Fotografar o ambiente. Contribuições de uma experiência com crianças e adolescentes do bairro
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2024-08-0202Palavras-chave:
ambiente, comunidade, direitos das crianças, projeto de extensãoResumo
Este artigo parte de uma experiência de trabalho no âmbito do projeto de extensão "Educação e Promoção dos Direitos no Bairro José Luis Cabezas de Ensenada" (FaHCE-UNLP). Este consistiu numa oficina de fotografia focada na temática do meio ambiente, por meio da qual foram desenvolvidas diversas atividades com crianças e adolescentes do bairro. A partir daí, o artigo busca destacar duas dimensões que atravessam o trabalho de extensão da nossa equipe. Por um lado, uma estratégia metodológica baseada na recuperação e valorização dos saberes e práticas das crianças e adolescentes. Por outro lado, uma perspectiva “de baixo” que, como parte do território, adquire pleno significado em e para seus habitantes. Conclui-se que a oficina, orientada por a promoção do acesso aos direitos, fortaleceu a concepção do meio ambiente como um amálgama entre o natural e o construído.
Downloads
Referências
Cavalli Dalla Rizza, V. (2020). Estar y producir en colectivo. Reflexiones sobre los saberes desde la experiencia de los Espacios de Formación Integral de la Universidad de la República. +E: Revista de Extensión Universitaria, 10(13), e0009. https://doi.org/10.14409/extension.2020.13.Jul-Dic.e0009.
D´Amico, P. y Agoglia, O. (2019). La cuestión ambiental en disputa: el ambientalismo hegemónico y la corriente ambiental crítica. Lecturas desde y para América Latina. Revista Colombiana de Sociología, 42(1), 97-116.
Ezcurra, D.; Girado, A. y Migueltorena, A. (2020). Territorializar la extensión universitaria: diálogo de saberes y co-construcción de conocimiento. Revista Masquedós, 5(5).
Gómez Cruz, E. (2012). De la cultura Kodak a la imagen en red. Una etnografía sobre fotografía digital. UOC.
Ingold, T. (2002). The perception of environment. Routledge.
INADI-UNLP (2014). Discriminación y racismo en la ciudad de La Plata. INADI.
Pi Puig, A. P. (2019). Abordajes sobre el ambiente en la teoría sociológica: diálogo entre formulaciones del Norte y cuestionamientos al desarrollo del Sur. Revista Colombia de Sociología, 42(1), 73-95.
Sontag, S. (2006). Sobre la fotografía. Alfaguara.
Tommasino, H. y Cano, A. (2016). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo XXI: tendencias y controversias. Universidades, 67, 7-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.