Preocupações com o ensino universitário no pós-pandemia e possíveis respostas a partir de uma Didática expandida aos limites. Entre conhecimentos necessários e questões emergentes

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270104

Palavras-chave:

Ensino – Universidade – Didática – Professores- Pós-pandemia -

Resumo

Neste trabalho apresentamos nossas reflexões a partir do desenvolvimento de um curso de pós-graduação sobre práticas docentes na universidade, em que as contribuições dos professores assistentes evidenciaram a essencial articulação da didática com outras áreas do conhecimento, a fim de compreender os problemas que o ensino coloca. no presente. Questões como a relação do ensino com a tecnologia, com as formas de aprender dos jovens, a afetividade como componente do ensino, a atenção à diversidade e às condições de trabalho dos professores são apresentadas como temas recorrentes, que embora não sejam novos, adquiriram outras conotações que os tornam mais complexos. Isso nos fez pensar no sentido de pensar uma “didática das ou para as bordas”, focando nas contribuições daqueles outros campos para esta disciplina que oferecem maior riqueza à análise do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Saientz, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina

Doctora en Humanidades (Área Educación). Profesora en Ciencias de la Educación. Profesora Adjunta de las Cátedras de Didáctica General y de Introducción a la Educación de la Facultad de Artes de la UNT. Profesora de Residencia Pedagógica y Política Educativa del Profesorado en Artes Visuales de la Escuela de Bellas Artes de la UNT.

Norma Carolina Abdala, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina

Dra. en Ciencias de la Educación de la UNT. Prof. Asociada de la Cátedra Didáctica y Curriculum de los profesorados de la FFyL y Prof. Adjunta de la Cátedra Teorías y Diseños Curriculares de la Carrera de Ciencias de la Educación. Facultad de Filosofía y Letras de la UNT.

Referências

Abramowski, A. (2010) Maneras de querer. Los afectos docentes en las relaciones pedagógicas. Editorial Paidós. Cuestiones de Educación.

Abdala, C. (2020). La Universidad Nacional de Tucumán frente al coronavirus: problemas, adecuaciones y desafíos de la universidad pública en un escenario inédito. En P. Falcón (Comp.), La universidad entre la crisis y la oportunidad: reflexiones y acciones del sistema universitario argentino ante la pandemia. Editorial de la Universidad Nacional de Córdoba.

Abdala, N. C., Barros, M. E. y Saientz, D. (2018). Presencias y ausencias en la enseñanza de la didáctica general en la formación de profesores de la Universidad Nacional de Tucumán. Revista de Educación, Número 14.. pp. 169- 186 https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/3046/2945

Abdala, N. C. y Saientz, D. (2021). Clase 1: “Estudiar en la universidad mientras dura la pandemia: el impacto de los nuevos escenarios de enseñanza en las trayectorias de las y los estudiantes”. Ciclo de Formación de Postgrado II “Evaluación Formativa para la mejora de los Aprendizajes. Recrear sentidos y prácticas en Entornos Combinados”. Secretaría Académica. Coordinación de Posgrado y Asuntos Académicos. Universidad Nacional de Salta.

Alvarez Mendez, J. M. (1982). Las ciencias de la educación en el contexto interdisciplinar: una justificación epistemológica (Notas para un ensayo explicativo del currículo universitario). Revista Española de Pedagogía, XL(155). https://revistadepedagogia.org/xl/no-155/las-ciencias-de-la-educacion-en-el-contexto-interdisciplinar-una-justificacion-epistemologica-notas-para-un-ensayo-explicativo-del-curriculo-universitario/101400048134/

Barbosa Moreira, A. F. (1999). Didáctica y curriculum: cuestionando fronteras. Propuesta Educativa. Novedades Educativas, 10(20), 24-30.

Camilloni, A. (1996). De herencias, deudas y legados. Una introducción a las corrientes actuales de la didáctica. En A. Camilloni, M. C. Davini, G. Edelstein, E. Litwin, M. Souto y S. Barco, Corrientes didácticas contemporáneas (pp. 17-39). Paidós.

Caparrós Martín, E., Quiles-Fernández, E. y Arbiol I Gonzalez, C. (2020). De la universidad del derecho y la calidad hacia una universidad del cuidado. Revista Argonautas, 10(15), 31-45. http://fchportaldigital.unsl.edu.ar/index.php/ARGO/inde

Feito, R., Cabrera, L. y Beltrán, J. (2022). La Sociología de la Educación en España. Cronología de una época: 1990-2021. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 15(1), 70-94. http://dx.doi.org/10.7203/RASE.15.1.22180

Juarroz, R. (1958) Poesía Vertical. Ed. Catedral

Maggio, M. (2021). Enseñar en la universidad. Pandemia… y después. Integración y conocimiento, 10(2), 203-217. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/34097

Magendzo, A. (2016). Incorporando la perspectiva controversial en el currículum disciplinario. Revista iberoamericana de educación superior, 7(19), 118-130. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722016000200118&lng=es&tlng=es.

Miranda, M. y Van Nieuwenhove, C. (2022). El desafío de migrar el aula y los laboratorios a la pantalla mediante recursos y herramientas tecnológicas, en el marco de un nuevo contexto educativo. En C. Abdala y L. Torres Auad (Comp.), Voces que entraman experiencias en el contexto de pandemia. Universidad Nacional de Tucumán.

Pulido Aybar, A. (2022). Danza, currículum y los cambios a raíz de la pandemia. En C. Abdala y L. Torres Auad (Comp.), Voces que entraman experiencias en el contexto de pandemia. Universidad Nacional de Tucumán.

Torres, R. M. (2008). Prefacio. En P. Freire, Cartas a quien pretende enseñar. Siglo XXI.

Walker, V. (2020). Notas sobre la experiencia universitaria en tiempos de pandemia: sentidos, relaciones y condiciones de trabajo y estudio. Argonautas, Revista de Educación y Ciencias Sociales, 10(15). Departamento de Educación y Formación Docente, Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional de San Luis. http:// fchportaldigital.unsl.edu.ar/index.php/ARGO/article/view/275

Publicado

2023-01-08

Como Citar

Saientz, D., & Abdala, N. C. (2023). Preocupações com o ensino universitário no pós-pandemia e possíveis respostas a partir de uma Didática expandida aos limites. Entre conhecimentos necessários e questões emergentes. Praxis Educativa, 27(1), 1–19. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270104

Edição

Seção

Dossier