Caminhos educativos singularizados e deficiência na Universidade Nacional de Río Cuarto

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280213

Palavras-chave:

trajetórias educacionais; universidade; estudantes; deficiencia.

Resumo

Este artigo surge no contexto do Projeto de Pesquisa intitulado: Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Nacional de Río Cuarto. Do texto à prática (Resolução Reitoral nº 083/2020). O objetivo da redação é explicar teoricamente alguns dos aspectos identificados em uma das categorias de análise que emergiram das evidências empíricas coletadas. Compreender e explicar a realidade em que se encontra o grupo de alunos com deficiência envolve aprofundar-se nas visões que a instituição tem sobre esta realidade. Portanto, particularmente a partir desta pesquisa situada e, nesta ocasião, partiremos da compreensão de como se constitui o quadro da deficiência centrando a análise no conceito de trajetórias educativas singularizadas reconstruídas a partir dos depoimentos colhidos, nas entrevistas em profundidade realizadas com diferentes atores que ocupam cargos de gestão na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albán Obando, J., & Calero Mieles, J. L. (2017). El rendimiento académico: aproximación necesaria a un

problema pedagógico actual. Revista Conrado, 13(58), 213-220.

Barton, L. (1998). Discapacidad y sociedad. Morata.

Bracchi, C. (2016). Descifrando el oficio de ser estudiantes universitarios: entre la desigualdad, la

fragmentación y las trayectorias educativas diversificadas. Trayectorias Universitarias, 2(3).

Celada, B. (2003) Educación superior y alumnos universitarios con discapacidad. Colección Ensayos y

Experiencias. Nº 49. Educación Especial. Inclusión educativa. Nuevas formas de exclusión. Ediciones Noveduc.

Buenos Aires. Argentina.

Mayz Díaz, C. (2009). ¿Cómo desarrollar, de una manera comprensiva, el análisis cualitativo de los datos?

EDUCERE, Artículos Arbitrados, 13(44), 55-66.

Montes, N. (2022). Clase: Aportes de la noción de trayectorias escolares para acciones institucionales y

pedagógicas. Curso: Diploma Superior en Políticas institucionales para la acción educativa en clave

contemporánea - Cohorte 2. Buenos Aires: FLACSO virtual.

Terigi F. (2007) “Los desafíos que plantean las trayectorias escolares”. FUNDACIÓN SANTILLANA III Foro

Latinoamericano de Educación Jóvenes y docentes

Toscano A. G., Briscioli B. y Morrone A. (2015). Trayectorias escolares: estrategias teórico-metodológicas para

su abordaje. XI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos

Aires, Buenos Aires.

Documentos

Ley de Educación Nacional N° 26.206 (2006). Argentina. Recuperado de

https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/ley-de-educ-nac-58ac89392ea4c.pdf

Plan Estratégico Institucional (PEI) Universidad Nacional de Río Cuarto. 2017. Recuperado de

https://www.unrc.edu.ar/descargar/pei-2017-2023.pdf

Infografía

Publicado

2024-05-09

Como Citar

Castro, S. G., & Vettorazzi, C. (2024). Caminhos educativos singularizados e deficiência na Universidade Nacional de Río Cuarto. Praxis Educativa, 28(2), 1–13. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280213

Edição

Seção

Artículos