Entre a conclusão do ensino secundário obrigatório e o desfinanciamento de um plano de terminalidade. Análise do Plano Nacional de Conclusão de Estudos Primários e Secundários na Província de La Pampa, Argentina (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260316Palavras-chave:
Plano FinEs, conclusão educacional, Educação de Jovens e Adultos, subfinanciamento, precariedadeResumo
O artigo problematiza a atuação do Plano Nacional de Conclusão de Estudos Primários e Secundários (FinEs) na província de La Pampa, Argentina. A partir de uma abordagem sociopolítica, analisamos a estratégia jurisdicional promovida por atores ministeriais para sustentar, no marco do desfinanciamento nacional da política, sua proposta de escolarização. Argumentamos que a precariedade que marca o Plano FinEs e seu financiamento também produz as condições precárias, porém mais eficientes, para fazer do direito à educação um ato de disposição provincial que permita sustentar o sentido do Plano, mas sem atribuição de recursos.
Downloads
Referências
Abritta, A. (2018). “Limar desde el borde”: el desmantelamiento del Plan FinEs en la Ciudad de Buenos Aires. Observatorio Participativo de Políticas Públicas en Educación, 1-6. http://iice.institutos.filo.uba.ar/sites/iice.institutos.filo.uba.ar/files/Abritta.pdf
Acosta, F. (2019). Las políticas para la escuela secundaria: análisis comparado en América Latina. SITEAL, IIPE-UNESCO OEI.
Atkinson, R., y Flint, J. (2001). Accessing hidden and hard-to-reach populations: Snowball research strategies. Social Research Update, 33, 1-5.
Ball, S. J. (1990). Politics and making in education: explorations in policy sociology. Routledge.
Ball, S. J. (2012). Global education inc.: New policy networks and the neo-liberal imaginary. Routledge.
Ball, S.J., Maguire, M., y Braun, A. (2012). How Schools Do Policy: Policy Enactments in Secondary Schools. Routledge.
Bargas, N. (2019). El Plan Fines II. Una propuesta alternativa de finalización de estudios secundarios. En 1º Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Humanidades entre pasado y futuro. San Martín, pp. 1-7.
Barroso, J. (2005). Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 26(92), 725-751. https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt
Autora (2019)
Autoras (2018)
Autoras (2020a)
Autoras (2020)
Autoras (2021)
Bowe, R., Ball, S. J., y Gold, A. (1992). Reforming education and changing schools: Case studies in policy sociology. Routledge.
Braun, A., Ball, S. B., Maguire, M. y Hoskins, S. (2017). Tomando el contexto escolar seriamente: hacia una explicación de la puesta en práctica de las políticas en la escuela secundaria. En Miranda, E. y Lamfri, N. (Org.) La educación secundaria. Cuando la política llega a la escuela (pp. 45-61). Miño y Dávila.
Burgos, A. (2014). Educación de jóvenes y adultos, y nuevos dispositivos de inclusión ¿continuidad o ruptura? En V Jornadas Nacionales y III Jornadas Latinoamericanas de Investigadores/ras en Formación en Educación. Buenos Aires, pp. 386-395.
Castel, R. (2004). Encuadre de la exclusión. En Karsz, S. (Coord.), La exclusión: bordeando sus fronteras. Definiciones y matices (pp. 55-86). Gedisa.
Autora (2020).
Autora (2021).
Fernández-Ríos, M. y Sánchez, J. (1997). Eficacia Organizacional. Ediciones Díaz de Santos.
Finnegan, F. (2012). Educación de Jóvenes y Adultos. Políticas, instituciones y prácticas. Aique Educación.
Finnegan, F. y Brunetto, C. (2015). Contexto, gobierno y actores sociales en la producción de la política de Educación de Jóvenes y Adultos: el Plan FinEs Secundaria. En Prácticas pedagógicas y políticas educativas. Investigaciones en el territorio bonaerense (pp. 379-400). UNIPE Editorial Universitaria.
Finnegan, F. y Pagano, A. (2007). El derecho a la Educación en la Argentina. Fundación Laboratorio de Políticas Públicas.
