Babel (1921-1929): arquiteturas e modalidades de exibição da literatura. Da vida em comum à bibliografia
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2022-2633Palavras-chave:
Babel, Glusberg, revista catálogo, bibliografía, vida editorialResumo
Olhar para a dimensão composicional das publicações permite pensar as relações entre literatura e periódicos a partir do que as revistas expõem e oferecem ao olhar/lido e como o fazem. Os periódicos podem ser considerados como intermediários (Chartier) com modos específicos de exibição (Rogers). No âmbito dessas definições, proponho-me a estudar as relações entre periódicos, literatura e práticas editoriais na revista Babel, de Samuel Glusberg, publicada entre 1921 e 1929, tentando apontar dois momentos distintos que corresponderam a estratégias particulares de organização material da publicação que impactaram e moldaram a própria noção de literatura dentro da revista. Na primeira etapa, como Revista de Arte e Crítica (n.° 1 – n.° 12), articulou o que considerava práticas artísticas por meio da mediação de uma palavra crítica sobre o que circunscrevia no termo arte. No segundo período, como Revista de bibliografía (n.° 13– n.° 29), houve uma nítida mudança na arquitetura de Babel; essa mudança esteve ligada a um movimento de especialização editorial que impregnou a revista com o mesmo nome, fundada em 1922, e a aproximou da forma de catálogo.
Downloads
Referências
Revista Babel n.° 1- n.° 29. https://bit.ly/3QsHBKz
Revista La Literatura Argentina, n.º 25, septiembre de 1930. https://bit.ly/3xukMNV
Chartier, Roger. “El sentido de las formas”. Iber: revista europea de libros, n.º 1,1989, pp. 8-10.
Delgado, Verónica. “Algunas cuestiones críticas y metodológicas en relación con el estudio de revistas”. Verónica Delgado, Alejandra Mailhe y Geraldine Rogers coordinadoras. Tramas impresas: Publicaciones periódicas argentinas (XIX-XX). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Colección Estudios/Investigaciones, n.° 54, 2014, pp.11-25. https://bit.ly/3mPWQzy
Delgado, Verónica y Geraldine Rogers, compiladoras. Exposiciones en el tiempo. Revistas latinoamericanas del siglo XX. Buenos Aires, Ediciones Katatay, 2021. https://bit.ly/3NQrtkx
Delgado, Verónica. La Vida Literaria de Samuel Glusberg. La revista de un editor. La Plata, Biblioteca Orbis Tertius / CeDInCI, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, 2020. https://bit.ly/39slXWd
Delgado, Verónica y Fabio Espósito. “1920-1940: La emergencia del editor moderno”. José Luis de Diego (director), Editores y políticas editoriales en Argentina (1880-2010), Buenos Aires, 2014.
Delgado, Verónica y Geraldine Rogers, editoras. Tiempos de papel: publicaciones periódicas argentinas (XIX-XX). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Colección Estudios/Investigaciones, n.° 60, 2016. https://bit.ly/3Hv4FUQ
Delgado, Verónica. “Trabajar con publicaciones periódicas”. AAVV, Prensa periódica, géneros e historia literaria. Siglos XIX y XX, México, Institutos de Investigaciones Filológicas e Investigaciones Bibliográficas de la Universidad Nacional Autónoma de México, 2022, en prensa.
Díaz, José-Louis. “Présentation”. Revue d'histoire littéraire de la France, vol. 110, n.° 3, 2010, pp. 515 -520. https://bit.ly/3QrjQ5R
Efrom, Natalia. Índice de la revista Babel. https://bit.ly/3b4zhjV
Garone Gravier, Marina. “Los catálogos editoriales como fuentes para el estudio de la bibliografía y la historia de la edición: El caso del Fondo de Cultura Económica”. Palabra Clave, n.° 9, 2020. https://bit.ly/3HrENt0
Goldgel, Víctor. Cuando lo nuevo conquistó América. Prensa, moda y literatura en el siglo XIX. Buenos Aires, Siglo XXI, 2012.
Hamon, Phillipe. Expositions. Littérature et architecture au XIXe siècle. Paris, Corti, 1989.
