Livros de viagem para a URSS de Castelnuovo, Varela, Kordon e González Tuñón (1932-1959)
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2732Palavras-chave:
literatura latino-americana, viagens, Cone Sul, URSS, Século XXResumo
A Revolução Russa fortaleceu as relações dos escritores entre países socialistas e espaços que até então não tinham contato, como por exemplo, a América Latina, gerando um novo espaço geocultural de diálogo entre eles. Esse contexto gera, para a crítica latino-americana, um interesse especial pela figura do intelectual latino-americano que projeta suas impressões em livros de viagem à União Soviética, numa viagem de ida e volta ao seu lugar de origem. Disso se deduz a análise diacrônica de quatro textos de escritores que visitaram países socialistas entre 1932 e 1959, livros de viagens publicados em Buenos Aires. Especificamente, são examinadas as seguintes obras: Yo ví…! En Rusia (Castelnuovo, 1932); Un periodista argentino en la Unión Soviética (Varela, 1950); Todos los hombres del mundo son hermanos (González Tuñón, 1954) y 600 millones y uno (Kordon, 1958).
Downloads
Referências
Alburquerque, Germán. La trinchera letrada. Intelectuales latinoamericanos y Guerra Fría. Santiago, Ariadna, 2011.
Alle, Fernanda. “El tránsito hacia la revolución. Raúl González Tuñón en la primera mitad de los años treinta”. El taco en la brea, año 4, n.º 5, 2017, pp. 10-38.
Alle, Fernanda. Una poética de la convocatoria. La literatura comunista de Raúl González Tuñón. Rosario, Beatriz Viterbo, 2019.
Benjamin, Walter. Charles Baudelaire. A lyric poet in the Era of High Capitalism. London, Verso, 1992.
Carrizo Rueda, Sofía M. “Morfología y variantes del relato de viajes”. Libros de viaje. Actas de las jornadas sobre Los libros de viaje en el mundo románico celebradas, editores Fernando Carmona Fernández y Antonia Martínez Pérez. Murcia, Universidad, 1996, pp. 119-26.
Castelnuovo, Elías. “Sus impresiones sobre la URSS”. Bandera Roja, año 1, n.° 1, 1 de abril 1932, pp. 2-3.
Castelnuovo, Elías. Memorias. Buenos Aires, Ediciones Culturales Argentinas, 1974.
Castelnuovo, Elías. “Yo ví…! En Rusia” [1932]. Hacia la revolución: viajeros argentinos de izquierda. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007, pp. 83-107.
Da Ré, Esteban Virgilio. “Las crónicas de viaje a la URSS de Elías Castelnuovo: el humor como estrategia crítica”. Anclajes, vol. XXIII, n.° 2, mayo-agosto 2019, pp. 21-38, http://dx.doi.org/https://doi.org/10.19137/anclajes-2019-2322
Delheye, Carlos. “Yo ví…! En Rusia por Elías Castelnuovo”. Actualidad, n.º 7, 1932, pp. 45-6.
Derrida, Jacques. “Back from Moscow, in the URSS”. Daimon. Revista internacional de filosofía, n.º 5, 1992, pp. 47-80.
Diego, José Luis. Editores y Políticas Editoriales en Argentina (1880-2010). Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2021.
Engels, Friedrich. La situación de la clase obrera en Inglaterra. Madrid, Akal, 2020.
González Tuñón, Raúl. Todos los hombres del mundo son hermanos. Buenos Aires, Poemas, 1954.
Kordon, Bernardo. 600 millones y uno. Buenos Aires, Leviatán, 1958.
Lejeune, Philippe. El pacto autobiográfico y otros estudios. Madrid, Megazul-Endymion, 1994.
Luque Amo, Álvaro. El diario literario: poética e historia. Berlín, Peter Lang, 2020.
Molina, Félix C. “El libro de Castelnuovo”. Ahora, n.º 1, 1932, pp. 4-5.
Molloy, Sylvia. Acto de presencia. La escritura autobiográfica en Hispanoamérica. México, Fondo de Cultura Económica, 2001.
Ortega Román, Juan José. “La descripción en el relato de viajes: los tópicos”. Revista de filología románica, n.º 4, 2006, pp. 207-32.
Petra, Adriana. “Intelectuales y política en el comunismo argentino: estructuras de participación y demandas partidarias (1945-1950)”. Anuario IEHS, n.º 27, 2012, pp. 27-56.
Petra, Adriana. Intelectuales y cultura comunista: itinerarios, problemas y debates en la Argentina de posguerra. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2017.
Ponce, Aníbal. “Visita al hombre futuro” [1935]. Hacia la revolución: viajeros argentinos de izquierda. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007, pp. 125-42.
Prado Acosta, Laura. “Obrerismo y antiguerrerismo, otros nexos entre intelectuales, artistas y partidos comunistas en el Cono Sur en la década de 1930”. Revista de Historia Social y de las Mentalidades, vol. 23, n.º 1, 2018, pp. 105-36.
Saítta, Sylvia. Hacia la revolución: viajeros argentinos de izquierda. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007.
Saítta, Sylvia. “Elías Castelnuovo, entre el espanto y la ternura”. Literatura, política y sociedad: construcciones del sentido en la Hispanoamérica contemporánea. Pittsburgh, Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 2008, pp. 99-114.
Saítta, Sylvia. “Moscú en los relatos de viajes (1917-1920)”. La ciudad y los otros miradas e imágenes urbanas en los relatos de viajeros. Buenos Aires, Nobuko, 2009, pp. 85-106.
Sánchez Zapatero, Javier. “Utopía y desengaño: análisis comparatista de los libros de viajes a la URSS”. Estudios humanísticos. Filología, n.º 30, 2008, pp. 269-84.
Sarlo, Beatriz. “Arlt: ciudad real, ciudad imaginaria, ciudad reformada”. Punto de vista, n.º 42, 1992, pp. 15-21.
Schlögel, Karl. El siglo soviético. Arqueología de un mundo perdido. Barcelona, Galaxia Gutenberg, 2021.
Tarcus, Horacio. “Estudio preliminar”. Primeros viajeros al país de los soviets. Crónicas porteñas. 1920-1934. Buenos Aires, Ministerio de Cultura del Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2017, pp. 9-22.
Tauil, Neme y Ricardo Martín. “Te diré que no es un paraíso pero marcha a pasos agigantados…”. Relatos de viajeros argentinos de izquierda sobre la Unión Soviética. XIV Jornadas, 2013, https://www.aacademica.org/000-010/184
Thenon, Jorge. “Rusia por dentro. A propósito del libro de L. Cruz Goyenola”. Orientación, 19 de junio 1946, s/p.
Varela, Alfredo. “Un periodista argentino en la Unión Soviética” [1950]. Hacia la revolución: viajeros argentinos de izquierda. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007, pp. 143-76.
Zourek, Michal. Praga y los intelectuales latinoamericanos (1947-1959). Rosario, Prohistoria, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.