Percepção de conflito nos alunos da Escola Francisco José Caldas de Cúcuta da teoria de Galtung
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280106Palavras-chave:
conflito social; coexistência pacífica; paz; percepção; violênciaResumo
A investigação explorou a coexistência escolar a partir da percepção de conflito dos estudantes, e foi desenvolvida sob uma abordagem descritiva mista. A base conceptual incluiu informações associadas à construção da realidade, conflito e violência, vista a partir da teoria de Galtung. O trabalho de campo baseou-se numa amostra não probabilística de 24 alunos da Escola Francisco José Caldas em Cúcuta, Norte de Santander, Colômbia. O diagnóstico mostrou que as percepções do conflito correspondem à noção de violência direta, baseiam-se em percepções implícitas negativas, e são difíceis de modificar. Além disso, os alunos têm uma baixa capacidade de desenvolver concepções explicitamente fundamentadas, uma vez que o ambiente cultural e social apresenta repetidamente conflitos de uma forma negativa. Os resultados podem contribuir para a formulação de estratégias para a construção de uma coexistência escolar saudável.
Downloads
Referências
Aguilar Moreno, T. M. (2015). La resolución de conflictos escolares desde los derechos humanos: el gran viaje en el
aula [Trabajo de grado de maestría]. Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
http://hdl.handle.net/11349/2155.
Allport, F. (1974). El problema de la percepción. Nueva Visión.
Allport, G. (1935). Attitudes. En Murchison (Ed.), Handbook of social psychology. Clark University Press.
Álvarez Ovallos, A., Gélvez López, A. y Mosquera Téllez, J. (2020). Conflicto escolar en la educación rural del
nororiente de Colombia. Revista Docentes 2.0 CA, 9(2), 5-15. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.135
Arendt, H. (1996). ¿Qué es la autoridad? En Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política
(pp. 101-153). Península.
Aguilar, T. y Ariza, J. (2015). La Resolución de Conflictos Escolares desde los Derechos Humanos: El Gran Viaje
en el Aula [Trabajo de grado]. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. http://hdl.handle.net/11349/2155
Asociación pro derechos humanos. (1994). Seminario de educación para la paz. Educar para la paz: una propuesta
posible. Los Libros de la Catarata.
Avendaño, I., Sandoval, O., Cardozo, A., Álvarez, A. y Martínez, M. (2018). Convivencia escolar: una mirada al
caribe colombiano. Editorial Educosta. http://hdl.handle.net/11323/5392
Avendaño, I., Soto, K. y Franco, M. (2016). Intervención de la convivencia escolar desde el uso de las TIC. Editorial
yoyobiz creativos.
Berger, P. y Luckmann, T. (1993). La construcción social de la realidad. Amorrortu.
Bohórquez, R. y Chaux, Y. (2017). El conflicto en la convivencia escolar: “Creencias y prácticas de los estudiantes,
padres de familia y docentes de una Institución Educativa Distrital” [Trabajo de grado de maestría]. Universidad de
La Sabana, Bogotá. https://doi.org/10.19052/ap.4087
Cabrera, A. y García, O. (2013). Concepciones de conflicto de los estudiantes de la Institución Educativa Luis
Carlos González Mejía de la ciudad de Pereira [Trabajo de grado]. Universidad Tecnológica de Pereira.
https://hdl.handle.net/11059/3388
Canal A., Mosquera, J. y Flórez, C. (2014). Estrategias para la mitigación de la violencia homicida en Cúcuta.
Revista Luna Azul, (38), 297-317. https://doi.org/10.17151/luaz.2017.44.21
Cañas Jaimes, J. A. (2023). Percepción del concepto “conflicto” según la teoría de Johan Galtung en los estudiantes
de grado noveno del Colegio Francisco José Caldas, del Municipio de San José de Cúcuta –Norte de Santander
[Trabajo de grado]. Universidad de Pamplona, Colombia.
Cascón Soriano, P. (2012). Educar en y para el conflicto. Cátedra sobre Paz y Derechos Humanos. UNESCO.
https://pacoc.pangea.org/documentos/educarenyparaelconflicto.pdf
Del Barrio, C., Martín, E., Almeida, A. y Barrios, A. (2003). Del maltrato y otros conceptos relacionados con la
agresión entre escolares, y su estudio psicológico. Infancia y Aprendizaje, 26(1), 9-24.
Di Napoli, P. (2017). Jóvenes, violencia y escuela: un análisis de las relaciones entre grupos de pares en dos escuelas
secundarias de la Argentina. Revista Austral de Ciencias Sociales, (23), 25-45.
https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2012.n23-02
Di Pego, A. (2017). Autoridad. En C. Pereda, (Ed.), Diccionario de justicia. Siglo XXI.
http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.589/pm.589.pdf
Escorcia, L. R., Cali, E. G., Arrieta, D. B. y Amell, G. L. (2020). Cultura de paz y formación ciudadana como bases
de la educación en Colombia. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(11), 285-299.
http://doi.org/10.5281/zenodo.427836
Fernández, I. (1999). Prevención de la Violencia y Resolución de Conflicto. Narcea S. A de ediciones.
