Porno miséria, violência sexista e olhar colonial nos filmes Backyard: El traspatio e La mujer del Animal
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2020-2432Palavras-chave:
violência sexista, cinema, século XXI, América LatinaResumo
As imagens podem ativar ou desativar a violência e possuem um importante valor político, o que faz com que seja imprescindível analisar em que implica suas reproduções. No presente artigo, indagaremos as formas de representação da violência contra as mulheres e os corpos racializados, empobrecidos e geopoliticamente situados no Sul global, especificamente na Colômbia e no México, através de dois filmes recentes: La mujer del Animal (2016), dirigida por Víctor Gaviria, e Backyard: El traspatio (2009), dirigida por Carlos Carrera e escrita pela dramaturga e feminista mexicana Sabina Berman. Para tanto, faremos uso de uma metodologia interdisciplinar na qual se cruzam a teoria cinematográfica feminista e a análise crítica do discurso, para assim propor uma metodologia transfeminista de encriptação e recodificação das imagens da violência de modo que estas não percam sua natureza de denúncia social.Downloads
Referências
Aguilar, Pilar. “El cine, una mirada cómplice en la violencia contra las mujeres”. El sustrato cultural de la violencia de género, coordinado por María Ángeles De la Concha. Madrid, Síntesis, 2010, pp. 241-276.
Amorós, Celia. Feminismo: Igualdad y diferencia. México, Programa Universitario de Estudios de Género- Universidad Nacional Autónoma de México, 1994.
Barriendos, Joaquín. “La colonialidad del ver. Visualidad, capitalismo y racismo epistemológico”. Desenganche. Visualidades y sonoridades otras. VV.AA. Quito, La Tronkal, 2010, pp. 130-156.
Barjola, Nerea. Microfísica sexista del poder. El caso Alcàsser y la construcción del terror sexual. Barcelona, Virus Editorial, 2018.
Berger, John. Modos de ver. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2016
Berlanga, Gayón, Mariana. Una mirada al feminicidio. México, Ítaca, 2018.
Brizuela González, Florencia y López Martínez, Uriel. Descentrar la mirada para ampliar la visión. Reflexiones en torno a los movimientos sociales desde una perspectiva feminista y antirracista. Barcelona, Descontrol, 2018.
Butler, Judith. Vida precaria. El poder del duelo y la violencia. Buenos Aires, Paidós, 2006.
Connell, Raewyn. “Desarrollo, globalización y masculinidades”. Debates sobre masculinidades. Poder, desarrollo, políticas públicas y ciudadanía, coordinado por Gloria Careaga Salvador Cruz Sierra. México, PUEG/UNAM, 2006, pp.185-210.
Contreras, Fernando R. y Sierra, Francisco. Culturas de guerra: medios de comunicación y violencia. Madrid, Cátedra, 2004.
Cortina, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre. Barcelona, Paidós Ibérica, 2017.
Curiel, Ochy. La Nación Heterosexual. Análisis del discurso jurídico y el régimen heterosexual desde la antropología de la dominación. Bogotá, Brecha Lésbica/ En la frontera, 2013.
De Lauretis, Teresa. Technologies of gender: Essays on theory, film, and fiction. Bloomington, Indiana University Press, 1987.
Domínguez Ruvalcaba, Héctor. De la sensualidad a la violencia de género. La modernidad y la nación en las representaciones de la masculinidad en México contemporáneo. México, D.F, Publicaciones de la casa chata, CIESAS/CONACYT, 2013.
Fernández, Marisa y Méndez, Laura. “Historia enseñada, cine y mujeres: una tríada a debate”. La Aljaba, vol. 13, n.° 13, 2009. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1669-57042009000100009
Guerrero, Javier y Matusiak, Thomas. “Los dispositivos del mal. Una entrevista con Víctor Gaviria a propósito de La Mujer del Animal”. Perífrasis, vol. 9, n.° 18. 2018, pp. 134-151. https://doi.org/10.25025/perifrasis20189.18.08.
González Rodríguez, Sergio. The feminicide machine. New York, Semiotext(e), 2012.
Haraway, Donna. “Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective”. Feminist Studies, vol. 14, n.° 3, 1988, pp. 575-599, 1988. https://doi.org/10.2307/3178066.
Herrera Sánchez, Sonia. Cuando las heridas hablan. La representación del feminicidio en Ciudad Juárez en el cine documental desde las epistemologías feministas. Tesis de doctorado. Universitat Autònoma de Barcelona, 2017.
