Imagens de arquivos em Mario Bellatin: do closet ao coming out

  • Leonel Cherri Universidad Nacional de Tres de Febrero - CONICET

DOI:

https://doi.org/10.19137/anclajes-2020-2412

Palavras-chave:

Mario Bellatin, Literatura latino-americana, Arquivos, Pós-filologia

Resumo

Este trabalho propõe-se a interrogar as formas de aparição do arquivo na obra de Mario Bellatin, focalizando especialmente em seus primeiros trabalhos. Entenderemos o arquivo como uma noção que nos permite analisar um campo operacional e como uma imagem ou figuração que permite apreciar a construção dos começos da obra do autor. O percurso inicia em Las Mujeres de Sal (1986), o primeiro livro publicado de Bellatin e que, a diferença dos seus primeiros trabalhos, é o único que não foi reeditado. No entanto, recentemente, o escritor mexicano fez dito texto participar da sua obra de várias maneiras: como um fragmento sobrevivente, como um imaginário, como um mistério ou um rumor. Propomos ler essa resistência ou inacessibilidade do texto como uma forma de desenfronhar o livro, isto é, confina-lo a um vazio material ou visual. Indagaremos, portanto, os sentidos confinados por trás do closet, para entender ao mesmo tempo os sentidos que permitem readquirir a obra, tira-la da negatividade pura: o seu coming out.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Cherri, Universidad Nacional de Tres de Febrero - CONICET

Licenciado en Letras de la Universidad Nacional del Litoral. Fue pasante docente en la cátedra de Teoría Literaria I de la Universidad Nacional del Litoral e Investigador Invitado en la Universidad de Groningen (Holanda). Actualmente se desempeña como coordinador académico del Programa de Estudios Latinoamericanos Contemporáneos y Comparados en la Universidad Nacional de Tres de Febrero y como secretario de redacción de la revista Chuy. Su Tesis Doctoral (UBA) aborda en la relación entre imagen y literatura en la obra de Mario Bellatin. Sus trabajos de investigación se enfocan en el estudio de las problemáticas del estatuto literario y de la literatura argentina y latinoamericana contemporáneas desde una perspectiva transdisciplinaria centrada en el análisis de documentos y de textos literarios y de otras artes, como en la puesta en relación de discursos y prácticas heterogéneas.

Referências

Acosta, José de. Histoire naturelle et morale des Indes occidentales. Paris, Payot y Bibliothèque Historique, 1979.

Arguedas, José María. “Yo no soy un aculturado”. El zorro de arriba y el zorro de abajo. Buenos Aires, Losada, 1971, pp. 296-298.

Agamben, Giorgio. Lo que queda de Auschwitz. El archivo y el testigo (Homo Sacer III). Valencia, Pre-textos, 2000.

Agamben, Giorgio. Homo Sacer. El poder soberano y la nuda vida. Valencia, Pre-Textos, 1998.

Bellatin, Mario. Obra reunida II. Buenos Aires, Anagrama, 2014.

Bellatin, Mario. “Diálogo de escritores latinoamericanos”. Feria Internacional del Libro de Buenos Aires. Buenos Aires, 2014.

Bellatin Mario. Condición de las flores. Buenos Aires, Entropía, 2008.

Bellatin, Mario. “Duchamp post mórtem. Una cabeza picoteada por los pájaros”. Otra parte n.° 13, 2007-2008.

Bellatin, Mario. El gran vidrio. Tres autobiografías. México, Anagrama, 2007.

Bellatin, Mario. Obra reunida. México, Anagrama, 2005.

Bellatin, Mario. “Mario Bellatin, un escritor de ficción” entrevistado por Graciela Goldchluk. La Plata, Universidad Nacional de La Plata, Cátedra de Filología, 2000, http://bit.ly/361DY7p

Bellatin, Mario. Las mujeres de sal. Perú, Lluvia, 1986.