Hernández, Sebastián. “Samuel Glusberg/Enrique Espinoza: revistas culturales y proyectos editoriales en Argentina (1921- 1935)”. Revista Universum, vol.2, n.° 27, II Semestre de 2012, pp. 211-221.
Kalifa, Dominique, Philippe Régnier, Marie-Ève Thérenty y Alain Vaillant, dirécteurs. La Civilisation du journal. Histoire culturelle et littéraire de la presse francaise au XIXe siècle, Paris, Nouveau Monde éditions, 2011.
Lafleur, Héctor et al. Las revistas literarias argentinas 1893-1960. Buenos Aires, Ediciones Culturales Argentinas, (1960-1968).
Louis, Annick. “Leer una revista literaria. Autoría individual, autoría colectiva en las revistas argentinas de la década de 1920”. Rose Corral, Anthony Stanton, James Valender, editores. Laboratorios de lo nuevo. Revistas literarias y culturales de México, España y el Río de La Plata en la década de 1920, México, El Colegio de México, 2018, pp. 27-53.
Martínez Martín, Jesús. “La edición artesanal y la construcción del mercado”. Jesús Martínez Martín, director. Historia de la edición en España 1836-1936. Madrid, Marcial Pons, 2001, pp. 29-72.
Mosqueda, Ana. Edición y redes epistolares. Samuel Glusberg, hombre de letras-editor en la Argentina de las primeras décadas del siglo XX (1919-1935)”, tesis de doctorado. Director: Dr. Antonio Castillo Gómez. Universidad de Alcalá de Henares, 2017.
Murillo Sandoval, Juan David. “Los catálogos de venta de las librerías argentinas: eclosión y especialización de un medio publicitario efímero, 1850-1920”. Información, Cultura y Sociedad, n.° 43, 2020, pp. 87-106. https://bit.ly/3xRo7bp
Ortega y Gasset, José. “Sobre un periódico de las letras”. La Gaceta Literaria, Año I, n.° 1, enero, 1927, p.1.
Pluet-Despatin, Jacqueline, “Une contribution à l’histoire des intellectuels: les revues”. Nicole Racine y Michel Trebitsch, directeurs, “Sociabilités intellectuelles: lieux, milieux, réseaux”, Les Cahiers de L’ IHTP, n.º 20, Paris, CNRS, marzo, 1992, pp. 125-136.
Rogers, Geraldine. “Las publicaciones periódicas como dispositivos de exposición”. Verónica Delgado y Geraldine Rogers, coordinaadoras. Revistas, archivo y exposición: Publicaciones periódicas argentinas del siglo XX. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Colectivo Crítico; n.° 5, 2019. https://bit.ly/3Hr2zp4
Rocchetti, Francesca. “Scheda e indici”. https://bit.ly/3xV8dg8
Rowohlt, Ernst. “Zeitschrift Die Lliterarische Welt”. https://bit.ly/3tEWP5o
Salto, Graciela. “Estudio preliminar”. Joaquín García Monge / Samuel Glusberg. Epistolario 1920-1958. Circulación y mercado editorial en América Latina. La Plata, Biblioteca Orbis Tertius / CeDInCI, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, 2019. https://bit.ly/3HHhXy1
Sirinelli, Jean-François. “Le hasard ou la nécessité? Una histoire en chantier: l’histoire des intellectuels”. Vintième siècle. Revue d’histoire n.° 9, janvier-mars, 1986, pp. 97-108.
Tarcus, Horacio. “BABEL, revista de arte y crítica (1921-1951)”. Revista Lote. Mensuario de Cultura, año 1, n.° 7, noviembre, 1997, pp. 6-9.
Tarcus, Horacio. “Revistas, intelectuales y formaciones culturales izquierdistas en la Argentina de los veinte”. Revista Iberoamericana, vol. LXX, n.° 208-209, julio-diciembre de 2004, pp. 749-772. https://bit.ly/3xy5Tub
Viu, Antonia. “Culturas lectoras, recortes y colaboración en las revistas culturales: Repertorio Americano y Babel”. Revista de Humanidades, n.° 35, enero-junio 2017, pp. 159-184. https://bit.ly/3mPasez
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.