Valiosas Experiências Educacionais em Tempos Difíceis: Significados dos Estudantes da UNPSJB em Relação às Suas Experiências de Aprendizado no Contexto da Pandemia de Covid-19

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270303

Palavras-chave:

estudantes; experiências valiosas; universidade; aprendizado; pandemia

Resumo

Esta pesquisa analisa as reflexões que os estudantes universitários valorizaram em relação às experiências de ensino e aprendizagem durante a Pandemia da Covid-19, no contexto dos cursos da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco (UNPSJB). A equipe de pesquisa questionou especificamente: "Quais foram as práticas de ensino que, como situações específicas de 'aula', se transformaram em processos abrangentes de apoio, e que os estudantes percebem como valiosas e podem ser reconhecidas de maneira concreta?" Para abordar essa questão, os autores trabalharam com uma categoria que denominaram "experiências valiosas" como forma de explicar quais práticas os estudantes consideraram significativas nesse contexto, tanto em termos de abordagens pedagógicas quanto em práticas de apoio socioemocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguirre, J. y De Laurentis, C. (2016). La buena enseñanza de los docentes universitarios desde la perspectiva de los estudiantes: combinación de formación profesional y valores morales. Revista Entramados- Educación y Sociedad, 3(9), 143-153.

Alvares Rojo, V., García Jimenez, E. y Gil Flores, J. (1999). Características de la docencia mejor evaluada por los alumnos en las diferentes áreas de enseñanza universitaria. Revista Española de Pedagogía, 214, 445-464.

Álvarez, Z., Porta, L. y Sarasa, M. C. (2011). Buenas Prácticas docentes en la formación del profesorado: Relatos y modelos entramados. Revista Curriculum y Formación de Profesorado, 15(1), 229-240. Universidad de Granada.

Balsa, J. (2023). Identidades, experiencias y discursos sociales en conflicto en torno a la pandemia y pospandemia. En PISAC COVID-19: La sociedad argentina en postpandemia: Tomo II: Trabajo, comunicación y territorios. CLACSO.

Carli, S. (2023). Prólogo. En PISAC COVID-19: la sociedad argentina en post pandemia: tomo III: salud y género, educación. CLACSO.

Consejo Interuniversitario Nacional. (año). La universidad argentina: hacia el desarrollo económico y el progreso social. editorial

Fernández March, A., Maiques March, J. M. y Abalos Galcera, A. (2012). Las buenas prácticas docentes de los profesores universitarios: estudio de casos. Revista de Docencia Universitaria, 10(1), 43-66.

Juárez Hernández, A. (2013). Buenas Prácticas docentes en Educación Superior. Caso Facultad de Ciencias de la Educación de la UATX. Congreso internacional de Educación.

Melgar, M. F. y Elisondo, R. (2017). Metacognición y buenas prácticas en la universidad ¿Qué aspectos valoran los estudiantes? Innovación Educativa, 17(74).

Peña, M. G. C. y Santin, M. V. C. (2017). Buenas practicas docentes: una visión desde los maestros. Congreso Nacional de Investigación Educativa. San Luis Potosí, México.

Persia, M. (2017). Estancias en común. Ediciones la Zebra.

Rodríguez, D. J. (2008). Buenas prácticas en el ámbito educativo y su orientación a la gestión del conocimiento. Educación, 17(32), 29-48.

Salguero Myers, K. A. (2016). El concepto de experiencia para pensar la educación secundaria urbana. Universidad Nacional de Villa María.

Zabalza Beraza, M. A. (2012). El estudio de las “buenas prácticas” docentes en la enseñanza universitaria. Revista de Docencia Universitaria, 10, 17-42.

Infografía con presentación del tema, metodología y aportes del artículo

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Pichl, P. V., & Muriete, R. N. (2023). Valiosas Experiências Educacionais em Tempos Difíceis: Significados dos Estudantes da UNPSJB em Relação às Suas Experiências de Aprendizado no Contexto da Pandemia de Covid-19. Praxis Educativa, 27(3), 1–12. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270303

Edição

Seção

Artículos