A força da lei: das escolas de comunas e paróquias às escolas da Lei 1420 (1852-1904)

  • Agustín Assaneo Instituto de Formación Docente Continua Bariloche
  • María Andrea Nicoletti Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas/Universidad Nacional de Río Negro. Instituto de Investigaciones en Diversidad Cultural y Procesos del Cambio

DOI:

https://doi.org/10.19137/qs.v26i2.6064

Palavras-chave:

história da educação, Patagônia, sistema educativo

Resumo

Este artigo historiza o sistema educativo na patagônia norte, a partir de um período que compreende o século XIX desde as primeiras escolas de ensino fundamental e das sociedades de beneficência, para analisar a passagem destas instituições comunais e religiosas até as escolas da Lei 1420. Po este motivo, realizamos um trajeto pela criação de instituições educativas, territórios e funções que se configuraram entre meados do século XIX e princípios do século XX. Incorporamos fontes de inspeções escolares, informes de governadores de Territórios Nacionais e do Conselho Nacional de Educação. A construção de um sistema educativo moderno na patagônia norte foi consequência dos vínculos entre Estado Nacional, os governos locais e a ação da igreja, em um princípio da congregação Lazarista e, depois da conquista militar, com a chegada das congregações Salesianas, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bonaudo, M. y Mauro, D. (2014). Las paradojas del Reformismo Liberal. De la experiencia de la Liga a la construcción del partido (1897-1931). Estudios Sociales, 46, 119-144.

Bracamonte, L. (2020). Cooperación salesiana en el sur bonaerense y la Patagonia: la perspectiva de Isabel Casares de Nevares en la década de 1920. Anuario del Centro de Estudios Históricos “Prof. Carlos S. A. Segreti”, 20 (1), 51-79.

Braido, P. (1999). Prevenire, non reprimere. LAS.

Bruno, C. (1984). Los Salesianos y Las Hijas de María Auxiliadora en Argentina. Instituto Salesiano de Artes Gráficas.

Bustamante Vismara, J. (2000). La escuela rural. Del catón al arado. En C. Mayo (Ed.) La casa, la dieta, la pulpería, la escuela (1770–1870) (pp. 123-159). Biblos.

Bustamante Vismara, J. (2007). Las escuelas de primeras letras en la campaña de Buenos Aires, 1800-1860, volumen 19. Instituto Cultural de la Provincia de Buenos Aires.

Copello, S. (1945). Gestiones del Arzobispo Aneiros en favor de los indios hasta la conquista del desierto. Coni.

Constituciones de Salesianos de Don Bosco. (1985). LAS.

Di Stefano, R. (2011). Por una historia de la secularización y de la laicidad en la Argentina. Quinto Sol, 15 (1), pp. 1-30. https://doi.org/10.19137/qs.v15i1.116

Díaz, R. B. (1890). Informe del Inspector de Colonias y Territorios Nacionales. Correspondiente al año 1890. El Monitor de Educación Común, XI (201), 129-150.

Díaz, R. B. (1900). Informe del Inspector de Colonias y Territorios Nacionales. Correspondiente al año 1890. El Monitor de Educación Común, XI (201), 129-150.

Díaz, R. (1907). Informes generales. La educación en los Territorios y colonias federales. El Comercio, tomo I. Compañía Sud-Americana de Billetes de Banco.

Díaz, R. (1910). El peligro de Congregación o Salesiano. En La Educación en los Territorios y colonias federales. Veinte años de inspector, 1890-1910, tomo III (pp. 132-145). Compañía Sudamericana de Billetes de Banco.

Duarte, O. D. (2019). La expansión del estado argentino sobre los territorios patagónicos a fines del siglo XIX: integración y resistencia de los pueblos indígenas frente a la estrategia religiosa-educativa. História da Educação, 23, 1-32. https://doi.org/10.1590/2236-3459/79861

Fernández, S. (2019). Ver de cerca, ver lo pequeño, ver lo diferente: una cuestión de escala. En C. Salomón Tarquini, S. Fernández, M. A. Lanzillotta y P. Laguarda (Eds.) El hilo de Ariadna: propuestas metodológicas para la investigación histórica (pp. 39-82). Prometeo.

Fresia, A. y Nicoletti, M. A. (2016). Cartografías de la devoción y repercusiones sociales del proceso de santidad de Don Bosco (Argentina 1929 y 1934). En A. Giraudo, G. Loparco, J. M. Prellezo y G. Rossi (Coords.) Sviluppo del carisma di Don Bosco fino alla metá del secolo XX. Congresso Internazionale di Storia Salesiana nel bicentenario della nascita di Don Bosco. Roma, 19 al 23 de noviembre, pp. 589-620.

Garófoli, J. (1915). Breve reseña de apuntes más relevantes de la actuación del padre Domingo Milanesio en la Patagonia. Imprenta del Colegio Pío IX.

