Treinamento do professor praticante por meio do Lesson Study: preocupações em uma realidade complexa

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260109

Palavras-chave:

treinamento de professor, prática pedagógica, competências do professor, eficácia do professor, complexidade

Resumo

Este artigo responde a um avanço da pesquisa de doutorado desenvolvida na carreira de Educação Básica, modalidade a distância do Plano de Profissionalização Docente da Universidad Nacional de Educación-UNAE-Equador. Objetiva identificar as inquietações apresentadas pelos professores no contexto da educação virtual por meio do desenvolvimento da metodologia Lesson Study, especificamente na fase de problematização. Para o efeito, a partir de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, são analisadas as referidas preocupações expressas em entrevistas individuais, discussão em grupo e textos escritos. Observam-se preocupações quanto às dimensões do conhecimento prático: conhecimentos, habilidades, emoções, valores e atitudes. Isso leva a compreender que a função docente enfrenta atualmente novos desafios e realidades incertas, concluindo sobre a importância de uma formação permanente que envolva as dimensões mencionadas para investigar e atuar sobre necessidades específicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez, F. (2018). Transformar la educación para transformar la sociedad. UNAE-EP. https://unae.edu.ec/wp-content/uploads/2020/03/TrasnformarLaEducacionParaTransformarlaSociedad.pdf

CEPAL. (2020). La educación en tiempo de la pandemia de COVID-19. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf

Denzin, N. y Lincoln, Y. (2013). Las estrategias de investigación cualitativa. Gedisa.

Elliott, J. (2015). Lesson y learning Study y la idea del docente como investigador. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 29(3), 29-46. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27443871003

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Morata.

García, E., García, A., y Reyes, J. (2014). Relación maestro alumno y sus implicaciones en el aprendizaje. Ra Ximhai, 10(5), 279-290. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46132134019

Gonfiantini, V. (2016). Formación docente y diálogo de saberes en el kairos educativo. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, (21), 229-245. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441849209010

Gorodokin, I. (2006). La formación docente y su relación con la epistemología. Revista Iberoamericana de Educación, 37(5), 1-9. https://rieoei.org/historico/deloslectores/1164Gorodokin.pdf

Mares, A., Martínez, R. y Rojo, H. (2009). Concepto y expectativas del docente respecto de sus alumnos considerados con necesidades educativas especiales. Revista mexicana de investigación educativa, 14(42), 969-996. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662009000300016&lng=es&tlng=es.

Ministerio de Educación del Ecuador. (s.f.). Plataforma mecapacito. https://mecapacito.educacion.gob.ec/nuestros-cursos/

Morin, E. (1990). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa.

Peña, N. y Pérez Gómez, Á. (2019). Las disposiciones subjetivas de los docentes en la superación de las resistencias al cambio ante procesos cíclicos de formación basados en la investigación (Lesson Study): Estudio de un caso. Revista Complutense de Educación, 30(2), 569-587. http://dx.doi.org/10.5209/RCED.57780

Pérez Gómez, Á. (2012). Educarse en la era digital. Morata.

Pérez Gómez, Á. (2020). Los desafíos educativos en tiempos de pandemias: ayudar a construir la compleja subjetividad compartida de los seres humanos. Praxis educativa, 24(3), 1-24. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240302

Pérez Gómez, Á., Soto, E. y Serván, M. (2015). Lesson Studies: re-pensar y re-crear el conocimiento práctico en cooperación. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 29(3), 81-101. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27443871006

Perrenoud, P. (2007). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Graó.

Rosenthal, R y Jacobson, L. (1968). Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils’ intellectual development. Holt, Rinebart and Winston.

Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Paidós.

Soto, E. y Pérez Gómez, Á. (2015). Lessons Studies: un viaje de ida y vuelta recreando el aprendizaje comprensivo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 29(3), 15-28. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27443871002

Soto. E., Maldonado, G., Márquez, A. y Peña, N. (2021). Reconstruyendo el conocimiento práctico en confinamiento. Una experiencia de enseñanza en la formación inicial de docentes. RED. Revista de Educación a Distancia, 65(21), 1-39. https://doi.org/10.6018/red.450621

Stake, R. (2007). Investigación con estudio de casos. Morata.

Stenhouse, L. (2003). Investigación y desarrollo del currículo. Morata.

UNICEF. (2020). Contención emocional de equipos directivos y herramientas para docentes y familia: el acompañamiento a la comunidad educativa en un contexto de emergencia. https://www.unicef.org/argentina/sites/unicef.org.argentina/files/2020-06/EDU-equipos-conduccion-Covid-3.pdf

Universidad Nacional de Educación. (2020). Carrera de Profesionalización. UNAE. Recuperado el 7 de abril de 2020 de https://unae.edu.ec/oferta/educacion-basica-profesionalizacion/?portfolioCats=144

Vásquez, K., Peña, N., Rodríguez, J., Becerra, A., García, S. y Pérez Gómez, Á. (2014). Conocimiento Práctico y rol docente. Experiencias de reconstrucción a través de un proceso de formación colaborativa basada en Lesson Study. Siete estudios de casos. XIII Congreso Internacional de Formación del Profesorado. Santander. Colombia. https://riuma.uma.es/xmlui/bitstream/handle/10630/8686/M4%20SES5115.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Vásquez. K. (2017). La reconstrucción del conocimiento práctico en docentes de infantil con relación a la metodología de enseñanza a través de la Lesson Study. Dos estudios de caso [Tesis de doctorado]. Universidad de Málaga https://riuma.uma.es/xmlui/bitstream/handle/10630/15968/TD_VASQUEZ_SUAREZ_Kena.pdf?sequence=3

Vezub, L. (2004). Las trayectorias de desarrollo profesional docente: algunos conceptos para su abordaje. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, 22, 3-12. http://repositorio.filo.uba.ar:8080/xmlui/handle/filodigital/9899

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Sumba Arévalo, V. M. . (2022). Treinamento do professor praticante por meio do Lesson Study: preocupações em uma realidade complexa. Praxis Educativa, 26(1), 1–17. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260109

Edição

Seção

Artículos