Bellatin, Mario. Cuaderno de teología, edición digitalizada por Leonel Cherri y Juan Pablo Cuartas, Buenos Aires, Área de Crítica Genética y Archivos de Escritores de la Universidad de La Plata, Colección Archivo Bellatin, 2017.

Blanchot, Maurice. El libro que vendrá. Venezuela, Monte Ávila, 1992.

Bourdieu, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Buenos Aires, Editorial Montressor, 2002.

Buck-Morss, Susan. La dialéctica de la mirada: Walter Benjamin y el proyecto de los pasajes. Madrid, Visor, 1995.

Cherri, Leonel y Juan Pablo Cuartas. “El nombre del universo: primeros apuntes sobre el Cuaderno de Teología de Mario Bellatin". Manuscrítica. Revista de Crítica Genética, n.° 33, 2017, pp. 73-89.

Cherri, Leonel. “Mario Bellatin, la imagen como forma”. El texto literario como reflexividad, crítica y teoría compilado por Hugo Echagüe. Santa Fe, Editorial de la Universidad Nacional del Litoral, 2018, pp. 31-64.

Cortés Rocca, Paola. “La insoportable levedad del yo. Iturbide y Bellatin en El baño de Frida Kahlo”. Filología n.° 44, 2013, pp. 5-22.

Cuartas, Juan Pablo. Los comienzos de Mario Bellatin: tiempo y consistencia en Efecto invernadero. Tesis de licenciatura. La Plata, Universidad Nacional de La Plata, 2014.

Derrida, Jacques et al. “Archivo y borrador”. Palabras de archivo compilado por Graciela Goldchluk y Mónica Pené, Santa Fe, Editorial de la Universidad Nacional del Litoral, 2013, pp. 207-235.

Foucault, Michel. “El ‘no’ del padre (1962)”. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría, vol. 14, n.° 50, 1994, pp. 483-495.

Foucault, Michel. Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. Buenos Aires, Siglo XXI, 1968.

Foucault, Michel. “La ética del cuidado de sí como práctica de la libertad”. Nombres, año X, n.º 15, oct. 2000, pp. 257-280.

Foucault, Michel. Historia de la sexualidad I: La voluntad de saber. Buenos Aires, Siglo XXI, 2005.

Hamacher, Werner. 95 tesis sobre la Filología. Buenos Aires, Miño y Dávila, 2011.

Huamán, Miguel Ángel. “Mujeres de Sal”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, vol. 13, n.° 25, 1987, pp. 253-255.

Jesi, Furio. “Inatualittà di Dionísio”. Materiali mitologici. Mito e antropologia nella cultura mitteleuropea organizado por Andrea Cavalleti. Torino, Einaudi, 2001.

Lacan, Jacques. Seminario V. Las formaciones del Inconsciente: 1957-1958. Buenos Aires, Paidós, 2009.

Link, Daniel. Fantasmas. Imaginación y sociedad. Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2009.

Lispector, Clarice. “Estado de graça”. Jornal do Brasil 6 may. 1968.

Love, Heather. Feeling backward. Loss and the politcs of queer history. London, Harvard University Press, 2007.

Mignolo, Walter. "Escribir la oralidad: la obra de Juan Rulfo en el contexto de las literaturas del Tercer Mundo." Juan Rulfo. Toda la obra, coordinado por Claude Fell. Madrid, Archivos, 1996, pp. 531-548.

Ruiz, Facundo. "Vitrinas narrativas. Mario Bellatin y el relato fotográfico". Revista de crítica literaria latinoamericana, vol. 34, n.° 68, 2008, pp. 201-210.

Santisteban, Rocío. “Testimonio”. San Marcos en los 80s. 11 de dic. de 2009, sanmarcos1980s.wordpress.com.

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Cherri, L. (2020). Imagens de arquivos em Mario Bellatin: do closet ao coming out. Anclajes, 24(1), 19–36. https://doi.org/10.19137/anclajes-2020-2412

Edição

Seção

Artigos