Desafios de Integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Universidade: a experiência da Cadeira Universitária Educação e Comunicação Alimentário-nutricional na UNER

  • Claudia Marcela Lomagno Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.
  • Laura Inés Lonardi Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.
  • Diego Hernán Zanetti Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

DOI:

https://doi.org/10.19137/cuadex-2021-05-06

Palavras-chave:

integralidade das funções universitárias, pesquisa-ação participativa, oncepções e conhecimentos educacionais e comunicacionais, práticas comunitárias de promoção da saúde e pre-venção de doenças, extensão crítica

Resumo

Este trabalho, que enfoca a integração das três funções da universidade, descreve a experiência da cadeira universitária Educação e Comunicação Nutricional de Alimentos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências dos Alimentos da Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER). O objetivo foi oferecer aos alunos a oportunidade de trabalharem em cenários em que a aprendizagem e o ensino são bidirecionais, o que lhes permite envolver-se na tomada de decisões, no processo de pesquisa e na resolução de problemas reais da comunidade. As práticas de pesquisa e extensão foram integradas ao currículo. Nesse âmbito, foi gerado em 2018 o projeto Pesquisa-Ação Participativa (PAR): “Concepções e saberes educacionais e comunicacionais sobre práticas comunitárias de promoção da saúde e prevenção de doenças dirigidas a jovens e adultos, de profissionais e equipes de saúde da cidade de Gualeguaychú”, cujas linhas de ação são ações críticas de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Marcela Lomagno, Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Licenciada. Docente Titular de la Cátedra de Educación y Comunicación Alimentario Nutricional de la Licenciatura en Nutrición. Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Laura Inés Lonardi, Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Licenciada. Auxiliar Docente de 1ra Categoría de la Cátedra de Educación y Comunicación Alimentario Nutricional de la Licenciatura en Nutrición. Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Diego Hernán Zanetti, Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

TSP. Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra de Educación y Comunicación Alimentario Nutricional de la Licenciatura en Nutrición. Facultad de Bromatología. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Referências

Arocena, R. (2011). Prólogo. Curricularización de la extensión: ¿por qué, cuál, cómo? En Cuadernos de Extensión - Nº 1 / Integralidad: tensiones y perspectivas. Comisión Sectorial de Extensión y Actividades en el Medio (CSEAM). Universidad de la República Montevideo. https://pim.udelar.edu.uy/actores_sociales/integralidad-tensiones-y-perspectivas-2/

Consejo Interuniversitario Nacional (CIN) (2012). Acuerdo Plenario N° 811/12. Plan estratégico de Extensión 2012-2015. https://www.unc.edu.ar/sites/default/files/7Ac.Pl%20No%20811-12.pdf

Forni, F.; Gallart, M.; Vasilachis de Gialdino, I. (1992). Métodos cualitativos II La práctica de la investigación. Bs. As.: Centro Editor de América Latina.

Glaser, B. y Strauss, A. (1967). Lecturas de investigaciones cualitativas I- El descubrimiento de la teoría de base. New York: Ed. Aldine Publishing Company.

Llosa, S. (2000). “La sesión de retroalimentación de la investigación como espacio de construcción colectiva de conocimientos: una experiencia en La Ribera de Quilmes”, en AAVV: Educación, Crisis y Utopías. Análisis político y propuestas pedagógicas. Tomo I. Buenos Aires, UBA-Aique, pp. 298-306.

Lomagno, C. (2011). Las prácticas de prevención y promoción de la salud y su concepción como espacios educativos. ¿Pero desde qué perspectiva? Ficha de cátedra. Cátedra de ECAN. Facultad de Bromatología. UNER.

Lomagno, C. (2011). Concepciones y saberes educativos y comunicacionales sobre las prácticas comunitarias de prevención y promoción de la salud, destinada a jóvenes y adultos, de lxs profesionales y equipos de Salud del Área Programática del Hospital Argerich. Proyecto de tesis de Doctorado. Universidad del Salvador.

Lomagno, C. y Lonardi, L. I. (2018). Concepciones y saberes educativos y comunicacionales sobre las prácticas comunitarias de prevención y promoción de la salud, destinada a jóvenes y adultos, de lxs profesionales y equipos de Salud de la ciudad de Gualeguaychú. Proyecto de Investigación y Desarrollo N°9100. UNER. https://investigacion.uner.edu.ar/index.php?action=iniciativa&id=9100

Lomagno, C.; Lonardi, L. I.; Zanetti, D. (2015). Curricularizando la Extensión: Entramado de encuentros, aprendizajes y derechos. Revista ExT: Revista de Extensión de la UNC, 6, 1-22. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/ext/article/view/11571

Lomagno, C.; Lonardi, L. I.; Zanetti, D (2012). Conectando Comunidades Construyendo Saberes. Revista ExT – Revista de Extensión de la UNC, 2(2). Recuperado de http://revistas.unc.edu.ar/index.php/ext/article/view/1583

Lomagno, C.; Lonardi, L.; Zanetti, D. (2013). “Una experiencia comunitaria de educación y comunicación alimentario nutricional: Conectando Comunidades Construyendo Saberes”. En el XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociologí­a (ALAS), Santiago, del 29 de septiembre al 4 de octubre de 2013. https://docplayer.es/93372500-Una-experiencia-comunitaria-de-educacion-y-comunicacion-alimentario-nutricional-conectando-comunidades-construyendo-saberes.html

Monteverde, A. C. (2003). El análisis cualitativo. Ejemplo de los diferentes procedimientos utilizados en el método comparativo constante de Glaser y Strauss. En: Ejercicios para los trabajos prácticos 2003. Investigación y Estadística I Cuadernos de la Oficina de Publicaciones de la Facultad de Filosofía y Letras (Opfyl). UBA.

Sirvent, M. T. (2004). El proceso de investigación. Cuadernos de Publicaciones de la Facultad de Filosofía y Letras. OPFYL – UBA.

Strauss, A; Glaser, B.; Corbin, J. (1991). Lecturas de investigaciones cualitativas II-. Ed. Aldine Publishing Company.

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Lomagno, C. M., Lonardi, L. I., & Zanetti, D. H. (2021). Desafios de Integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Universidade: a experiência da Cadeira Universitária Educação e Comunicação Alimentário-nutricional na UNER. Cuadernos De Extensión Universitaria De La UNLPam, (5). https://doi.org/10.19137/cuadex-2021-05-06

Edição

Seção

Artículos