Tendências globais de mobilidade acadêmica no contexto de migração qualificada. O caso da Universidade Nacional do Sul, Bahia Blanca, Argentina

  • Rosa Ángela Fittipaldi Departamento de Geografía y Turismo Universidad Nacional del Sur
  • Loreana Claudia Espasa Departamento de Geografía y Turismo Universidad Nacional del Sur https://orcid.org/0000-0002-7585-6749
  • Aldana Mastrandrea Comisión de Investigaciones Científicas-Universidad Nacional del Sur, Departamento de Geografía y Turismo

Palavras-chave:

Migração qualificada, Internacionalização do ensino superior, Mobilidade acadêmica, Univer-sidade Nacional do Sul

Resumo

A mobilidade acadêmica é um processo que tem adquirido cada vez mais visibilidade nas últimas décadas, favorecido pela articulação de lógicas globais, links e redes que operam em diversas escalas. A divulgação das ofertas académicas oferecidas pelos diversos programas e convénios, celebrados entre Instituições de Ensino Superior, tem sido um dos principais factores que explicam este tipo de mobilidade, enquadrada na migração qualificada. A configuração dos espaços de mobilidade depende de acordos institucionais, bolsas, padrões de qualidade, prestígio das instituições e competitividade no domínio científico. O objetivo deste estudo é analisar as tendências atuais da migração qualificada no contexto da Internacionalização do Ensino Superior, tomando como estudo de caso a Universidade Nacional do Sul (UNS) para o período 2007-2019. Foi adotada uma metodologia mista quali-quantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e processamento de dados oficiais disponíveis na Subsecretaria de Internacionalização da UNS. Embora a mobilidade acadêmica na Argentina seja um fenômeno representativo dentro dos movimentos migratórios latino-americanos, esse dinamismo ainda não é muito significativo se comparado a outras regiões, como a União Européia, onde os intercâmbios acadêmicos estão mais consolidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreana Claudia Espasa, Departamento de Geografía y Turismo Universidad Nacional del Sur

Profesora y Licenciada en Geografía por la Universidad Nacional del Sur (2007 y 2011). Posee un Postítulo de Especialización Docente de Nivel Superior en Educación en Contextos de Encierro (Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires – 2019). Se ha desempeñado como profesora a cargo de la asignatura Elementos de Geografía. PEUZO - Universidad Provincial del Sudoeste. Carrera Tecnicatura Universitaria en Emprendimientos Turísticos en las sedes de Tornquist (2015), Monte Hermoso (2016) y como Asistente de Docencia en la misma cátedra en la sede Pigüé (2020).

Actualmente, se desempeña como asistente de docencia en el Departamento de Geografía y Turismo en las cátedras de Geografía Económica Política y Social, Geografía Histórica y Geografía de América y Oceanía. Participa en calidad de Docente investigadora (Categoría V) en dos Proyectos de Investigación. Trabaja además como profesora titular en establecimientos de educación media y en el CENS 463 que funciona en la Unidad Penitenciaria Nº4 de la ciudad de Bahía Blanca. Es coautora de más de 25 publicaciones  de carácter nacional e internacional entre libros, revistas, capítulos de libros y actas de congresos científicos.

Referências

Bermúdez Rico, R. E. (2015). La movilidad internacional por razones de estudio: Geografía de un fenómeno global. Migraciones Internacionales, 8(1), pp. 95 – 125. Disponible en: www.redalyc.org/pdf/151/15132994004.pdf

Didou Aupetit, S. (2017). La internacionalización de la educación superior en América La-tina: transitar de lo exógeno a lo endógeno. Cuadernos de Universidades I. México: UDUAL. Disponible en: https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2018/06/1-INTERNACINALIZACION.pdf

Domínguez Mujica, J. (2020). Repensar la movilidad humana ante la pandemia del CO-VID19. Asociación Española de Geografía. Reflexiones sobre la crisis Covid19. Disponible en: https://www.age-geografia.es/site/reflexiones-sobre-la-crisis-covid-19/

Fittipaldi, R., Mira, S. y Espasa, L. (2012). Movilidad de estudiantes de Educación Supe-rior en el contexto de las migraciones contemporáneas. La experiencia de la Universidad Nacional del Sur. Revista Universitaria de Geografía, 21, pp. 113 – 136. Universidad Na-cional del Sur, Bahía Blanca: Editorial de la Universidad Nacional del Sur. Disponible en: http://bibliotecadigital.uns.edu.ar/pdf/reuge/v21n1/v21n1a06.pdf

Fittipaldi, R., Mira, S. y Espasa, L. (2016). Aspectos geográficos de las migraciones por estudio. Nuevas tendencias de la migración calificada. Contribuciones Científicas. GAEA Sociedad Argentina de Estudios Geográficos, 28, pp. 105 - 118.

