Geografia e Geógrafos do século XXI: Horizontes e perspectivas

Palavras-chave:

globalização, territórios, transformações, geografia, expectativas profissionais

Resumo

O presente trabalho reúne análises e reflexões que o auto expus nos últimos anos em diversas conferencias e cursos destinados a docentes, investigadores, graduados e alunos de graduação e pós-graduação das universidades nacionais do Nordeste (UNNE), Patagônia Austral (UNPA) e Catamarca (UNCa) na Argentina e da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). O objetivo é contribuir no diagnóstico da configuração do mundo atual e das transformações que evidenciam os espaços geográficos com a intenção de dar um novo significado ao papel da geografia e de seus fazedores em um contexto de grande dinamismo. Nesse sentido, põem-se à vista alguns análises, apreciações e reflexões próprios e outros de destacados pensadores que aportam valiosas ideias, percepções e preocupações sobre o estado da geografia e as perspectivas existentes para afrontar as mudanças que acontecem na disciplina e os que, inevitavelmente, acontecerão nos próximos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Edin Cuadra, Universidad Nacional del Nordeste. Facultad de Humanidades. Departamento de Geografía.

Profesor Adjunto Regular de la cátedra Introducción a la Geografía (Profesorado y Licenciatura en Geografía).

Profesor Titular de la cátedra Seminario de Geografía Humana (Licenciatura en Geografía).

Investigador Categoría 3 del Programa de Incentivos (SGCyT-UNNE).

Director del Instituto de Geografía de la UNNE (por concurso, período 2012-2016).

 

Referências

Berciano Villalibre, M. (1998). Debate en torno a la Posmodernidad. Madrid, España: Editorial Síntesis.

Bernete, F. (2010). Usos de las TIC, relaciones sociales y cambios en la socialización de las y los jóvenes. Revista de Estudios de Juventud, (88), Universidad Complutense de Madrid, 97-114.

Blanco, J. (2009). Espacio y territorio: elementos teórico-conceptuales implicados en el análisis geográfico. En: M. V. Fernández Caso y R. Gurevich. Geografía. Nuevos temas, nuevas preguntas. Un temario para su enseñanza (pp. 37-64). Buenos Aires, Argentina: Ed. Biblos.

Buzai, G. (1998). Impacto de la geotecnología en el desarrollo teórico metodológico de la ciencia geográfica. Hacia un nuevo paradigma en los albores del siglo XXI. Tesis Doctoral. Mendoza, Argentina: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo.

Capel, H. (1998). Una geografía para el siglo XXI. Scripta Nova.

Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, 2 (19), Universidad de Barcelona, 1998, 1-13.

Cuadra, D. E. (2013). Teoría de la geografía: reflexiones en torno a la identidad de la disciplina. Revista Perspectiva Geográfica, 18 (2), Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, 325-46.

Cuadra, D. E. (2014). Los enfoques de la geografía en su evolución como ciencia. Revista Geográfica Digital, 11 (21), Universidad Nacional del Nordeste, 1-22.

Daus, F. (1978). Qué es la geografía. Buenos Aires, Argentina: Editorial Columbia. Oikos.

Galeano, E. (2001). Palabras andantes. Buenos Aires, Argentina: Producciones Gráficas S.R.L.

Gurevich, R. (2005). Sociedades y territorios en tiempos contemporáneos. Una introducción a la enseñanza de la geografía. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica S. A.

Harvey, D. (1998). La condición de la posmodernidad. Investigación sobre los orígenes del cambio cultural. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu Editores.

Lacoste, Y. (1977). La geografía un arma para la guerra. Barcelona, España: Ed. Anagrama.

Liendo, O. y Romegialli, M. (1997). La enseñanza de la Geografía en un mundo globalizado. Geografía y globalización en el siglo XX. Buenos Aires, Argentina: Contribuciones Científicas GǢA-Sociedad Argentina de Estudios Geográficos.

López Fernández, J. (2016). De las TIG a las TAG en la formación docente. XVII Congreso Nacional de Tecnologías de Información Geográfica. AGE, CSIC, Málaga, España, 1-6.

Martínez Rivillas, A. (2011). El debate epistemológico contemporáneo sobre los objetos de estudio de la geografía y una propuesta preliminar de geografía multidimensional. Revista Perspectiva Geográfica, (16), 267-88.

Ortega Valcárcel, J. (2000). Los horizontes de la geografía. Barcelona, España: Ariel Geografía.

Peña Mohr, J. y Cae, G. (1985). Investigación en Tecnología de Salud. Proceso-Disciplinas-Campos-Prioridades. Washington D.C, E.E.E.U.U.: Organización Panamericana de la Salud (OMS), Programa de Desarrollo de Tecnología en Salud.

Pickenhayn, J. A. (1994). Epistemología y Geografía. Buenos Aires, Argentina: Ed. Plus Ultra.

Pinto Blanco, A. (2014). Construcción colectiva de conocimiento: de la teoría a la práctica a través de ambientes digitales. Antioquía, Colombia: Institución Universitaria Envigado. Ciencia, Educación y Desarrollo.

Serrano, J. (24-12-2009). Reflexión de Einstein. El Periódico Mediterráneo. Recuperado de https://www.elperiodicomediterraneo.com/noticias/opinion/reflexion-einstein_518520.html

Soja, E. (1997). El tercer espacio. Ampliando el horizonte de la imaginación geográfica. Geográfikos. Revista del 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, (8), Buenos Aires, Argentina, 71-76.

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Cuadra, D. E. (2020). Geografia e Geógrafos do século XXI: Horizontes e perspectivas. Huellas, 24(1), 31–52. Recuperado de https://cerac.unlpam.edu.ar/ojs/index.php/huellas/article/view/4182

Edição

Seção

Artículos