Flores, M. (2009). Interpretaciones fenomenológicas sobre el sentido de la violencia escolar. En C. Berger y C.
Lisboa (Eds.), Violencia escolar. Estudios y posibilidades de intervención en Latinoamérica (pp. 211-232). Editorial
Universitaria S. A.
Forestello, R. (2022). La formación docente en clave contemporánea. Praxis educativa, 26(2), 1-20.
https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260210
Freund, J. (1995). Sociología del conflicto. Editorial del Ministerio de Defensa.
Galtung, J. (1998). Tras la violencia, 3R: reconstrucción, reconciliación, resolución. Gernika Gogoratuz.
Galtung, J. (2003). Violencia Cultural. Gernika Gogoratuz, 14.
https://www.gernikagogoratuz.org/wp-content/uploads/2019/03/doc-14-violencia-cultural.pdf
Galtung, J. (1981). Hacia una definición de la investigación sobre la paz. Investigación sobre la paz. Tendencias
recientes y repertorio mundial, 7-18.
Galtung, J. (2010). Trascender y transformar. Quimera.
Gamboa, A., Ortiz, J. y Muñoz, P. (2017). Violencia en contextos escolares: percepción de docentes sobre
manifestaciones de violencia en instituciones educativas en Cúcuta-Norte de Santander. Psicogente, 20(37), 89-98.
http://doi.org/10.17081/psico.20.37.2420
García Pastene, P. S. (2021). Caracterización de las prácticas y estrategias de resolución de conflictos en relación a la
convivencia escolar y clima en el aula. Revista Educación las Américas, 11(1), 44-56.
https://doi.org/10.35811/rea.v11i1.141
Grassetti, E. (2018). satisfacción de necesidades y modelo social. Psocial, 4(1), 6-29.
file:///D:/Usuario/Downloads/2874-8640-1-PB.pdf
Hernández, D. A. (2019). Nociones de paz: una revisión teórica del concepto. Ciudad Paz-ando, 12(1), 78-88.
https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/cpaz/article/view/13951/14859
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. del P. (2014). Metodología de la investigación.
_roberto_hernandez_sampieri.pdf
Hirsch, A. (2011). Dilemas, tensiones y contradicciones en la conducta ética de los profesores. Sinéctica, (37),
-124. www.sinectica.iteso.mx/index.php?cur=37art=37_00
Hombrados-Mendieta, I. y Castro-Travé, M. (2013). Apoyo social, clima social y percepción de conflictos en un
contexto educativo intercultural. Anales de Psicología, 29(1), 108-122. https://doi.org/10.6018/analesps.29.1.123311
Kòjeve, A. (2004). La noción de autoridad. Nueva Visión.
López, C. (2014). Comportamiento humano y valores (Determinación y Medición). Omnia, 40(1).
file:///D:/Usuario/Downloads/6997-Texto%20del%20art%C3%ADculo-7145-1-10-20141010.pdf
Maslow, A. H. (1943). Una teoría de la motivación humana. Psychological Review, 50(4), 370-96.
Ley N° 20536 sobre Violencia Escolar, que promueve la creación de un comité de Buena Convivencia Escolar, y
creación de un reglamento interno de convivencia. Ministerio de Educación, República de Chile. Santiago, 8 de
septiembre de 2011. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1030087
Obaco Soto, E. F. (2020). Competencias docentes para la resolución de conflictos en el ámbito escolar. Educere,
(77), 37-46. http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/46642
Ramón Pineda, M. A., García Longoria Serrano, M. P. y Olalde Altarejos, A. J. (2019). Algunas consideraciones
sobre la resolución de los conflictos escolares. Conrado, 15(67), 135-142.
https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/933
Sandoval, J. y Leal, A. (2017). Violencia en la escuela: creencias y percepciones de docentes y estudiantes.
Congreso Nacional de Investigación Educativa. Centro chihuahuense de estudios de posgrado. San Luís Potosí,
México.
Sandoval, M. (2014). Convivencia y clima escolar: claves de la gestión del conocimiento. Última Década, (41), 153
-178. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362014000200007
Schnitman, D. (Coord.). (2000). Nuevos paradigmas en la resolución de conflictos: perspectivas y prácticas.
Ediciones Granica.
Soto, H. y Trucco, D. (2015). Inclusión y contextos de violencia. En Trucco y Ullmann (Eds.), Juventud: realidades
y retos para un desarrollo con igualdad (LC/G.2647-P). Publicación de las Naciones Unidas.
Trucco, D. e Inostroza, P. (2017). Las violencias en el espacio escolar. CEPAL.
https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/41068/1/S1700122_es.pdf
Vallerand, R. J. (Dir.). (1994). Les fondements de la psychologie sociale. Gaëtan Morin.
Vargas, L. (1995). Los colores lacandones: un estudio sobre percepción visual [Trabajo de grado]. Escuela Nacional
de Antropología e Historia, México. http://www.mediateca.inah.gob.mx/repositorio/islandora/object/tesis:1446
Watson, J. B. (1924). Behaviorism. W.W. Norton. (Traducción en Paidós, Buenos Aires, 1961).
Watson, J. B. (1955). El conductismo. Buenos Aires: Paidós. (Trabajo original publicado en 1924).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).