"O fim da infância": as turnês internacionais do Teatro Municipal General San Martín durante a última ditadura militar na Argentina

Palavras-chave:

gerenciamento de teatros, ditadura, política internacional, gestão cultural

Resumo

Este estudo reconstrói e analisa o desenvolvimento das duas turnês internacionais realizadas pelo Teatro Municipal General San Martín (Buenos Aires, Argentina), sob a direção de Kive Staiff, no contexto da última ditadura militar (1976-1983): a chamada "Turnê hispano-americana", realizada entre abril e junho de 1980, e a visita à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1982. A partir do estudo dessas experiências, examinaremos como a gestão implementada pelo diretor do teatro foi marcada por negociações e transações entre o campo cultural e os vários interesses projetados pelo regime militar em nível internacional. Afirmamos que essas iniciativas contribuíram para a consolidação do projeto de gerenciamento da Staiff, tornando o teatro argentino visível além das fronteiras nacionais. Além disso, identificamos a instrumentalização dessas propostas culturais para a realização dos objetivos políticos perseguidos pela ditadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Armony, A. (1999). La Argentina, los Estados Unidos y la cruzada anticomunista en América central, 1977-1984. Editorial Universidad Nacional de Quilmes.

Bourdieu, P. (2002). Campo de poder, campo intelectual. Montressor.

Canelo, P. (2008). El Proceso en su laberinto. La interna militar de Videla a Bignone. Prometeo.

Cristiá, M. (2021). AIDA. Una historia de solidaridad artística transnacional (1979/1985). Imago Mundi.

Dubatti, J. (2012). Cien años de teatro argentino: desde 1910 a nuestros días. Biblos.

Fernández Barrio, F. y González Tizón, R. (2020). De la ESMA a Francia: hacia una reconstrucción histórica del Centro Piloto de París. Folia Histórica del Nordeste, 38, 99-134. https://doi.org/10.30972/fhn.0384465

Franco, M. (2002). La “campaña antiargentina”: la prensa, el discurso militar y la construcción de consenso. En J. Casali de Babot y M. V. Grillo (Eds.) Derecha, fascismo y antifascismo en Europa y Argentina (pp.195-225). Universidad Nacional de Tucumán.

Fraser, N. (2014). Transnationalizing Public Sphere. Cambridge Polity Press.

Lvovich, D. (2020). Los que apoyaron reflexiones y nuevas evidencias sobre el apoyo difuso a la dictadura militar en su primera etapa (1976- 1978). Anuario IEHS, 35(2), 125-142.

Manduca, R. y Schcolnicov, E. (2023). Usos productivos de la escena oficial. Una mirada sobre las gestiones del Teatro Nacional Cervantes y del Teatro Municipal General San Martín durante la última dictadura militar (1976-1983) [manuscrito en proceso de edición]. Páginas, 16(42).

Manzano, V. (2019). Al compás del deshielo: cultura y política entre Buenos Aires y Moscú. Prismas, 23(2), 211-217.

Mark, S. (2010). Rethinking cultural diplomacy: The cultural diplomacy of New Zealand, the Canadian Federation and Quebec. Political Science, 62(1), 62-83. https://doi.org/10.1177/0032318710370466

Mogliani, L. (2001). Campo teatral y serie social. En O. Pellettieri (Dir.) Historia del teatro argentino en Buenos Aires. El teatro actual (1976-1983) (pp. 81-93). Galerna.

Oszlak, O. (1991). Merecer la ciudad: los pobres y el derecho al espacio urbano. Humanitas Buenos Aires Centro de Estudios de Estado y Sociedad.

Pallini, V. (1997). Un enfoque antropológico sobre políticas culturales: El Teatro Municipal General San Martín [tesis de licenciatura, Universidad de Buenos Aires, tesis no publicada].

Pellettieri, O. (2001). El perfil del Teatro Municipal General San Martín. En O. Pellettieri (Dir.) Historia del teatro argentino en Buenos Aires. El teatro actual (1976-1983) (pp. 199-202). Galerna.

Perinelli, R. (2023). La década de los 70. Teatro y dictadura [manuscrito no publicado]. Argentores.

Rapoport, M. (1988). La posición internacional de la Argentina y las relaciones argentino-soviéticas. En R. Perina y R. Russell (Eds.) Argentina en el mundo (1973-1987) (pp. 171-207). Grupo Editor Latinoamericano.

Risler, J. (2018). La acción psicológica. Dictadura, inteligencia y gobierno de las emociones, 1955-1981. Tinta Limón.

Russell, R. (1988). Argentina y la política exterior del régimen autoritario (1976-1983): una evaluación preliminar. En R. Perina y R. Russell (Eds.) Argentina en el mundo (1973-1987) (pp. 99-130). Grupo Editor Latinoamericano.

Rodríguez, L. G. (2015). Cultura y dictadura en Argentina (1976-1983): Estado, funcionarios y políticas. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, 42(2), 299-325. https://doi.org/10.15446/achsc.v42n2.53338

Sanchís Muñoz, J. R. (2010). Historia diplomática argentina. Editorial Universitaria de Buenos Aires.

Schcolnicov, E. (2022) Teatro Nacional Cervantes y Teatro Municipal General San Martín durante la última dictadura militar argentina (1976-1983): sistemas de repertorio y prácticas de dirección escénica. Nuevo Mundo. Mundos Nuevos. https://doi.org/10.4000/nuevomundo.87453

Schenquer, L. (Comp.) (2022). Terror y consenso. Políticas culturales y comunicacionales de la última dictadura. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata.

Yankelevich, P. (2010). Ráfagas de un exilio. Argentinos en México, 1974-1983. Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Manduca, R., & Schcolnicov, E. (2024). "O fim da infância": as turnês internacionais do Teatro Municipal General San Martín durante a última ditadura militar na Argentina. Quinto Sol, 28(3). Recuperado de https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/quintosol/article/view/8274