García de Fanelli, A. (2009). La movilidad académica y estudiantil: reflexiones sobre el caso argentino. En: Didou Aupetit, S; Gérard E. (eds.) Fuga de cerebros, movilidad académica, redes científicas Perspectivas latinoamericanas, pp. 117 – 125. Editorial Cinvestav. México, D. F. Disponible en: http:// www. unesdoc.unesco.org/ images/0018/001864/186433s.pdf

Hernández Rodríguez, C. M. (2012). Relaciones e identidades sociales de los estudiantes y profesionales colombianos en Buenos Aires. En: Chile Revista De Ciencias Sociales ISSN: 0718-3631 ed:v.28 fasc.N/A pp..146 – 167. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70824554008

Hermo, J P. y Pittelli, C. (2009). La creciente importancia de la movilidad estudiantil trans-nacional: América Latina y la OCDE en visión comparada. IX Coloquio Internacional sobre Gestao Universitaria na América do Soul. Florianópolis- Brasil (25 a 27 de noviembre de 2009). 14 pp. Disponible en: https://core.ac.uk/reader/30355552

Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC), (2019). La movilidad en la educación superior en América Latina y el Caribe: retos y oportunidades de un convenio renovado para el reconocimiento de estudios, títulos y diplomas. Caracas. Disponible en: https://www.iesalc.unesco.org/2020/02/20/la-movilidad-en-la-educacion-superior-en-america-latina-y-el-caribe-retos-y-oportunidades-de-un-convenio-renovado-para-el-reconocimiento-de-estudios-titulos-y-diplomas-2019/

Marum Espinosa, E. (2004). La movilidad de estudiantes, características y opiniones de los estudiantes extranjeros en Guadalajara, Jalisco, México. Perfiles educativos, Vol.26, Nº 106, pp.143-158. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982004000100007

Mira, S. G.; Fittipaldi, R. A. (2015) La Educación Superior, problemáticas y desafíos en los escenarios emergentes de las migraciones actuales. En De Oliveira Dias, L.; Freire De Luce-na, A. Migraçoes Internacionais e Políticas Públicas. Goias. Brasil: Editora Espacio Acadé-mico. Editora da. PUCGO5. pp. 201 - 217.

Moreno, M. (2020). Expectativas y determinantes sobre la migración de retorno de científi-cos argentinos desde Estados Unidos. Población y Sociedad, 27(1). Disponible en: https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/pys/article/view/3748

Moncada Cerón, J. S. (2011). La internacionalización de la educación superior, factor clave para fortalecer la calidad educativa y mejorar las condiciones de vida de la sociedad. Revis-ta Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 4(2), pp. 55-71. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/5610/561058723003.pdf

Sitio oficial Universidad Nacional del Sur. Subsecretaría de Internacionalización (2019). Disponible en: https://www.uns.edu.ar/contenidos/406/94#inicio

Vasilachis de Gialdino, I. (2007). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.

Vieytes, R. (2004). Metodología de la investigación en organizaciones, mercado y sociedad: epistemología y técnicas. Buenos Aires: De las Ciencias.

Villalobos Chacón, F. A. (2017). La universidad en red y sus ventajas para la regionaliza-ción y cooperación académica en América Latina: casos de Colombia, Brasil, México y Cos-ta Rica. Revista Internacional de Cooperación y Desarrollo 4(1), pp. 156-171. Disponible en: https://revistas.usb.edu.co/index.php/Cooperacion/article/view/3122/2612

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Fittipaldi, R. Ángela, Espasa, L. C., & Mastrandrea, A. (2021). Tendências globais de mobilidade acadêmica no contexto de migração qualificada. O caso da Universidade Nacional do Sul, Bahia Blanca, Argentina. Huellas, 25(1), 51–72. Recuperado de https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/huellas/article/view/5318

Edição

Seção

Artículos