Cartografias colaborativas e patrimônio cultural: práticas de extensão e audioguia no Centro Cultural “Paco Urondo” (FILO-UBA)

DOI:

https://doi.org/10.19137/cuadex-2023-07-0207

Palavras-chave:

arte-cidade, patrimônio cultural urbano, extensão universitária, guia de áudio, drift

Resumo

Convocadas e convocados a refletir sobre possíveis pontes entre práticas de extensão e modos de preservação do patrimônio cultural, neste trabalho nos propomos resgatar e analisar uma experiência realizada dentro do Centro Cultural Universitário "Paco Urondo" - dependente da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires- com base em um seminário sobre Práticas Socioeducativas Territorializadas (PST) que realizamos durante o bimestre de verão de 2022. Como exemplo integral entre ensino, extensão e pesquisa, este seminário nos permitiu implantar cartografias colaborativas sobre o patrimônio do espaço escolhido, a partir de seu entorno urbano; entregando como produto final do curso um material que consistia em um guia de áudio para viajar de metrô, ligando dois campi da faculdade. Sustentamos que aí o patrimonial se tornou um saber-ferramenta para o reforço de identidades partilhadas no seio da comunidade educativa, mas também, um próspero convite a olhar para a cidade e (re)conhecê-la a partir de outras perspetivas.

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Biografia do Autor

María Laura González, Departamento de Artes/ Instituto de Historia del Arte Argentino y Latinoamericano "Luis Ordaz", Facultad de Filosofía y Letras, Universidad e Buenas Aires

Licenciada y Profesora en Enseñanza Media y Superior en Artes (Universidad de Buenos Aires). Obtuvo su doctorado en Historia y Teoría de las Artes (Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires). Es actriz egresada de la Escuela Metropolitana de Arte Dramático (EMAD). Se desempeña como Profesora Adjunta de Teoría y Crítica del Teatro y de Seminarios sobre Arte y ciudad (ambos en Artes, FFyL-UBA); de Historia de las Poéticas y Dramaturgias del Teatro Universal II (en la Diplomatura en Dramaturgia, Centro Cultural Universitario Paco Urondo-FFyL-UBA) y de Artes Escénicas Contemporáneas (en la EMAD). Ha sido becaria doctoral y posdoctoral del CONICET. En la actualidad integra diversos de grupos de investigación universitarios donde estudia problemáticas relativas a: teatro, arte público, arte/política, performances urbanas, espacio público, memoria urbana y patrimonio cultural. Dirige el Proyecto de investigación Filocyt “Cartografías de lo inmaterial. Destilar la inmutabilidad urbana desde lo efímero, performático y teatral”. Ha dictado seminarios, cursos de posgrado y conferencias especiales sobre estos temas en Argentina y Brasil, y ha publicado en diversas revistas académicas, tanto nacionales como internacionales. Dentro del ámbito artístico se desempeña como actriz y cantante, habiendo trabajado en más de treinta obras teatrales junto a destacadxs directorxs y dramaturgxs del campo teatral de Buenos Aires. Publicó el libro La Organización Negra. Performances urbanas entre la vanguardia y el espectáculo (editorial Interzona, 2015) y desde 2009 forma parte del staff de colaboradorxs de la revista teatral Funámbulos.

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Otros materiales

Audioguía “Deriva Urondo”. Disponible en: http://novedades.filo.uba.ar/novedades/audiogu%C3%ADa-deriva-urondo

Publicado

2023-11-29

Como Citar

González, M. L., & Lisoni, N. (2023). Cartografias colaborativas e patrimônio cultural: práticas de extensão e audioguia no Centro Cultural “Paco Urondo” (FILO-UBA). Cuadernos De Extensión Universitaria De La UNLPam, 7(2), 124–143. https://doi.org/10.19137/cuadex-2023-07-0207

Edição

Seção

Dossier