Abordagem de cidades sustentáveis por meio da robótica em comunidades de fronteira no Norte da Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2024-08-0203Palavras-chave:
maquetas, escolas rurais, educação ambiental, tecnologia da comunicação, robótica educativaResumo
Este artigo partilha a experiência gerada por um projeto de extensão em cidades fronteiriças da Costa Rica, que é uma aliança entre o governo local do cantão de Upala e a universidade pública. O objetivo deste projeto é reduzir a lacuna tecnológica nos distritos de Las Delicias, Central e San José de Upala através da robótica, da programação e da leitura criativa, utilizando o tema das cidades sustentáveis como eixo transversal. É implementada uma estratégia baseada na abordagem STEAM, que promove a aprendizagem interdisciplinar através de workshops práticos e guias didáticos. Durante a execução do projeto, foram alcançados resultados significativos, como a participação dos alunos e a transferência de conhecimentos sobre cidades sustentáveis e robótica. Professores e bibliotecários receberam formação para replicar os workshops de forma autónoma, garantindo a sustentabilidade do projeto a longo prazo.
Downloads
Referências
Arlegui de Pablos, J., Pina, A.(2010). Enseñanza-aprendizajeconstructivista a través de laRobótica Educativa. CiDd: IICongreso Internacional de Didácticas.http://www.udg.edu/portals/3/didactiques2010/guiacdii/ACABADES%20FINALS/269.pdf
Ministerio de Planificación Nacional y Política Económica. (2018). Costa Rica Índice de Desarrollo Social 2017. MIDEPLAN .
Organización Internacional para las Migraciones (OIM). (2023). Indicadores de Gobernanza de la Migración a Nivel Local Perfil 2023. Municipalidad de Upala.
Ortega, G., Tellez, A., & Guarnizo, J. (2021). Entorno pedagógico para la enseñanza en básica primaria mediante el uso de sistema robótico comercial. Scielo , 26(1). https://doi.org/10.14483
Quiroga, L. (2018). La robótica: Otra forma de aprender ¿Por qué podemos acercar la robótica a la educación infantil? Dialnet , 25(1), 51-64.
Suárez, A., Martinez, P., García-Costa, Daniel, & Martos, J. (2018). Contribución de la Robótica Educativa en la Adquisición de conocimientos de Matemáticas en la Educación Primaria. Magister, 30(2), 43-54. https://doi.org/10.17811
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.