Roque Dalton e Praga: "Taberna e outros lugares" ou a perspectiva dessacralizante na literatura comunista mundial
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2738Palavras-chave:
Roque Dalton, Praga, Crítica literária, Guerra Fria, Século XXResumo
A principal viagem do escritor salvadorenho Roque Dalton ao Leste Europeu ocorreu em 1966 e teve como destino Praga. Essa experiência foi captada na coletânea de poemas Taberna y otros lugares (1969). O volume analisado constitui um testemunho da imaginação sobre Praga e sobre a República Socialista da Checoslováquia no contexto sócio-político da Guerra Fria. O livro faz parte da chamada "literatura comunista mundial", mas mesmo assim adota uma perspectiva crítica e dessacralizadora dentro dessa literatura.
Downloads
Referências
Alburquerque F., Germán. La trinchera letrada: intelectuales latinoamericanos y Guerra Fría. Santiago de Chile, Ariadna, 2011.
Alvarenga, Luis. El ciervo perseguido. Vida y obra de Roque Dalton. San Salvador, Concultura, 2002.
Alvarenga, Luis. Roque Dalton: la radicalización de las vanguardias. San Salvador, Universidad Don Bosco, 2011.
Arias Gómez, Jorge. En memoria de Roque Dalton. San Salvador, Editorial Memoria, 1999.
Benedetti, Mario. “Una hora con Roque Dalton”. Cuaderno cubano, Buenos Aires, Shapire, 1974, pp. 113-32.
Bourdieu, Pierre. “Campo intelectual y proyecto creador”. Problemas del estructuralismo. México, Siglo XXI, 1966, pp. 135-82.
Dalton, Roque. Taberna y otros lugares. Ciudad de México, Fondo de Cultura Económica, 2019.
Dalton, Roque. Un libro levemente odioso. San Salvador, Universidad Centroamericana, 1993.
Debray, Régis. “Gracias, Roque”, 1975, s/p., https://correodelalba.org/2020/05/10/gracias-roque-libro/
Fabry, Geneviève. “La ironía al servicio de la Revolución. La poesía de Roque Dalton”. Congreso AIH. París, 2007, https://cvc.cervantes.es/literatura/aih/pdf/16/aih_16_2_228.pdf
Fernández Retamar, Roberto. “La contribución de la literatura de la América Latina a la literatura universal en el siglo XX”. Para una teoría de la literatura hispanoamericana. Obras, ocho. La Habana, Letras Cubanas, 2014, pp. 211-30.
Franco, Jean. Decadencia y caída de la ciudad letrada. La literatura latinoamericana durante la Guerra Fría. Barcelona, Debate, 2003.
Gallardo-Saborido, Emilio J. e Ilinca Ilian. “Nuevas estrategias epistemológicas para enfocar las relaciones culturales en la Guerra Fría”. Hispanic Research Journal, vol. 22, n.º 4, 2021, pp. 261-68, https://doi.org/10.1080/14682737.2021.2040899
Gilman, Claudia. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires, Siglo XXI, 2003.
Gramsci, Antonio. La formación de los intelectuales, trad. de Ángel González Vega. México, Grijalbo, 1967.
Guerrero, Gustavo, Jorge J. Locane, Benjamin Loy y Gesine Müller. “A modo de introducción. Literatura latinoamericana: inflexiones de un término”. Literatura latinoamericana mundial. Dispositivos y disidencias, editado por Guerrero, Gustavo, Jorge J. Locane, Benjamin Loy y Gesine Müller. Berlín, De Gruyter, 2020, pp. 1-13.
Lara Martínez, Rafael. “Por la puerta del fuego”, prólogo. Pobrecito poeta que era yo, por Roque Dalton. Tenerife, Baile del Sol, 2007, pp. 7-19.
Locane, Jorge J. “Literatura comunista mundial. Jorge Amado en la República Democrática Alemana y China”. Dynamics of Global Publishing and the Latin American Case between the Archive and the Digital Age, editado por Gustavo Guerrero, Benjamin Loy y Gesine Müller. Berlín, De Gruyter, 2021, pp. 191-207, https://doi.org/10.1515/9783110713015-013
Loss, Jacqueline. “Despojos de lo soviético en Cuba: la estética del adiós”. Otro lunes, n.º 8, 2009, s/p, https://otrolunes.com/archivos/08/html/este-lunes/este-lunes-n08-a11-p01-2009.html
Mañach, Jorge. Indagación del choteo, editado por Jacqueline Loss. Barcelona, Linkgua, 2022.
Oberlin Molina, Matías Nahuel. “El poeta, el exilio de la polis y la reterritorialización de la literatura. Una lectura benjaminiana de Taberna y otros lugares”. Revista Ístmica, n.º 28, 2001, pp. 55-76, https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/istmica/article/view/15803
Opatrný, Josef, Michal Zourek, Lucia Majlátová y Matyas Pelant. Las relaciones entre Checoslovaquia y América Latina en los archivos de la República Checa. Praga, Universidad Carolina de Praga, 2015.
Ostergaard, Ole. “La poesía social-revolucionaria en el Salvador y Nicaragua: Roque Dalton, Ernesto Cardenal”. Cahiers du monde hispanique et luso-brésilien, n.° 42, 1984, pp. 41-59.
Pettinà, Vanni. Historia mínima de la Guerra Fría en América Latina. México, El Colegio de México, 2017.
Prieto, Abel. El humor de Misha: la crisis del “socialismo real” en el chiste político. Buenos Aires, Colihue, 1997.
Zourek, Michal. “La Revista Internacional (Problemas de la paz y del socialismo). La problemática latinoamericana en los años 1958-1968”. Las relaciones entre Europa Oriental y América Latina 1945-1989, editado por Josef Opatrný. Praga, Universidad de Carolina, 2015, pp. 101-25.
Zourek, Michal. “La visión de Checoslovaquia en los testimonios latinoamericanos (1948–1968). Desde los elogios al estalinismo a la crítica de las condiciones capitalistas”. Ars & Humanitas, vol. 15, n.º 2, 2021, pp. 11-29, https://doi.org/10.4312/ars.15.2.11-29
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.