Lutas simbólicas e trajetórias errantes: práticas e circulação de objetos na igreja de San Ignacio (Buenos Aires, primeira metade do século XIX)

  • Victoria Rodríguez do Campo CONICET / Centro Materia (UNTREF)

DOI:

https://doi.org/10.19137/qs.v28i1.7814

Palavras-chave:

jesuítas, imagens religiosas, práticas, culto

Resumo

Abordamos as continuidades e transformações nas práticas e circulação de objetos de arte e culto que compõem o acervo patrimonial da igreja de San Ignacio em Buenos Aires durante a primeira metade do século XIX – incluindo os anos após a expulsão da Companhia de Jesus e seu breve retorno ao RÍo de la PLata durante o governo de Juan Manuel de Rosas. Durante este período, identificamos um duplo movimento que visa dessacralizar o espaço da igreja e restaurar o seu lugar central como espaço de culto cristão. A análise das fontes mostra que, antes e depois da volta da ordem, San Ignacio ocupava um lugar central na estrutura da cidade, bem como na disputa pelo poder. Em linha com isso, propomos definir o papel específico desempenhado pelo então Governador Rosas, bem como pelo superior jesuíta, Mariano Berdugo, na construção deste processo. Este percurso permite-nos revelar um panorama mais amplo em que as imagens e práticas religiosas assumem um lugar ativo e relevante, em contraste com a forma como a historiografia da arte costuma caracterizar o período posterior a 1810 como dessacralizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Burucúa, J. E. y Molina, I. (2000, 6 de agosto). Religión, arte y civilización europea en América del Sur (1770-1920). El caso del Río de la Plata [ponencia]. 19th International Congress of Historical Sciences. Oslo, Noruega.

Cutolo, V. O. (1969, 1975 y 1978). Nuevo Diccionario biográfico argentino (1750-1930). Tomos II, IV y V. Elche.

Di Stefano, R. (2004). El púlpito y la plaza. Clero, sociedad y política de la monarquía católica a la república rosista. Siglo XXI.

Di Stefano, R. (2006). El laberinto religioso de Juan Manuel de Rosas. Anuario de Estudios Americanos, 63 (1), 19-50.

Esteban, R. B. (1971). Cómo fue el conflicto entre los jesuitas y Rosas. Plus Ultra.

Furlong, G. (1944). Historia del Colegio del Salvador y de sus irradiaciones culturales y espirituales en la ciudad de Buenos Aires 1617-1943. Colegio del Salvador.

Gómez Díez, F. J. (2021). A la sombra de Juan Manuel de Rosas. Historia secreta de supresión de la Compañía de Jesús en Buenos Aires. Universidad Francisco de Vitoria.

González, R. (2005, 13 de octubre). El retablo y las imágenes de la Cofradía de Santiago de San Ignacio de Buenos Aires [ponencia]. III Jornadas sobre Arte y Arquitectura en Argentina. La Plata, Argentina.

Guillamón, G. (2014). Reflexiones sobre música y política: lo visible y lo invisible de la cultura musical en las fuentes de principios del siglo XIX. Revista Electrónica de Fuentes y Archivos, 5 (5), 129-141.

Marino, M. (2011). Moda, cuerpo y política en la cultura visual durante la época de Rosas. En M. I. Baldasarre y S. Dolinko (Eds.) Travesías de la imagen. Historias de las artes visuales en la Argentina. Volumen I (pp. 39-63). Centro Argentino de Investigadores de Arte/Universidad Nacional de Tres de Febrero.

Pagano, J. L. (1948). Fernando García del Molino: El pintor de la Federación. Secretaría de Educación, Subsecretaría de Cultura.

Pérez, R. (1901). La Compañía de Jesús restaurada en la República Argentina y Chile, el Uruguay y el Brasil. Henrich.

Ribera, A. L. y Schenone, H. (1948). El arte de la imaginería en el Río de la Plata. Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas.

Rodríguez do Campo, V. (2021, junio y septiembre). Hereje o rey: estrategias visuales del aparato rosista en el marco de las prácticas socioculturales en el espacio público de la ciudad de Buenos Aires (1832-1852) [ponencia]. 12° Congreso Argentino de Antropología Social. La Plata, Argentina.

Rodríguez Romero, A.; Siracusano, G.; Tudisco, G.; Gallegos, D. y Morales, A. (2020). Imagen, ruina, fragmento, documento: vestigios sobre la pintura de San Luis Gonzaga para una investigación interdisciplinaria. En G. Siracusano y A. Rodríguez Romero (Eds.) Materia americana. El cuerpo de las imágenes hispanoamericanas (Siglos XVI a mediados del XIX) (pp. 419-433). Editorial de la Universidad Nacional de Tres de Febrero.

Salvatore, R. (1997). Fiestas Federales: representaciones de la República en el Buenos Aires rosista. Entrepasados, 11, 45-68.

Sarmiento, D. F. (1960 [1850]). Recuerdos de Provincia. Editorial Universitaria de Buenos Aires.

Schenone, H. (1949). Relaciones documentales. Anales del Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas, 2, 105-116.

Schenone, H. (1983). Retablos y púlpitos. Imaginería. En AAVV., Historia General del Arte en Argentina. Volumen I (pp. 213-276). Academia Nacional de Bellas Artes.

Schenone, H. (1997). San Ignacio, la iglesia más antigua de Buenos Aires. Instituto de Investigaciones Históricas de la Manzana de las Luces.

Schenone, H. y Molina, I. (2012). Patrimonio artístico nacional. Inventario de bienes muebles. Ciudad de Buenos Aires. Volumen V. Academia Nacional de Bellas Artes.

Schenone, H., Molina, I. y Santas, J. (2006). Patrimonio artístico nacional, Inventario de bienes muebles. Ciudad de Buenos Aires, II. Academia Nacional de Bellas Artes.

Scocchera, V. (2016). Donación de imágenes y reciprocidad en San Isidro (Buenos Aires, s. XVII-XIX). Cuadernos de arte de la Universidad de Granada, 47, 23-37.

Soulés, M. I.; Garrido, M. y Arias Incollá, M. (1983). Manzana de las Luces: Iglesia de San Ignacio, s. XVII-XX (pp. 32-76). Instituto de Investigaciones Históricas.

Torre Revello, J. (1947). Documentos de Arte Argentino. Cuaderno XXV: La Catedral. Academia Nacional de Bellas Artes.

Publicado

2023-09-15

Edição

Seção

Dossier