo (SD) e a homeostase do ambiente interno (IM) usando modelos analógicos em processo em 56 alunos da Faculdade de Ciências Biológicas. O grupo de alunos construiu modelos analógicos que refletem ideias anteriores e aprendidas sobre a função estrutura dos órgãos SD (condução, secreção, digestão) e integração de moléculas ao IM. 66% descreveram conhecimentos adequados sobre a estrutura-função e continuidade dos órgãos; 91% de secreção de glândulas anexas; 89% de digestão e 64% de absorção e transporte de moléculas de SD para IM. Por meio de esquemas em processo, 100% dos alunos interpretaram os componentes químicos do IM e 89% classificou os tipos de desidratação, refletindo sobre as possíveis soluções. No caso do problema, 76,5% indicaram ideias anteriores errôneas sobre MI no esquema inicial, corrigindo 88% por meio da aprendizagem autorregulada e colaborativa.Downloads
Referências
Adúriz-Bravo, A e Izquierdo, M. (2009). Un modelo de modelo científico para la enseñanza de las ciencias naturales. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 4(3), 40-49. https://doi.org/10.1016/S0187-893X(17)30151-9
Aliberas, J., Gutiérrez, R. Izquierdo, M. (2017). Introducción a un método para la conducción y análisis de diálogos didácticos basado en la evaluación de modelos mentales. Enseñanza de las Ciencias, 35(2), 7-28. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2028
Anijovich, R., Cappelletti, G. (2017). La evaluación como oportunidad. Buenos Aires: Editorial Paidós
Arrese, F.G., Olivares, J.L., Villarreal, M., Vincet ,G. y Alfageme, V. (2020) Modelo didáctico analógico como mediador de enseñanza y aprendizaje universitario del Sistema Cardiovascular. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 17(3), 3601. https://doi: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i3.3601
Bahamonde, N. y Gómez Galindo, A. A. (2016). Caracterización de modelos de digestión humana a partir de sus representaciones y análisis de su evolución en un grupo de docentes y auxiliares académicos. Enseñanza de las Ciencias, 34(1), 129-147. https://ensciencias.uab.es/article/view/v34-n1-bahamonde-gomez
Banet, E. y Núñez, F. (1988). Ideas de los alumnos sobre la digestión: aspectos anatómicos, Enseñanza de las Ciencias, 6(1), 30-37.
Barak, M. y Hussein-Farraj, R. (2013). Integrating model-based learning and animations for enhancing students’ understanding of proteins structure and function. Research in Science Education, 43(2), 619-636. https://doi.org/10.1007/s11165-012-9280-7
Crujeiras Pérez, B. y Jiménez Aleixandre, M. P. (2018). Influencia de distintas estrategias de andamiaje para promover la participación del alumnado de secundaria en las prácticas científicas. Enseñanza de las Ciencias, 36(2), 23-42. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2241
Daura, F.T. (2017). Aprendizaje autorregulado e intervenciones docentes en la universidad. 41(2). DOI: 10.15517/revedu.v41i2.21396
Furman, M. G., Poenitz, M. V., Podestá, M. E. (2012). La evaluación en la formación de los profesores de ciencias. (2012). Praxis & Saber, 3(6), 165-189. https://doi.org/10.19053/22160159.2008
Furman, M.G., Luzuriaga, M., Taylor, I., Anauati, M . V. y Podestá M. E. (2018). Abriendo la «caja negra» del aula de ciencias: un estudio sobre la relación entre las prácticas de enseñanza sobre el cuerpo humano y las capacidades de pensamiento que se promueven en los alumnos de séptimo grado. Enseñanza de las ciencias, 36(2), 81-103. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2519
Galagovsky, L. R., y Adúriz-Bravo, A. (2001). Modelos y analogías en la enseñanza de las ciencias naturales. El concepto de modelo didáctico analógico. Enseñanza de las Ciencias, 19(2), 231-242. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21735
García-Prieto, F. J., Pozuelos-Estrada, F. J., y Álvarez Álvarez, C. (2019). La Evaluación de Aprendizajes del Alumnado por parte del Profesorado Universitario Novel. Formación universitaria, 12(2), 3-16. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000200003
Gentiletti, M. G. (2012). Construcción colaborativa de conocimientos integrados. Aportes de la psicología cultural en las prácticas de la enseñanza. Contenidos y competencias. Ediciones novedades educativas. Buenos Aires.