Grinberg, S. (2008). Educación y poder en el Siglo XXI. Gubernamentalidad y Pedagogía en las sociedades de gerenciamiento. Miño y Dávila.
Krieger, M. (2015). La educación en los barrios: El plan FinEs. Un estudio de caso en la periferia platense [Trabajo final de grado]. Universidad Nacional de La Plata.
Llobet, V. (2013). Estado, categorización social y exclusión de niños/as y jóvenes. Aportes de los debates sobre la exclusión social a los estudios de infancia y juventud. En Llobet, V. (Ed.), Sentidos de la exclusión social. Necesidades y prácticas en políticas sociales para la inclusión de niños, niñas y jóvenes (pp. 23 50). Biblos.
Lorey, I. (2016). Estado de inseguridad. Gobernar la precariedad. Traficantes de sueños.
Maturo, Y. y Bocchio, M. C. (2021). ¿El retorno de las políticas de desconcentración? Mutaciones en el Programa Nacional de Formación Permanente (PNFP). Córdoba, Argentina. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 30, 1-19. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902804
Mekler, I. (2015). Plan FinEs 2 Secundaria. Apuntes para analizar la territorialización de un programa de inclusión educativa en el Conurbano Bonaerense. En XI Jornadas de Sociología. Coordenadas Contemporáneas de la Sociología: tiempos, cuerpos, saberes. Buenos Aires, pp. 1-16.
Míguez, M. E. (2020). El espacio, el tiempo y los otros: experiencias de formación en el Plan FinEs 2 en la Provincia de Buenos Aires. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, 15 (1), 53-62. http://www.scielo.org.ar/pdf/rece/v1n15/v1n15a07.pdf
Miles, M. y Huberman, A. (1994). Qualitative Data Analysis: An Expanded Sourcebook. Sage.
Ministerio de la Producción (2014). La Pampa, una mirada al horizonte. Gobierno de La Pampa.
Miranda, E. (2011) Una caja de herramientas para el análisis de la trayectoria de la política educativa. La perspectiva de los ciclos de la política (Policy Cycle Approach). En E. Miranda y N. Paciulli Bryan (Re.) Pensar la Educación Pública. Aporte desde Argentina y Brasil (pp.105-126). Editorial FFYH-UNC.
Neiman, G. y Quaranta, G. (2007). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En Vasilachis de Gialdino, I. (Coord.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 213-237). Gedisa.
Paolasso, Y. (2021). Educación de jóvenes y adultos: el caso del plan FinEs en Caleta Olivia, Santa Cruz. UniRío Editora.
Resolución N° 425/10. Implementación del Plan FinEs en la provincia de La Pampa. Ministerio de Cultura y Educación, La Pampa, 8 de abril de 2010.
Resolución N° 66/08. Plan de Finalización de Estudios Primarios y Secundarios- “FinEs”. Consejo Federal de Educación, Buenos Aires, 28 de octubre de 2008.
Schiavinato, N. (2016) La implementación del Plan FinEs 2 en la Región VI de Gran Buenos Aires. Tensiones y aciertos de una política. En V Jornadas Nacionales y III Jornadas Latinoamericanas de Investigadores/as en Formación en Educación. Buenos Aires, pp. 1-11.
Stake, R. E. (1998). Investigación con estudio de casos. Ediciones Morata.
Strauss, A. y Corbin, J. (1990). Basics of Qualitative Research. Sage.
Tilly, C. (2005). Historical perspectives on inequality. En Romero, M. y Margolis, E. (Eds.), Blackwell Companion to Social Inequalities (pp. 15-30). Blackwell.
Vega, N. (2009). La entrevista como fuente de información: orientaciones para su utilización. En Alonso, L. y Falchino, A. (Eds.), Memoria e Historia del pasado reciente. Problemas didácticos y disciplinares (pp. 34-55). Universidad Nacional del Litoral.
Viego, V. (2015). Políticas públicas para la terminalidad educativa: el caso del Plan Fines en Argentina. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 23(116), 1-21. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.1929
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).