Lois, C. (2018). Terrae incognitae. Modos de pensar y mapear geografías desconocidas. Editorial Universitaria de Buenos Aires.

Mallimaci, F. (2015). El mito de la Argentina laica. Catolicismo, política y Estado. Capital Intelectual.

Mauro, D. y Martínez, I. (2015). Secularización, Iglesia y política en Argentina. Balance teórico y síntesis histórica. HyA Ediciones.

Milanesio, D. (1904). Consigli e proposte agli emigranti italiani alle regioni patagoniche dell’ America del Sud. Tipografía Salesiana.

Milanesio, D. (1918). Los puntos negros de la escuela laica. San Martín.

Millan, A. (1938). Apuntes para una historia de las escuelas patagónicas. El Monitor de la Educación Común, 58, 54-62.

Molina, V. (1885). Inspección escolar de los Territorios Nacionales del Sud. El Monitor de la Educación Común, 81, 678-684.

Navarro Floria, P. (1999). Un país sin indios. La imagen de la Pampa y la Patagonia en la geografía del naciente Estado argentino. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, 51 (1). https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/125

Navarro Floria, P. (2003). La nacionalización fallida de la Patagonia Norte, 1862-1904. Quinto Sol, 7, 61-91. https://doi.org/10.19137/qs.v7i0.684

Navarro Floria, P. (Ed.) (2008). Memorias de los Gobernadores de Neuquén y Río Negro (1880-1904). CD-ROM. Editorial Universitaria Universidad Nacional del Comahue.

Nicoletti, M. A. (2002). Educar a la mujer en la Patagonia: las Hijas de María Auxiliadora y las imágenes femeninas (1880-1934). Rivista di Scienze dell'Educazione, XL, 1, 50-79.

Nicoletti, M. A. (2004). Controversias y enfrentamientos ante la formación del ciudadano: los informes “Escuelas del Sud” del vocal JB Zubiaur y “Los Salesianos del Sud” de P. Marabini, sdb (1906). Archivum, XXIII, 105-117.

Nicoletti, M. A. y Malvestitti, M. (2009). Catecismos mapuche y evangelización en la época del awkan: prédica misionera relaciones intertextuales. Revista de Estudios Trasandinos, 15, 5-26.

Ramos, J. P. (1910). Historia de la instrucción primaria en la República Argentina 1810-1910. Jacobo Peuser.

Rodríguez, L. G. (2017). Educación, laicismo y socialismo en la Argentina: las organizaciones de maestros y profesores entre 1955 y 1983. Historia Caribe, XII, 30, 179-210.

Rodríguez, A. M. y Nicoletti, M. A. (2011). Evangelizar y nacionalizar territorios indígenas para incorporarlos a la nación. Salesianos e Hijas de María Auxiliadora en Patagonia y La Pampa, Argentina (1875-1930). En S. Fernández (Ed.) Magallanes en ojos religiosos, volumen I Escenarios conflictivos (1867-1900) (pp. 16-32). Editorial Universidad de los Lagos.

Rosso, L. (2008). El inspector de escuelas Raúl Díaz: entre el proyecto civilizador para la frontera y sus formas de concreción en el Territorio Nacional del Chaco (Argentina 1900-1909). Cuadernos Interculturales, 6 (11), 115-126.

Ruffini, M. (2006). Ciudadanía restringida para los territorios nacionales: contradicciones en la consolidación del Estado argentino. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, 17 (2), 61-86.

Ruffini, M. (2007). La pervivencia de la República posible en los territorios nacionales: poder y ciudadanía en Río Negro. Editorial de la Universidad Nacional de Quilmes.

Ruffini, M. (2017). La Patagonia mirada desde arriba. El grupo Braun-Menéndez Behety y la Revista Argentina Austral (1929-1967). Prohistoria.

Southwell, M. (2015). La Ley 1420 y la tarea de los Inspectores escolares. Historia de la Educación, 16 (1), 63-72

Teobaldo, M. y García, A. B. (2002). Actores y escuelas: una historia de la educación de Río Negro. Grupo Editor Multimedial.

Teobaldo, M. (2011). “¡Buenos días, Sr. Inspector!”. Historia de los inspectores escolares en la Patagonia Norte: Río Negro y Neuquén. Perfil y funciones (1884-1962). Ediciones Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba.

Zaidenwerg, C. (2016). Amar la patria. Las escuelas del territorio rionegrino y la obra argentinizadora en el sur. Prohistoria.

Zanatta, L. y Di Stefano, R. (2000). Historia de la Iglesia Argentina. Desde la Conquista hasta fines del siglo XX. Grijalbo-Mondadori.

Publicado

2022-01-21

Edição

Seção

Artículos