Experiência vinculativa entre Escolas Agrotécnicas e Faculdade de Ciências Veterinárias-UNLPam

DOI:

https://doi.org/10.19137/cuadex-2021-05-01

Palavras-chave:

inculação acadêmica, Escola Agrotécnica, Faculdade de Ciências Veterinárias, produção ovina, estrutura da população

Resumo

Este trabalho resulta da implementação da Práxis, Reflexão e Ação de forma participativa, entre alunos e professores dos últimos anos de escolas agrotécnicas, em conjunto com alunos e investigadores da Faculdade de Ciências Veterinárias, através do estudo de propriedades emergentes de uma população de ovinos. Foi desenvolvido a partir da articulação de todos os atores, partindo de uma situação problema, promovendo o pensamento crítico e colaborativo que fomentou a aquisição de competências para intervir em situações reais de produção na sua comunidade. A extensão universitária promove a expansão das experiências levando-os para o campo e permite um enriquecimento do aprendizado. Para os integrantes do ambiente universitário, a formação continuada também significa se expor à realidade de sua disciplina, além da sala de aula e conferir os conhecimentos adquiridos a uma parte da sociedade, entendendo que através do ensino também é possível aprender.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Bettina Gómez, Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Pampa

Médico Veterinario. Especialista en Sanidad de los Rumiantes domésticos. Doctora en Ciencias Agropecuarias Profesora Adjunta de la Cátedra de Biología General.

Melina Castillo, Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Pampa

Médica Veterinaria. Especialista en Sanidad de los Rumiantes domésticos. Cátedra de Biología General y Cátedra de Inmunología Especial.

Dante Alberto Cerutti, Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Pampa

Médico Veterinario. Especialista en Reproducción Bovina. Magister en Reproducción. Cátedra de Reproducción Animal. 

Pedro Vicente Palermo, Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Pampa

Estudiante de Medicina Veterinaria.

Referências

Alemany, C. y Sevilla Guzmán, E. (2007). ¿Vuelve la extensión rural? Reflexiones y propuestas agroecológicas vinculadas con el retorno y fortalecimiento de la extensión rural en América Latina. Realidad Económica, (227), pp. 52-74.

Barrientos, M.A. y Ryan, S.L. (2015). Relación entre extensión, educación y comunicación. Compendio Bibliográfico. Asignatura Extensión Rural. Facultad de Ciencias Agropecuarias (FCA), Universidad Nacional de Córdoba (UNC). http://agro.unc.edu.ar/~extrural/Barryan.pdf.

Fals Borda, O. y Rodrigues Brandao, C. (1986). Investigación Participativa. Instituto del hombre. Ediciones de la Banda Oriental.

Ferrer, G. y Barrientos, M. (2016). Sinergia entre extensión y docencia en la Facultad de Ciencias Agropecuarias de Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) Revista +E, (6), 248-255. Santa Fe, Argentina. Ediciones Universidad Nacional del Litoral (UNL). doi: https://doi.org/10.14409/extension.v1i6.6350

Freire, P. (1973). ¿Extensión o Comunicación? La concientización en el medio rural. Editorial Siglo XXI.

Gómez, M. B. (2017). Caracterización del potencial lanero y productivo de los biotipos ovinos presentes en la Región Central Argentina. Tesis Doctoral Universidad Católica de Córdoba.

Gómez, M. B.; Castillo, M.; Aguirre, S. I.; Díaz, W.; Vargas, M.; Hick, M. V. H.; Castillo, M. F.; Frank, E. N. (2016). Caracterización de la estructura de los rebaños ovinos del norte de la provincia de La Pampa. Revista de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal, 24(1), 1-5.

Hick, M.V.H. y Frank, E.N. (2013). Descripción y alcances de la utilización de la metodología de Estructura Poblacional en Rumiantes Menores productores de fibra. En Memorias XXIII Reunión Latinoamericana de Producción Animal y IV Congreso Internacional de Producción Animal Tropical, 2622-2633.

Lou, Y. y Macgregor, S. K. (2004). Enhancing project-based learning through online between-group collaboration. Educational Research and Evaluation, 10(4-6), 419-440.

Peralta, M. I. (2010). “La Universidad en la construcción de Políticas Públicas” [Panel]. En IV Congreso Nacional de Extensión Universitaria. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza. 10 al 12 de noviembre de 2010. http://www.uncuyo.edu.ar/extension/upload/Mar%C3%ADa_In%C3%A9s_Peralta.pdf

Documentos:

Resolución 079/2019 Consejo Directivo de la Facultad de Ciencias Veterinarias de la UNLPam. Por la cual se aprueba el Proyecto de Extensión “Vinculación entre docentes y alumnos de escuelas agrotécnicas y Facultad de Ciencias Veterinarias UNLPam para contribuir a la solución de problemas detectados en majadas ovinas a partir de un análisis de estructura poblacional”. 28 de Marzo de 2019.

https://actosresolutivos.unlpam.edu.ar/static_ecs/media/uploads/pdf/8_4_2019_79.pdf

Publicado

2021-02-13

Como Citar

Gómez, M. B., Castillo, M., Cerutti, D. A., & Palermo, P. V. (2021). Experiência vinculativa entre Escolas Agrotécnicas e Faculdade de Ciências Veterinárias-UNLPam. Cuadernos De Extensión Universitaria De La UNLPam, (5). https://doi.org/10.19137/cuadex-2021-05-01

Edição

Seção

Artículos