Uma aula de literatura: escrita da leitura

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270116

Palavras-chave:

aula, narração docente, roteiro conjectural, texto-leitura, envios

Resumo

No texto foi apresentado o estudo de um caso particular onde o autor compartilha a narração de uma prática docente, ou seja, o roteiro conjectural (Bombini, 2002) de uma aula de literatura. O corpo procedimental evidencia a maneira como na aula se ensaia a produção de textos-leituras (Barthes, 1970) por parte dos/as estudantes a partir do romance O velho e o Mar de Ernest Hemingway. Os objetivos deste trabalho foram habilitar a circulação de uma aula, registrar uma prática particular, discutir o quê, o como, e o desde que posição se lê, valorizando o horizonte de intervenção docente que possibilita a geração de envios (Gerbaudo, 2011) e diálogos em torno da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Aranda, Universidad Católica de Santa Fe, Argentina

Profesor  y Licenciado en Letras (UCSF). Especialista Docente de Nivel Superior en Escritura y Lectura. Diplomado Superior en Pedagogías de las Diferencias. Diplomado en Escritura Creativa. Se desempeña como investigador, docente y escritor. Colaboró con artículos y ensayos para diversos medios. Varios de sus trabajos se pueden encontrar en la web.

Referências

Barthes, R. (2010) [1977]. Fragmentos de un discurso amoroso. Siglo XXI.

Barthes, R. (1994) [1970]. Escribir la lectura. En R. Barthes (1994), El susurro del lenguaje. Paidós.

Bombini, G. (2001). La literatura en la escuela. En M. Alvarado (Coord.), Entre líneas. Teorías y enfoques en la enseñanza de la escritura, la gramática y la literatura. Flacso/Manantial.

Bombini, G. (2002). Prácticas docentes y escritura: hipótesis en torno a una relación productiva. Primeras Jornadas de Prácticas y Residencias en la Formación Docente, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba. http://renpyr.xtrweb.com/jornadas/(D)%20Practicas/WebTrabajos/BOMBINI%20T.htm

Freire, P. (2008) [1981]. La importancia de leer. En La importancia de leer y el proceso de liberación. Siglo XXI.

García Márquez, G. (1981). Mi Hemingway personal. http://elpais.com/diario/1981/07/29/opinion/365205612_850215.html

Genette, G. (2001) [1987]. Prólogo. En Genette (2001), Umbrales. Siglo XXI.

Gerbaudo, A. (2011). Precisiones categoriales (a modo de introducción). El docente como autor del currículum: una reinstalación política y teórica necesaria. En A. Gerbaudo (Dir.), La lengua y la Literatura en la escuela secundaria. UNL-Homo Sapiens Ediciones.

Hemingway, E. (2011). El viejo y el mar. Debolsillo.

Kristeva, J. (1978). La productividad denominada texto. En Semiótica II. Fundamentos.

Montes, G. (1999). La frontera indómita. En torno a la construcción y defensa del espacio poético. Fondo de Cultura Económica.

Plimton, G. (1954). “Entrevista a Ernest Hemingway”. https://www.agenciapacourondo.com.ar/cultura/entrevista-ernest-hemingway

Villoro, J. (2003). Prólogo. En E. Hemingway (2011), El viejo y el mar. Debolsillo.

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Aranda, P. (2023). Uma aula de literatura: escrita da leitura. Praxis Educativa, 27(1), 1–10. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270116

Edição

Seção

Artículos