Uma resistência íntima a partir das ruínas da memória na obra do poeta Jorge TeillierTítulo en portugués
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2024-28211Palavras-chave:
Modernidade, Poesia “do lar”, Nostalgia, Memória, RuínasResumo
A formação de uma "resistência íntima" na obra do poeta chileno Jorge Teillier (1935-1996) opera a partir do desdobramento nostálgico do falante diante do desenraizamento moderno em um ambiente em ruínas. Trata-se de articular o paradoxo entre a experiência íntima e acolhedora do falante no quotidiano e o sentimento de orfandade da precária existência atual que o instiga a resignificar o presente e expandir-se no futuro. Dessa forma, na poética de Teillier, surge um jogo pendular de antagonismos: a vida e a morte, a felicidade e a desilusão, o enraizamento e o desenraizamento; com uma tendência vital do falante para a desintegração, que é contraposta pela resistência íntima a partir das ruínas de sua memória, onde persiste em sua alteridade e finitude.
Downloads
Referências
Aldunate, Pedro. “El autor imperceptible en la poesía de Jorge Teillier”. Acta Literaria. 2006, n.° 33, pp. 71-85, https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=23703306
Augé, Marc. El Tiempo en ruinas. Barcelona, Gedisa, 2003.
Baudrillard, Jean. El sistema de los objetos. México, Siglo XXI, 1968.
Bedoya, Carlos. “Ruina y recuperación de la vida: La hermenéutica en el joven Heidegger”. Universitas Philosophica, vol. 31, n.° 62, 2014 pp. 95-112, http://www.scielo.org.co/pdf/unph/v31n62/v31n62a05.pdf
Benjamin, Walter. Iluminaciones, editado por Jordi Ibañez Fanés. España, Taurus, 1980.
Binns, Niall. La poesía de Jorge Teillier: la tragedia de los lares. Concepción, LAR, 2001.
Birnbaum, Antonia. Nietzsche. Las aventuras del heroísmo. Traducido por Arturo Rocha. México, Fondo de Cultura Económica, 2004.
Bodei, Remo. La vida de las cosas. España, Amorrortu Editores, 2013.
Boym, Svetlana. El Futuro de la nostalgia. Madrid, Machado Libros, 2015.
Candia, Alexis. “Muerte y maravilla de la edad de oro en la poesía de Jorge Teillier”. Nueva Revista del Pacífico, n.° 54-55, 2009, pp. 129-46, https://www.academia.edu/8100073/Muerte_y_maravilla_de_la_edad_de_oro_en_la_poes%C3%ADa_de_Jorge_Teillier
Deleuze, Gilles y Félix Guattari. Kafka. Por una literatura menor. México, Era, 1990.
Foucault, Michel. El cuerpo utópico. Las heterotopías. Buenos Aires, Nueva Visión, 2010.
Giordano, Jaime. “Jorge Teillier: en el umbral de la ilusión”. Estudios sobre Jorge Teillier, Universidad de Chile, s/p., https://www.uchile.cl/cultura/teillier/estudios/5.html
Guerrero Valenzuela, Claudio. “En el País de Nunca Jamás: la infancia en la poesía de Jorge Teillier”. Aisthesis, n.° 52, 2012, pp. 97-123, https://dx.doi.org/10.4067/S0718-71812012000200006
Heidegger, Martin. Hebel, el amigo de la casa. Caracas, Alción Editora, 1987.
Heidegger, Martin. “La cosa”. Filosofía, Ciencia y Técnica. Editado por Francisco Soler y Jorge Acevedo, Santiago, Editorial Universitaria, 1997, pp. 223-50.
Heidegger, Martin. Serenidad. Barcelona, Ediciones del Serval, 2002.
Heidegger, Martin. Carta sobre el humanismo. Traducido y editado por Helena Cortes y Arturo Leyte, Madrid, Alianza Editorial, 2006.
Huyssen, Andreas. El Modernismo después de la postmodernidad. Barcelona, Gedisa, 2011.
Jones, Julia. “El paraíso perdido de la niñez en la poesía de Jorge Teiller”. Revista Chilena de literatura, n.º 16-7, may., 1981, pp. 168-78, https://revistaliteratura.uchile.cl/index.php/RCL/article/view/41421
Llanos, Eduardo. “Jorge Teillier. Poeta fronterizo”. Los dominios perdidos. Editado por Erwin Díaz, Santiago, Fondo de Cultura Económica, 2004, pp. 9-15.
Lihn, Enrique. “Definición de un poeta”. Anales De La Universidad De Chile, n.º 137, enero de 1966, pp. Pág. 35-64, doi:10.5354/0717-8883.1966.23011
López, J. Luis. Ética. Madrid, Alianza Editorial, 1983.
