Um museu suntuoso: Disco em face do peronismo

DOI:

https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-2916

Palavras-chave:

Juan Rodolfo Wilcock, Literatura argentina, Anti-Peronismo, Revista Disco, História literária

Resumo

A revista Disco (1945-1947), dirigida por Juan Rodolfo Wilcock, foi caracterizada pelos críticos como uma publicação distante das polémicas literárias e políticas da época, mas é possível relacionar sua orientação neorromántica com uma posição política anti-peronista. Em face do que percebia como uma crise terminal da civilização, a poesia da geração dos anos 1940 adotou um tom elegíaco e visava à restauração das formas clássicas. Na politização do campo literário, os "quarentistas" faziam parte do campo liberal ou antifascista, que, a partir de 1945, tornou-se antiperonista. Uma análise das capas das dez edições da revista e da seleção de textos estrangeiros mostra que, na Disco, a poética do movimiento quarentista, anterior ao peronismo, coexistía comum projeto cultural antiperonista. Essa afinidade vai além das conexões pessoais de Wilcock e se debe às características do neorromantismo. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Rucavado Rojas, University of Buenos Aires

Licenciado en Letras, Especialista en Traducción Literaria (Universidad de Buenos Aires) y autor de Libro apócrifo de Samuel y otros poemas (Caleta Olivia – Rangún, 2019). Publicó “Surgimiento y evolución del formato bilingüe de poesía traducida en Argentina” en Mutatis Mutandis (2022). Tradujo El matrimonio del cielo y el infierno y otras obras de William Blake para Colihue (2023). Becario Conicet (2021-2026), actualmente realiza una investigación doctoral sobre las traducciones en Argentina de los poetas románticos ingleses.

Referências

Bourbotte, Jeremías. “La impronta de Verde Memoria en la poesía castellana de J. R. Wilcock”. El hilo de la fábula, n.º 18, 2018, pp. 159-69, https://doi.org/10.14409/hf.v0i18

Chouhy Aguirre, Ana María. “Hojas secas. Persuación de los días: Oliverio Girondo”. Verde Memoria, n.º 4, sept. 1942, pp. 22-4.

Cristófalo, Américo. “Metafísica, ilusión y teología poética: notas sobre poesía argentina 1940-1955”. Literatura argentina del siglo XX, tomo 4, editado por David Viñas, Paradiso, 2007, pp. 62-72.

Croce, Benedetto. “Inscripción”. Disco, traducido por Juan Rodolfo Wilcock, n.º 1, nov. 1945, pp. 3-4, https://ahira.com.ar/revistas/disco/

Del Gizzo, Luciana. Volver a la vanguardia. El invencionismo y su deriva en el movimiento poesía buenos aires (1944-1963). Aluvión, 2017.

Del Gizzo, Luciana. “Presentación de la revista Disco”. Ahira. Archivo Histórico de Revistas Argentinas, septiembre de 2022, https://ahira.com.ar/revistas/disco/

Fiorucci, Flavia. “El antiperonismo intelectual: de la guerra ideológica a la guerra espiritual”. Fascismo y antifascismo. Peronismo y antiperonismo. Conflictos políticos e ideológicos en la Argentina (1930-1955), editado por Marcela García Sebastiani, Iberoamericana, 2006, pp. 161-93.

Fiorucci, Flavia. Intelectuales y peronismo, 1945-1955. Biblos, 2011.

Gasparini, Pablo. “Wilcock: a dos tiempos y a dos voces”. Fuera del canon. Escrituras excéntricas de América Latina, editado por Carina González, Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 2014, pp. 25-52.

García, Carlos y Martín Greco. La ardiente aventura. Cartas y documentos inéditos de Evar Méndez, director del periódico Martín Fierro. Albert, 2017.

Gilman, Claudia. “Polémicas II”. Irigoyen entre Borges y Arlt (1916-1930). Historia social de la literatura argentina, tomo VII, compilado por Graciela Montaldo, Contrapunto, 1989, pp. 53-67.

Girondo, Oliverio. “Manifiesto de ‘Martín Fierro’”. Martín Fierro, n.º 4, mayo 1924, pp. 1-2, https://ahira.com.ar/revistas/martin-fierro/

Halperín Donghi, Tulio, Argentina en el callejón. Ariel, 2006 [1964].

King, John. Sur. Estudio de la revista argentina y de su papel en el desarrollo de una cultura, 1931-1970. Traducido por Juan José Utrilla, Fondo de Cultura Económica, 1989.

Lafleur, Héctor et al. Las revistas literarias argentinas 1893-1968. CEAL, 2006 [1968].

Luna, Félix. El 45. Crónica de un año decisivo. Sudamericana, 1971.

Méndez, Evar. “Suplemento explicativo de nuestro manifiesto. A propósito de ciertas críticas”. Martín Fierro, n.º 8-9, septiembre de 1924, p. 2, https://ahira.com.ar/revistas/martin-fierro/

Méndez, Evar. “Aclaración”. Martín Fierro, n.º 44-5, noviembre de 1927, p. 6, https://ahira.com.ar/revistas/martin-fierro/

Mora, Jorge. “Balada del Intendente de Buenos Aires”. Martín Fierro, n.º 1, feb. 1924, p. 1, https://ahira.com.ar/revistas/martin-fierro/

Pasternac, Nora. Sur: Una revista en la tormenta. Paradiso, 2002.

Sarlo, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Nueva Visión, 2003.

Soler Cañas, Luis. La generación poética del 40. Ediciones Culturales Argentinas, 1981.

Stoneman, William. “Nazi Massacre of Four Italian Families Confirmed by Stoneman; Plan Memorial”. Minneapolis Star Journal, 26 de octubre de 1943, p. 14, www.newspapers.com

Wilcock, Juan Rodolfo, director. Disco, n.º 1-10, 1945-1947.

Wilcock, Juan Rodolfo. Ensayos de poesía lírica, s/n., 1945.

Wilcock, Juan Rodolfo. Paseo sentimental, Sudamericana, 1946.

Wilcock, Juan Rodolfo, y Ana María Chouhy Aguirre, directores. Verde Memoria, n.º 1-6, 1942-1944.

Zonana, Víctor Gustavo. Orfeos argentinos: lírica del ’40. Ediunc, 2001.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Rucavado Rojas, M. (2025). Um museu suntuoso: Disco em face do peronismo . Anclajes, 29(1), 71–85. https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-2916

Edição

Seção

Artigos