Herrera Sánchez, Sonia. “Hacia un cine performativo contra las violencias machistas”, Revista Pueblos, n.° 70, 2016, pp. 64-65.
Jay, Martin. Campos de fuerza. Entre la historia intelectual y la crítica cultural. Buenos Aires, Paidós, 2003.
Lagarde, Marcela. “Introducción”, Feminicidio: una perspectiva global, editado por Diana Russell y Roberta Harmes. Ciudad de México, UNAM, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades, 2006, pp. 15-42.
León, Christian. “Imagen, medios y telecolonialidad: hacia una crítica decolonial de los estudios visuales”. Aisthesis, n.° 51, 2012, pp. 109-123. https://doi.org/10.4067/S0718-71812012000100007.
Lugones, María. “Colonialidad y género”. Tabula Rasa, n.° 9, 2008, pp. 73-101.
Maldonado-Torres, Nelson. “La descolonización y el giro des-colonial”. Tabula Rasa, n.° 9, 2008, pp. 61-72.
Marugán Pintos, Begoña y Vega Solís, Cristina. “El cuerpo contra-puesto. Discursos feministas sobre la violencia contra las mujeres”, 2001, http://www.sindominio.net/karakola/antigua_casa/cuerpocontrapuesto.htm
Mayolo, Carlos y Ospina, Luis. ¿Qué es la pornomiseria? Premiere de película Agarrando Pueblo en el cine Action République, París, 1997.
Mbembe, Archille. Necropolítica. Barcelona, Melusina, 2011.
Melgar, Lucía. “Mirar el feminicidio”. El Economista, 26 febrero 2018, https://www.eleconomista.com.mx/opinion/Mirar-el-feminicidio--20180226-0092.html
Monárrez, Julia. “Las asesinadas en Ciudad Juárez. Un análisis del feminicidio sexual serial de 1993 a 2000”, Miradas feministas sobre las mexicanas del siglo XX, coordinado por Marta Lamas. México, Consejo Nacional para la Cultura (CONACULTA) y las Artes y Fondo de Cultura Económica (FCE), 2007, pp. 237-278.
Mulvey, Laura. “Placer visual y cine narrativo”, Arte después de la modernidad. Nuevos planteamientos en torno a la representación, editado por Wallis, Brian. Madrid, Ediciones AKAL, 2001.
Podalsky, Laura. The Politics of Affect and Emotion in Latin American Cinema. Argentina, Brazil, Cuba and Mexico. New York, Palgrave- Mcmillan, 2011.
Preciado, Paul. “Transfeminismos y micropolíticas del género en la era farmacopornográfica”. Artecontexto, n.° 21, 2009, pp. 24-26.
Robles Ortega, Rosalba. “Cuerpos martirizados, mentes ausentes”, Bordeando la violencia contra las mujeres en la frontera norte de México, coordinado por Monárrez, Julia y Tabuenca, María Socorro. Tijuana, El Colegio de la Frontera Norte, 2007, s/p.
Saviano, Roberto. Gomorra. Barcelona, Mondadori, 2008.
Segato, Rita Laura. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires, Prometeo Libros, 2018.
Segato, Rita Laura. “Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres”. Sociedade e Estado, vol. 29, n.° 2, 2014, pp. 341-371. https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000200003.
Sontag, Susan. Ante el dolor de los demás. Barcelona, Debolsillo, 2010.
Valencia, Sayak. Capitalismo Gore. Barcelona, Melusina, 2010.
Valencia, Sayak y Zúñiga, Felipe. “Resistencias (trans)feministas: imágenes encriptadas y producción de memoria colectiva”. Terremoto Magazine, n.° 16, 2019, pp. 1-9.
Valenzuela, José Manuel. Sed de mal. Feminicidio, jóvenes y exclusión social. Tijuana/Monterrey, El Colegio de la Frontera Norte/Universidad Autónoma de Nuevo León, 2012.
Vela, Corsino. Capitalismo terminal. Anotaciones a la sociedad implosiva. Madrid, Traficantes de Sueños, 2018.
Verite, Celia Cheyenne. “México, tierra donde se cultiva el feminicidio”, Entretextos, n.° 20, 2015, pp. 1-7.
Wright, Melissa. Manifiesto contra el feminicidio. Madrid, Contratiempos, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.