Gonzalez Galli, L.M (2018). Explicaciones, concepciones y obstáculos sobre el origen de las especies en estudiantes de Escuela Secundaria de Argentina. Ciênc. Educ., Bauru, 24, (3), 741-758. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030013
González González, B. M. (2005). El modelo analógico como recurso didáctico en ciencias Experimentales. Revista Iberoamericana De Educación, 37(2), 1-16. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3722716
Harrison, A. G. y Treagust, D. F. (2000). A typology of school science models. International Journal of Science Education, 22(9), 1011-1026. https://doi.org/10.1080/095006900416884
Hernández Pina, F., Sales, P.J., de Fonseca Rosario, L., Cuesta Sáez de Tejada, J .D. (2010). Impacto de un programa de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Grado. Revista de Educación, 353, 571-588. http://hdl.handle.net/1822/11939.
Kolb, A. and Kolb D. A. (2001) Experiential Learning Theory Bibliography 1971-2001, Boston, Ma.: McBer and Co, http://trgmcber.haygroup.com/Products/learning/bibliography.htm
León, J., Núñez, J. y Liew, J. (2015). Self-determination and STEM education: effects of autonomy, motivation, and self-regulated learning on high school math achievement. Learning and Individual Differences, 43, 156-163. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2015.08.017
Oliva, J. M. (2019). Distintas acepciones para la i
dea de modelización en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las ciencias, 37(2), 5-24. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2648
Olivares, J. L., Arrese, F., Villarreal, M., Di Franco, M. G., Lozano, A., Alfageme, V., Vincet, G.N., Damm, N., Carassay, M.L. (2019). Análisis de emociones referidas por estudiantes universitarios ante distintas estrategias didácticas utilizadas durante su formación profesional. Diálogos Pedagógicos. 4 (34), 83-97.
Olivares, J. L, Morales, T.C. (2013). Partir de historias académicas para comunicar, resignificar y planificar aprendizajes relevantes. Revista Praxis Educativa, Vol. 17 N°2, pp.64-71. Bs. As: Miño y Dávila Editores.
Pérez, G y González Galli, L.M. (2020). Una posible definición de metacognición para la enseñanza de las ciencias. Investigações em Ensino de Ciências, 25 (1), 384-404. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p384
Prieto, T., Blanco López, A. y Brero Peinado, V. (2002). La progresión en el aprendizaje de dominios específicos. Enseñanza de las Ciencias, 20(1), 3-14. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21776
Roys Rubio, J., Pérez García, A. (2018). Estrategias de aprendizaje significativo en estudiantes de educación superior y su asociación con logros académicos. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 19, 145-166. https://www.researchgate.net/publication/324159774
Seel, N. M. (2017). Model-based learning: A synthesis of theory and research. Educational Technology Research and Development, 65(4), 931-966. http://dx.doi.org/10.1007/s11423-016-9507-9
Ventura, A. C., Cattoni, M. S. y Borgobello, A. (2017). Aprendizaje autorregulado en el nivel universitario: Un estudio situado con estudiantes de psicopedagogía de diferentes ciclos académicos. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal) Vol. 21(2): 1-20. http://dx.doi.org/10.15359/ree.21-2.15
Vergara-Morales, J., Del Valle, M., Díaz, A., Matos, L. y Pérez, M. V. (2019). Efecto mediador de la motivación autónoma en el aprendizaje. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21(7), 1-10. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e37.2131
Zohar, A (2006). El pensamiento de orden superior en las clases de ciencias: objetivos, medios y resultados de investigación. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, [en línea], 24(2), 157–172. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/75823 [Consulta: 5-11-2020].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).