A pedagogia das práticas de cuidado no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270209Palavras-chave:
inclusão - práticas de cuidado - ensino médio - pedagogia - pandemiaResumo
Este artigo surge do trabalho de pesquisa em andamento realizado no âmbito do Doutorado em Ciências da Educação, no qual investigamos o ensino médio na cidade de Córdoba.
Nesta ocasião, vamos nos debruçar sobre os processos de inclusão educacional nas escolas secundárias, dando especial atenção ao que chamamos de práticas de cuidado no ambiente escolar, em duas temporalidades: antes da pandemia e durante ela. O pressuposto que norteia este trabalho é o de que a escola é uma instituição de cuidado e que esta dimensão torna-se central no discurso político e pedagógico em contextos de crise social, econômica ou de saúde. Nesse sentido, as questões abordadas são: Qual a relação entre inclusão e cuidado? Quando e quem se importa com a escola? Que modos de cuidar registramos no espaço escolar? Qual o sentido pedagógico das práticas de cuidado?
Downloads
Referências
Alvarez, M, Boilini, M, Enriz, N, Palazzolo, F. y Schlusselblum, C (2021) Pedagogía del cuidado. La
construcción de la cultura del cuidado en la escuela actual. La Crujía.
Arroyo, M. y Castro, A. (2023) Aproximaciones a la regulación normativa sobre los procesos de escolarización
en la escuela secundaria en contexto de pandemia en la Argentina. De cómo se intentó encauzar la irrupción
de lo inédito. Espacios en blanco. Serie indagaciones, 7(33), 13-26. https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB33-362
Arroyo, M. y Poliak, N. (2011). Discusiones en torno a fragmentación, identidades y compromiso. Enseñar en
las Escuelas de Reingreso. En G. Tiramonti (Dir), Variaciones sobre la forma escolar (pp. 89-124). Horno
Sapiens Ediciones.
Beltramino, L. (2022). Presencialidad e inclusión ed ucativa. Un hilo que se tensa. Investiga+, 5(5), 7-23.
https://revistas.u peed u.ar/investiga-mas/ articl e/view /100
Brailovsky, D. (2023). Investigar la escuela desde la escuela. En G. Lamelas, M. Carignano y L. Beltramino
(Eds), Investigación, experiencias educativas y saber pedagógico. Centro de Investigación de la Facultad de
Filosofía y Humanidades [En prensa].
Buck-Morss, 5. (2014) Walter Benjamín. Escritor revolucionario. La marca editora.
Chaves, M. (2021). Pandemia, Niñez y Adolescencia en situaciones de vulnerabilidad extrema. En Aportes del
Ciclo de conferencias. Niñez y adolescencia, pandemia y acceso a derechos. Secretaría Nacional de Niñez,
Adolescencia y Familia. (pp. 26-40).
https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/2020/09/dgdi 2021 ciclo conferencias ninez adolescen
cia pandemia.pdf
De Certeau, M. (1996). La invención de lo cotidiano l. Artes de hacer, Universidad Iberoamericana.
Dussel, l. y Southwell, M. (2005). En busca de otras formas de cuidado. El monitor de la Educación, 4-5, 26-32.
Faur, E. (2012). El cuidado infantil desde las perspectivas de las mujeres-madres. Un estudio en dos barrios
populares del Área Metropolitana de Buenos Aires. En V. Esquive!, E. Faur y E. Jelin (Eds.), Las lógicas del
cuidado infantil. Entre las familias, el Estado y el mercado. (pp 108-164) IDES.
Faur, E. (2017). ¿Cuidar o educar, Hacia una pedagogía del cuidado. En P Redondo y E. Antelo (Comps.),
Encrucijadas entre cuidar y educar. Debates y experiencias (pp. 87-115). Horno Sapiens Ediciones.
Fiorucci, F. (2022). Política, género y formación: las críticas al normalismo en su período de expansión (1884-
. Boletín Del Instituto De Historia Argentina y Americana Dr. Emilio Ravignani, (56), 1-31.
https:lj www. red a lyc. o rg/¡ o u r na 1/3794 /3794 70054003 /ht m 1/
Fuentes, 5, Bianchini, M, Fernández, N, 0choa, A. y Tavella, M (2023). La supervisión del nivel secundario
argentino durante la pandemia: saberes expertos, conducción y regulaciones en contextos desiguales.
Espacios en blanco. Serie indagaciones, 7(33), 45-60. https:// doi.org/10.37177/UNICEN/EB33-359
Furlán, A. (1993). Notas sobre la pedagogía. Cuadernos Pedagógicos Universitarios. Dirección General de
Publicaciones.
Genolet, A., Carmody, C., Guerriera, L. y Ahumada, N. (2020). Cartografías de desigualdades en los cuidados en
clave de Trabajo Social. Cátedra Paralela, (17), 143-156. https:ljdoi.org/10.35305/cp.vi17.58
Gómez Caride, E. (2021). Un camino de experiencias. Prólogo. En M. Alvarez, M. Boilini, N. Enriz, F. Palazzolo y
C. Schlusselblum, Pedagogía del cuidado. La construcción de la cultura del cuidado en la escuela actual. La
Crujía.
Guti errez, G. y Beltramino L. (2014) El nivel secundario en Córdoba. Análisis de sus tendencias y
transformaciones. 2003-2013. Alaya Servicio Editorial. https:ljwww.uepc.org.ar/conectate/el-nivelsecu
ndari o-en-co rd aba-pub I i cacio n/
Gutierrez, G. y Beltramino, L. (2019). Buentrato para enseñar y aprender. En G. Gutierrez, L. Beltramino y M.
Perez Rojas (Eds.), Buentrato para enseñar y aprender Educación secundaria. Alaya Servicio Editorial.
https:ljwww.u e pe.o rg.ar /con ectate/bu e ntrato-para-ense nar-y-ap rende r-ed u caci o n-secu ndaria/
Meirieu, P (2007) Frankesntein Educador. Laertes.
Molinier, P y Legarreta, M. (2016) Subjetividad y materialidad del cuidado: ética, trabajo y proyecto político.
Papeles del CEIC 1, 1-14. http:ljdx.doi.org/10.1387/pceic.16084
Montes, N. y Ziegler, S. (2012). La educación secundaria frente a la obligatoriedad: una ecuación compleja. En
M. Southwell (Comp.), Entre generaciones. Exploraciones sobre educación, cultura e instituciones. (pp. 161-
Horno Sapiens Editores. FLACS0.
Morgade, M. (1993). ¿Quiénes fueron las primeras maestras, Revista del Instituto de Investigaciones en
Ciencias de la Educación, 2, 52-60. http://repositorio.filo.u ba.ar/handle/filodigital/4495
Pinkasz, D., Bardelli, N, López, V., Méndez, J. y Santos, S. (2023) Gobierno de la Educación Secundaria en
pandemia: La reestructuración del espacio de escolarización en las decisiones provinciales. Espacios en
blanco, 7(33), 27-44. https:ljdoi.org/10.37177 /UNICEN/EB33-358
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.
Rockwell, E. (2011). Los niños en los intersticios de la cotidianeidad escolar. ¿Resistencia, apropiación o
subversión, En G. Batallán y M. Neufeld (Coords.), Discusiones sobre infancia y adolescencia. Niños y jóvenes
dentro y fuera de la escuela. (pp. 27-52) Biblos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).