Plágio e memória: a reivindicação do art forger na literatura de Georges Perec

DOI:

https://doi.org/10.19137/anclajes-2020-24311

Palavras-chave:

Georges Perec, literatura francesa, crítica literária, século XX, França

Resumo

Este artigo aborda dois romances do autor francês Georges Perec (1936-1982), onde os personagens principais são falsificadores de arte. Em O Condottiere (1957-1960), uma história fracassada de falsificação é apresentada, enquanto em Um gabinete de Amador (1979) uma família faz com que proprietários de galerias, colecionadores e museus adquiram obras falsas. A passagem de um texto para outro representa um desenvolvimento conceitual do autor, onde, além de questionar os mitos de originalidade e singularidade, Georges Perec propõe estabelecer uma relação com as obras de arte que vão da história à memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yunuen Díaz, Universidad Nacional Autónoma de México

Poeta, ensayista y critica de arte. Realizó estudios de arte en el Instituto Cultural Helénico. Becaria del programa Estímulo para Jóvenes Creadores en el área de letras del Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (2013). Premio de Literatura Joven Delfina Careaga 2014. Ha publicado los libros de ensayo: La Feria de la carne: itinerarios subversivos del cuerpo en el arte contemporáneo (Instituto Mexiquense de Cultura, 2012), Todo retrato es pornográfico (Tierra Adentro, 2015) y Sur: La verdadera historia falsa de la Documenta 14 (Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2019). Premio Bellas Artes de Crónica Literaria Carlos Montemayor 2019 (INBAL). Premio Nacional de Ensayo Joven José Vasconcelos 2015 (Tierra Adentro).
 

Referências

Barthes, Roland. Mitologías. Ciudad de México, Siglo XXI Editores, 1999.

Barthes, Roland. El susurro del lenguaje, Madrid, Ediciones Paidós, 1994.

Bataille, Georges. La Parte Maldita. Barcelona, Editorial Icaria, 1987.

Baudrillard, Jean. El sistema de los objetos. Ciudad de México, Siglo XXI, 1969.

Bellos, David. Georges Perec, una vie dans les mots. París, Seuil, 1994.

Briefel, Aviva. The deceivers: Art Forgery and identity in the Nineteenth Century. Nueva York, Cornell University Press, 2006.

Bordieu, Pierre. La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madrid, Taurus, 1998.

Borriaud, Nicolas. Postproducción. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2007.

Charney, Noah. The art of forgery. Londres, Phaidon Press, 2015.

Clark, J. Michael. “The perfect fake: creativity, forgery, art and the law”, DePaul Journal of Art, Technology & Intellectual Property Law, vol. 15, n.° 1, 2004, pp. 1-37.

Dutton, Denis (editor). The Forger’s Art, Forgery and the philosophy of Art. California, University of California, 1983.

Foucault, Michel. El sujeto y el poder. Bogotá, Carpe Diem Ediciones, 1991.

Foucault, Michel. La vida de los hombres infames. La Plata, Editorial Altamira, 1996.

Frey Bruno S. “Art Fakes- What Fakes? An economic View”. Institute for Empirical Research in Economics, University of Zurich, Working Paper No. 14, julio 1999.

Goldsmith, Kenneth. Escritura no-creativa, Gestionando el lenguaje en la era digital. Buenos Aires, Caja Negra, 2015.

Halbwachs, Maurice. La memoria colectiva. Zaragoza, Prensas Universitarias Zaragoza, 2004.

Heinich, Nathalie. L’Élite artiste. Excellence et singularité en régime démocratique. París, Gallimard, 2005.

Hitz, Rubén Ángel, Juan Cruz Pedroni, et. al. (coordinadores). Historiografía del arte, debates y perspectivas teóricas. La Plata, Editorial de la Universidad Nacional de la Plata, 2019.

Jameson, Frederic. Ensayos sobre el posmodernismo. Buenos Aires, Letra e, 1991.

Lenain, Thierry. Art Forgery: The History of a Modern Obsession. Londres, Reaktion Books, 2011.

Morin, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona, Gedisa, 1998.

Perec, Georges. El gabinete de un aficionado. 1979. Madrid, Anagrama, 1989.

Perec, Georges. En dialogue avec l’époque. Pays de la Loire, Éditions Joseph K, 2011.

Perec, Georges. El Condotiero. Madrid, Anagrama, 2013.

Perec, Georges. Le Condottière. París, Seuil, 2012.

Perec, Georges. Pensar/Clasificar. Barcelona, Gedisa, 1986.

Perec, Georges. ¿Qué pequeño ciclomotor de manillar cromado en el fondo del patio? Barcelona, Ediciones Alpha Decay, 2009.

Perec, Georges. W o el recuerdo de la infancia. Palencia, Menoscuarto ediciones, 2014

Perec, Georges. La vida instrucciones de uso. Madrid, Anagrama, 2010.

Queneau, Raymond. Ejercicios de estilo. París, Éditions Gallimard, 1947.

Roubaud, Jacques et. al. La Littérature potentielle: Créations, re-créations, récreations. París, Gallimard, 1973.

Vasari, Giorgio. Vida de los más excelentes pintores, escultores y arquitectos desde Cimabue a nuestros tiempos. Italia, Lorenzo Torrentino, 1550. Madrid, Cátedra, 2019.

Wadhera, Priya. Original Copies in Georges Perec and Andy Warhol. Leiden, Koninklijke, 2017.

Zilsel, Edgar. El genio. Génesis de un concepto. Madrid, AEN, 2008.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Díaz, Y. (2020). Plágio e memória: a reivindicação do art forger na literatura de Georges Perec. Anclajes, 24(3), 173–187. https://doi.org/10.19137/anclajes-2020-24311