Equipes de trabalho interdisciplinares em contextos educativos. Reflexões a partir de experiências de Extensão universitária

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260307

Palavras-chave:

trabalho em equipe, interdisciplinar, extensão universitária, vínculos educativos

Resumo

Na estrutura do projeto de extensão "Acompanhar as trajetórias educativas: o vínculo educativo nas equipes de trabalho" da Universidade de Mendoza, este artigo propõe revisar e sintetizar o recorrido teórico realizado pela equipe de extensão, procurando aprofundar nos eixos principais surgidos no intercâmbio de experiências e discussões sobre a complexidade, o trabalho em equipe, a interdisciplina e o vínculo educativo.
Além disso, especifica-se as ideias relacionadas à construção de saberes no contexto da pandemia, e destacasse algumas experiências relacionadas com os centros onde se trabalhou. A reflexão conjunta remarca a necessidade de apoiar o acompanhamento de processos educativos na condição de pandemia desde maneiras renovadas e complexas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aizencang, N., Bendersky, B., y Maddoni, P. (2018). Situaciones de acompañamiento a las trayectorias escolares. En N. E. Elichiry (comp.), Aprendizaje situado. Experiencias inclusivas que cuestionan la noción de fracaso escolar (pp. 185-214). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc.

De Vincenzi, A. (2020). Del aula presencial al aula virtual universitaria en contexto de pandemia de COVID19. Avances de una experiencia universitaria en carreras presenciales adaptadas a la modalidad virtual. Debate universitario, 8(16), 67-71. ttp://200.32.31.164:9999/ojs/index.php/debateuniversitario/article/view/238/242

Elichiry, N. E. (2009). Importancia de la articulación interdisciplinaria para el desarrollo de metodologías

Equipos de trabajo interdisciplinarios en contextos educativos. Reflexiones a partir de experiencias de extensión universitaria transdisciplinarias. En N. Elichiry (comp.), Escuela y Aprendizajes. Trabajos de Psicología (pp. 133- 141). Buenos Aires: Manantial.

Elichiry, N. E. (2018). Algunas conceptualizaciones. En N. E. Elichiry (comp.), Aprendizaje situado. Experiencias inclusivas que cuestionan la noción de fracaso escolar (pp. 227-238). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc.

Follari, R. (2013). Acerca de la interdisciplina: posibilidades y límites. INTERdisciplina, 1(1), 111-130. http://revistas.unam.mx/index.php/inter/article/viewFile/46517/41771

Llosa, L., y Ruiz Fresquet, J. (2020). Acompañar las trayectorias educativas: El vínculo educativo en los equipos de trabajo. [Proyecto de extensión universitaria], Universidad de Mendoza, Mendoza.

Lucena Fernández, I. (2019). Los grupos y equipos de trabajo. [Tesis de maestría, Universidad de Jaén]. http://tauja.ujaen.es/jspui/bitstream/10953.1/8862/1/LUCENA_FERNNDEZ_ISABEL_TFM_FOL.p df

Morín, E. (1994). El paradigma de la complejidad. En M. Edgar, Introducción al pensamiento complejo (pp. 85-110). Barcelona: Gedisa.

Morin, E. (2010). Sobre la interdisciplinariedad. Publicaciones Icesi(62), 9-15.

Najmanovich, D. (2005). La complejidad: de los paradigmas a las figuras del pensar. Revista Complexus, 2(2), 67-76. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/17792754/101_dnajmanovichla_complejidad_de_los_paradigmas_a_las_figuras_del_pensar.pdf?1339522658=&response-contentdisposition=inline%3B+filename%3DLa_complejidad_de_los_paradigmas_a_las_f.pdf&Expires=16 23518106&Sig

Nicastro, S., y Greco, M. B. (2009). Entre trayectorias: Escenas y pensamientos en espacios de formación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones.

Peña Ochoa, M. A., y Bonhomme, A. (2018). Territorios de aprendizaje en niños vulnerables: Un acercamiento desde el aprendizaje situado. Psicoperspectivas, 17(2), 1-13. https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/1170

Rascovan, S. (2013). Entre adolescentes, jóvenes y adultos. En D. Korinfeld, D. Levy, y S. Rascovan, Entre adolescentes y adultos en la escuela: puntuaciones de la época (pp. 25-50). Buenos Aires: Paidós.

Soto Fuentes, P. (2017). De la educación interprofesional al trabajo en equipo en salud. Revista Horizonte de Enfermería, 28(1), 3-6. http://ojs.uc.cl/index.php/RHE/article/view/12194

Terigi, F. (2020). Escolarización y pandemia: alteraciones, continuidades y desigualdades. REVCOM. Revista científica de la red de carreras de Comunicación Social(11). https://doi.org/10.24215/24517836e039

Torrealba, M. T., y López, H. B. (2018). El destello de las palabras: el Taller de Literatura y Alfabetización. En N. E. Elichiry (comp.), Aprendizaje situado. Experiencias inclusivas que cuestionan la noción de fracaso escolar (pp. 69-102). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc.

Untoiglich, G. (2020). Las promesas incumplidas de la inclusión. En G. Untoiglich et al., Las promesas incumplidas de la inclusión: Prácticas desobedientes (pp. 27-62). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Noveduc

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Ruiz Fresquet, J. C., Llosa, L. ., Brizuela, A. ., & Puliafito Hamann, E. S. . (2022). Equipes de trabalho interdisciplinares em contextos educativos. Reflexões a partir de experiências de Extensão universitária. Praxis Educativa, 26(3), 1–15. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260307

Edição

Seção

Artículos