Anotações sobre a organização e o funcionamento da Universidade Obreira Nacional (1953-1955)
Palavras-chave:
investigação educativa, pedagogias decoloniais, autorização discursiva.Resumo
Neste artigo começaremos por fundamentar a potência pedagógica da investigação educativa, dado que educa de um modo particular a respeito do que significa investigar e o cumulo de licenças e autorizações –assim como de exclusões- que deveriam estar compreendidas em seu devir e manifestações. A partir desta premissa, tentaremos discernir entre aquelas práticas que reeditam modos de colonialidade persistentes na academia e aqueles gestos com capacidade de ruptura a respeito das opressões de categorias tradicionais. Esperamos que tal inventário de práticas disruptivas- decoloniais em espírito, incluso de modo implícito- colabore com a (re) instituição de novas narrativas em uma expressão do que Catherine Walsh promete como políticas do nomear (Walsh, 2014) e o que a investigação social mais radical propicia como participação (disputada) nos modos de representar o mundo (Denzin & Lincoln, 2011, 2012; Kincheloe & McLaren, 2012). Esperamos, pois, que o próprio ato discursivo que o artigo expõe constitua um relato decolonizante, imbuído de sua própria força pedagógica.
Downloads
Referências
Alvarez de Tomassone, D. (2000) Universidad Obrera Nacional-Universidad Tecnológica Nacional. La génesis de una universidad (1948-1962). Editorial Universitaria de la U.T.N. Bs. As. Argentina.
Balduzzi, J. (1987) Peronismo, saber y poder. En: Hacia una pedagogía de la imaginación para América Latina.Buenos Aires: Editorial Contrapunto..
Dussel I. & Pineau P. (1995) “De cuando la clase obrera entró al paraíso: la educación técnica estatal en el primer peronismo” en Adriana Puiggrós Historia de la educación en Argentina; Tomo VI, Discursos pedagógicos e imaginario social durante el primer peronismo (1945-1955), Buenos Aires: Galerna.
Dussel, I. (1990) El movimiento estudiantil en el surgimiento de la Universidad Tecnológica Nacional: Los casos de la UBA y la UTN (1945-1966). Informe final de investigación. Buenos Aires: FLACSO.
Facio, M. (2014) “La Cenicienta de las Universidades” De la Universidad Obrera Nacional a la Universidad Tecnológica Nacional. El caso de la Facultad Regional Avellaneda (1943-1963) Tesis Final. Magister en Ciencias Sociales del Trabajo. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires. Argentina.
Gaggero, H. & Garro A. (2009) Mejor que decir es hacer, mejor que prometer es realizar. Estado, gobierno y políticas sociales durante el peronismo (1943-1955) Proyectos y realidades. Biblos-Fundación Simón Rodríguez, 2009. Buenos Aires, Argentina.
Jalil, V. (2009) La Universidad Obrera Nacional. Una experiencia de Educación Popular. XII Jornadas Interescuelas /Departamentos de Historia. Departamento de Historia, Facultad de Humanidades y Centro Regional Universitario Bariloche. Universidad Nacional del Comahue, San Carlos de Bariloche. Argentina.
Notas en torno a la organización y funcionamiento de la Universidad Obrera Nacional (1953-1955)
Kleiner, B. (1964) Veinte años de movimiento estudiantil reformista. 1943-1963.. Buenos Aires, Editorial Platina.
Malatesta, A. (2005) El surgimiento de la Universidad Obrera Nacional en la Argentina de fines de la década de 1940. Revista Diálogos Pedagógicos. III (6) 22-33.
Malatesta, A. (2008) La etapa fundacional de la Universidad Obrera Nacional. La conexión universitaria entre el aula y el trabajo. Buenos Aires: Editorial de la Universidad Tecnológica Nacional.
Malatesta, A. (2010).La creación de la universidad obrera nacional y la hora de la industria. La conexión universitaria entre el aula y el trabajo. Argentina: UCES.
Mollis M. (1991) La historia de la Universidad Tecnológica Nacional: una Universidad para hombres y mujeres que trabajan. Revista Realidad Económica nº 99, 2º bimestre, 91-108.
Nápoli, P. (2003) Política Educativa y Organización Académica en el período fundacional de la Universidad Tecnológica Nacional (1948-1962). Tesis Doctoral en Ciencias de la Eduacion. Univesidad Católica de La Plata. Argentina.
Novelli, N. (1986) Movimientos estudiantiles en la Universidad Tecnológica Nacional (1953-1958). Pontificia Universidad Católica Argentina. Facultad de Derecho y Ciencias Sociales. Instituto de Historia. Rosario. Argentina.
Pineau, P. (1991) Sindicatos, Estado y Educación Técnica (1936-1968). Buenos Aires:CEAL..
Pineau, P. (1997) De zoológicos y carnavales: las interpretaciones sobre la Universidad Obrera Nacional en Cucuzza Héctor Rubén. Estudios de Historia de la Educación durante el Primer Peronismo, 1943-1955. Universidad Nacional de Lujan. Buenos Aires: Editorial Los libros del Riel.
Plotkin, M. (1993) Mañana es San Perón. Propaganda, rituales políticos y educación en el régimen peronista (1946-1955) Argentina: EDUNTREF.
Pronko, M. (2003) “Las Universidades del trabajo en Argentina y Brasil”. Una historia de las propuestas de su creación. Entre el mito y el olvido”. Montevideo, Uruguay. Organización Internacional del Trabajo (Cinterfor/OIT)
Puiggrós, A. y Bernetti J. (1993) Peronismo: cultura política y educación (1945-1955).Buenos Aires: Galerna.
Sánchez Román, J. A. (2007) De las “Escuelas de Artes y Oficios” a la Universidad Obrera Nacional: Estado, elites y educación técnica en Argentina, 1912-1955. Universidad Complutense de Madrid. España.
Somoza Rodríguez, J. (1997) Interpretaciones sobre el proyecto educativo del Primer Peronismo. De “agencia de adoctrinamiento” a “instancia procesadora de demandas” en Anuario de Historia de la Educación, Nº1, Sociedad argentina de Historia de la Educación/Universidad Nacional de San Juan. San Juan. Argentina.
Tedesco, J. C. (1978) Educación e industrialización en argentina. Informe del Proyecto de desarrollo y Educación en América Latina y el Caribe de la UNESCO/CEPAL/PNDU. Santiago de Chile. Chile.
Tedesco, J. C. (1980) La educación argentina (1930-1955) Buenos Aires: CEAL.
Tedesco, J. C. (1986) Educación y Sociedad (1880-1945). Buenos Aires: Siglo XXI.
Weinberg, G. (1984) El descontento y la promesa. Buenos Aires: Editorial Belgrano..
Wiñar, D. (1970) Poder político y Educación. El peronismo y la CNAOP. ITDT. Centro de Investigaciones en Ciencias de la Educación. Buenos Aires, Argentina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).