Masiello, Francine. “Los sentidos y las ruinas”. Revista Iberoamericana, n.° 30, 2008, pp. 103-12.
Neruda, Pablo. “Una poesía sin pureza”. Cultura, Fundación Pablo Neruda, 2022, pp. 5-9, https://cultura.fundacionneruda.org/wpcontent/uploads/2022/04/cultura-fundacion-pablo-neruda-una-poesia-sin-pureza.pdf
Nietzsche, Friedrich. Humano, demasiado humano. México, Editores Mexicanos Unidos, 1986.
Nietzsche, Friedrich. El Ocaso de los ídolos. Traducido por Francisco J. Carretero, Madrid, M.E. Editores, 1993.
Nómez, Naín. Poesía chilena contemporánea. Breve antología crítica. Chile, Fondo de Cultura Económica, 1992.
Nómez, Naín. “Comunidad perdida y plenitud de lo efímero en la poesía de Jorge Teillier”. Teillier Crítico, Santiago, Editorial Universitaria, 2014, pp. 45-55.
Olivárez, Carlos. Conversaciones con Jorge Teillier. Santiago, Los Andes, 1993.
Paz, Octavio. El arco y la lira. México, Fondo de Cultura Económica, 2012.
Rancière, Jacques. Política de la literatura. Buenos Aires, Libros del Zorzal, 2011.
Rocha de la Torre, Alfredo. “Retorno al hogar y reconocimiento del otro en la filosofía de Martin Heidegger”. Acta fenomenológica latinoamericana, vol. III, 2009, pp. 659-72.
Rodríguez, Mario. “Hotel Nube: la aldea lárica en ruinas”. Revista Trilce, n.° 1, junio 1997, pp. 37-8.
Schopf, Federico. «Idilio y sentimiento trágico.» El Mercurio, 9 de septiembre de 2001.
Simmel, George. Roma, Florencia y Venecia. Buenos Aires, Gedisa, 2010.
Simmel, George. Filosofía del Paisaje. Madrid, Casimiro, 2013.
Teillier, Jorge. El cielo cae con las hojas. Santiago, Editorial Universitaria, 1958.
Teillier, Jorge. “Los poetas de los lares". Boletín n.° 56 de la Universidad de Chile, 1965, pp. 48-62, http://www.bibliotecanacionaldigital.gob.cl/visor/BND:69981
Teillier, Jorge. “Poemas secretos”. Anales De La Universidad De Chile, n.º 135, ene. de 1965, pp. 157-65, doi:10.5354/0717-8883.1965.22515
Teillier, Jorge. Los trenes de la noche y otros poemas. Santiago, Ediciones de la Revista Mapocho, 1964, http://www.memoriachilena.gob.cl/archivos2/pdfs/mc0014303.pdf
Teillier, Jorge. Para ángeles y gorriones. Santiago, Editorial Universitaria, 1995.
Teillier, Jorge. El árbol de la memoria. Antología poética. Editado por Niall Binns, Madrid, Huerga y Fierro Editores, 2001.
Teillier, Jorge. Poemas del país de Nunca Jamás. Crónica del forastero. Santiago, Tajamar Editores, 2003.
Teillier, Jorge. Los dominios perdidos, editado por Erwin Díaz, Santiago, Fondo de Cultura Económica, 2004.
Teillier, Jorge. “Sobre el mundo que realmente habito”. Muertes y maravillas, Santiago, Ediciones Universidad Diego Portales, 2010, pp. 11-20.
Teillier, Jorge. Hotel Nube. En el mudo corazón del bosque. 1ª ed., Santiago, Tajamar Editores, 2014.
Teillier, Jorge. Para un pueblo fantasma. Cartas para reinas de otras primaveras. El molino y la higuera. Santiago, Tajamar Editores, 2015.
Teillier, Jorge. Retorno a la Aldea. Extractos de entrevistas a Jorge Teillier, recopilado y editado por Cristian Jara, Santiago, Alquimia, 2016.
Traverso, Ana. “Las Ruinas y Jorge Teillier”. El Metropolitano, 30 de Mayo de 1999.
Traverso, Ana. “Lo lárico y la recuperación de la historia”. Estudios Filológicos, n.º 39, septiembre 2004, pp. 253-65, https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0071
Traverso, Ana. “Ni ruinas, ni idealización: la mitificación de la memoria poética”. Teillier Crítico. Santiago, Editorial Universitaria, 2014, pp. 31-44.
Vattimo Gianni. El fin de la modernidad: nihilismo y hermenéutica. Barcelona, Gedisa, 1998.
Villavicencio, Juan Carlos. “Introducción”. Jorge Teillier, Nostalgia de la tierra. Madrid, Cátedra, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis González García, Mariela Fuentes Leal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.